Terça-feira, 21 de outubro de 2008 - 17h47
A jovem democracia brasileira não pode prescindir da ação dos movimentos sociais que prestam relevante papel na solução de alguns gargalos da sociedade. É claro que, para isso, esses movimentos não podem agir na ilegalidade e, mais ainda, precisam trabalhar junto aos setores do Judiciário para encontrar soluções pacíficas aos conflitos que se apresentam.
A opinião é do advogado Hélio Vieira da Costa a propósito do seminário que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil está realizando em Brasília, nesta terça e quarta-feira, sobre a Criminalização da Pobreza, das Lutas e das Organizações dos Trabalhadores. Muito próximo dos movimentos sociais em Rondônia, com forte atuação na advocacia sindical, Hélio Vieira elogiou a iniciativa do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, de abrir o debate sobre esse tema que é tão escamoteado no Brasil.
Com o advento da Constituição de 1988, lembra o presidente da OAB Rondônia, abriu-se espaço para o reconhecimento ao trabalho dos movimentos sociais e organização dos trabalhadores, como a própria legalização dos sindicatos. No entanto, observa Hélio Vieira, o que se vê ainda hoje é o desequilíbrio nas decisões do Estado contra esses movimentos.
Ao fazer uma projeção de sua atuação pós-presidência da OAB Rondônia, Hélio Vieira afirma que pensa em aglutinar forças para atuar no fortalecimento e na defesa desses movimentos. "Penso que se orientarmos melhor as pessoas que lideram esses movimentos eles podem prestar relevantes serviços ao desenvolvimento do Brasil com justiça social", acredita Hélio Vieira.
Fonte: Carlos Araújo MTb 162-RO
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026
Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos
O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho
O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)