Quarta-feira, 24 de setembro de 2008 - 10h30
O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira, condenou, nesta terça-feira, em Vilhena, a possibilidade da Comissão de Constituição e Justiça do Senado votar o fim da exigência do Exame da OAB para o exercício da advocacia. "O exame de ordem é um importante instrumento de avaliação da capacidade dos advogados colocados à disposição da sociedade. Somente quem não tem compromisso com a defesa da cidadania pode propor essa sandice", disse advogado, durante contato com acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Vilhena, no extremo Sul de Rondônia.
Hélio Vieira acentua que enquanto outras categorias profissionais lutam pela instituição de um instrumento como o exame de ordem, para aferir as habilidades dos profissionais que serão oferecidos ao mercado de trabalho, alguns políticos, movidos por lobbyes obscuros, tentam atrapalhar uma das mais nobres profissões, que é a advocacia. "Vejo o exame de ordem também como um bom instrumento para aferir a qualidade do ensino jurídico no Brasil. Tanto o é, que o próprio Ministério da Educação o tem como referência na hora de avaliar e classificar as faculdades que ensinam de verdade, separando-as daqueles que cometem o estelionato educacional", acrescenta o presidente da OAB Rondônia.
As provas do exame de ordem, segundo Hélio, vêm demonstrando que ela é importante para avaliar a capacidade do bacharel em direito. "Conheço muitos advogados que não passaram na primeira nem na segunda vez que fizeram a prova e, depois de aprovados, reconheceram que o melhor para eles foi estudar mais até adquirir as condições para ser aprovados", lembrou Hélio Vieira, advertindo para a falta de controle sobre a qualidade profissional dos advogados que pode advir, caso essa medida seja aprovada em definitivo.
"Comungo do mesmo pensamento do presidente nacional da OAB, doutor Cezar Britto, de que a extinção do exame em nada contribuiu para a cidadania", afirmou o presidente da OAB Rondônia. Ele lembra ainda que em sua gestão tem feito várias reuniões com os diretores das faculdades que tem curso de direito para cobrar soluções à melhoria da qualidade do ensino jurídico.
Fonte: Ascom / OAB-RO
Corrida da Democracia impulsiona doações de mais de 2 mil cestas básicas em Porto Velho
Começaram nesta quinta-feira (16) as entregas dos kits aos participantes inscritos na 3ª Corrida da Democracia, promovida pela Assembleia Legislat
Eyder Brasil homenageia cerca de 400 jornalistas com voto de louvor
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) concederá voto de louvor a aproximadamente 400 jornalistas e servidores da imprensa rondoniense, em reconhecim
Deputado Alex Redano anuncia Projeto Levando Saúde para Porto Velho e Vale do Jamari
O deputado e presidente da Assembleia Legislativa do estado de Rondônia (Alero), Alex Redano (Republicanos), reúne a imprensa na próxima quinta-fe
Alero aprova PL que libera R$12,5 milhões para programas essenciais da educação estadual
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária, o Projeto de Lei (PL) 961/25 , de autoria do Poder Executivo, que autori