Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Hélio Vieira classifica como sandice idéia de acabar com exame de ordem



O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira, condenou, nesta terça-feira, em Vilhena, a possibilidade da Comissão de Constituição e Justiça do Senado votar o fim da exigência do Exame da OAB para o exercício da advocacia. "O exame de ordem é um importante instrumento de avaliação da capacidade dos advogados colocados à disposição da sociedade. Somente quem não tem compromisso com a defesa da cidadania pode propor essa sandice", disse advogado, durante contato com acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Vilhena, no extremo Sul de Rondônia.

Hélio Vieira acentua que enquanto outras categorias profissionais lutam pela instituição de um instrumento como o exame de ordem, para aferir as habilidades dos profissionais que serão oferecidos ao mercado de trabalho, alguns políticos, movidos por lobbyes obscuros, tentam atrapalhar uma das mais nobres profissões, que é a advocacia. "Vejo o exame de ordem também como um bom instrumento para aferir a qualidade do ensino jurídico no Brasil. Tanto o é, que o próprio Ministério da Educação o tem como referência na hora de avaliar e classificar as faculdades que ensinam de verdade, separando-as daqueles que cometem o estelionato educacional", acrescenta o presidente da OAB Rondônia.

As provas do exame de ordem, segundo Hélio, vêm demonstrando que ela é importante para avaliar a capacidade do bacharel em direito. "Conheço muitos advogados que não passaram na primeira nem na segunda vez que fizeram a prova e, depois de aprovados, reconheceram que o melhor para eles foi estudar mais até adquirir as condições para ser aprovados", lembrou Hélio Vieira, advertindo para a falta de controle sobre a qualidade profissional dos advogados que pode advir, caso essa medida seja aprovada em definitivo.

"Comungo do mesmo pensamento do presidente nacional da OAB, doutor Cezar Britto, de que a extinção do exame em nada contribuiu para a cidadania", afirmou o presidente da OAB Rondônia. Ele lembra ainda que em sua gestão tem feito várias reuniões com os diretores das faculdades que tem curso de direito para cobrar soluções à melhoria da qualidade do ensino jurídico.

Fonte: Ascom / OAB-RO

Mais Sobre Política

Deputado Cirone Deiró destaca compromisso do governador Marcos Rocha com desenvolvimento dos municípios

Deputado Cirone Deiró destaca compromisso do governador Marcos Rocha com desenvolvimento dos municípios

Durante visita do governador Marcos Rocha aos municípios de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Cacoal, no último final de semana, o deputado Cirone D

Deputado Follador denuncia inércia do Governo e possível cartelização dos frigoríficos

Deputado Follador denuncia inércia do Governo e possível cartelização dos frigoríficos

O deputado Adelino Follador (DEM) criticou a inércia do Governo Estadual, que mesmo diante do prejuízo dos pecuaristas e da própria economia do Esta

Projetos de deputados estaduais que protegem consumidores de energia foram transformados em Leis em 2019

Projetos de deputados estaduais que protegem consumidores de energia foram transformados em Leis em 2019

Durante o ano passado, os deputados estaduais rondonienses começaram a colocar fim aos abusos praticados pela atual concessionária de energia elétri

As eleições de outubro

As eleições de outubro

Sete meses e quinze dias nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e um vereadores.