Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Hélio Vieira defende atuação dos movimentos sociais



A jovem democracia brasileira não pode prescindir da ação dos movimentos sociais que prestam relevante papel na solução de alguns gargalos da sociedade. É claro que, para isso, esses movimentos não podem agir na ilegalidade e, mais ainda, precisam trabalhar junto aos setores do Judiciário para encontrar soluções pacíficas aos conflitos que se apresentam.

A opinião é do advogado Hélio Vieira da Costa a propósito do seminário que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil está realizando em Brasília, nesta terça e quarta-feira, sobre a Criminalização da Pobreza, das Lutas e das Organizações dos Trabalhadores. Muito próximo dos movimentos sociais em Rondônia, com forte atuação na advocacia sindical, Hélio Vieira elogiou a iniciativa do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, de abrir o debate sobre esse tema que é tão escamoteado no Brasil.

Com o advento da Constituição de 1988, lembra o presidente da OAB Rondônia, abriu-se espaço para o reconhecimento ao trabalho dos movimentos sociais e organização dos trabalhadores, como a própria legalização dos sindicatos. No entanto, observa Hélio Vieira, o que se vê ainda hoje é o desequilíbrio nas decisões do Estado contra esses movimentos.

Ao fazer uma projeção de sua atuação pós-presidência da OAB Rondônia, Hélio Vieira afirma que pensa em aglutinar forças para atuar no fortalecimento e na defesa desses movimentos. "Penso que se orientarmos melhor as pessoas que lideram esses movimentos eles podem prestar relevantes serviços ao desenvolvimento do Brasil com justiça social", acredita Hélio Vieira.

Fonte: Carlos Araújo – MTb 162-RO
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)