Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Hélio Vieira defende atuação dos movimentos sociais



A jovem democracia brasileira não pode prescindir da ação dos movimentos sociais que prestam relevante papel na solução de alguns gargalos da sociedade. É claro que, para isso, esses movimentos não podem agir na ilegalidade e, mais ainda, precisam trabalhar junto aos setores do Judiciário para encontrar soluções pacíficas aos conflitos que se apresentam.

A opinião é do advogado Hélio Vieira da Costa a propósito do seminário que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil está realizando em Brasília, nesta terça e quarta-feira, sobre a Criminalização da Pobreza, das Lutas e das Organizações dos Trabalhadores. Muito próximo dos movimentos sociais em Rondônia, com forte atuação na advocacia sindical, Hélio Vieira elogiou a iniciativa do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, de abrir o debate sobre esse tema que é tão escamoteado no Brasil.

Com o advento da Constituição de 1988, lembra o presidente da OAB Rondônia, abriu-se espaço para o reconhecimento ao trabalho dos movimentos sociais e organização dos trabalhadores, como a própria legalização dos sindicatos. No entanto, observa Hélio Vieira, o que se vê ainda hoje é o desequilíbrio nas decisões do Estado contra esses movimentos.

Ao fazer uma projeção de sua atuação pós-presidência da OAB Rondônia, Hélio Vieira afirma que pensa em aglutinar forças para atuar no fortalecimento e na defesa desses movimentos. "Penso que se orientarmos melhor as pessoas que lideram esses movimentos eles podem prestar relevantes serviços ao desenvolvimento do Brasil com justiça social", acredita Hélio Vieira.

Fonte: Carlos Araújo – MTb 162-RO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)