Quinta-feira, 6 de novembro de 2008 - 14h24
A maternidade do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) registrou, nesta semana, um caso raro de nascimento de trigêmeos. O parto aconteceu no Centro Obstétrico da unidade. Os bebes, duas meninas e um menino, nasceram na 33ª semana de gestação. Após o parto, realizado na última quarta-feira (05), as crianças foram transferidas para o berçário de UTIs neo-natais do hospital. O último caso registrado de parto de trigêmeos no HB aconteceu em 2003.
A gestação de trigêmeos é rara e considerada um atendimento de alta complexidade. Para realizar esse serviço é necessária uma estrutura física e humana de qualidade. Os recém-nascidos estão sendo assistidos por uma equipe qualificada, elas estão estabilizadas e apresentam um bom quadro clínico. A mãe, de 21 anos, vinda do município de Jarú também passa bem, destacou Amado Rahhal, diretor geral do HB.
A gravidez de trigêmeos, quando não relacionada à fertilização assistida é um fato raro. A incidência da gestação natural de trigêmeos, sem inseminação artificial, é uma para cada 9.000 nascimentos. O HB realiza, em média, 3.000 partos por ano. O último caso registrado de parto de trigêmeos no hospital aconteceu em 2003. Desde então a unidade realizou aproximadamente 19.000 partos.
Dois novos aparelhos de ultra-som - A gravidez foi acompanhada pelo HB desde as primeiras semanas de gestação, a mãe realizou todo o pré-natal e exames necessários, através do nosso serviço materno infantil. Esse trabalho, que funciona em um centro especifico de atendimento, oferece para mães e recém-nascidos salas de vacina, testes de orelhinha e pezinho, consultas especializadas, banco de leite e leitos de UTIs, explicou Amado Rahhal.
O centro de atendimento a gravidez de alto risco do HB oferece 14 leitos de UTIs neo-natais e 08 pediátricos. O local, conta ainda com 52 leitos ambulatoriais para gestantes e recém-nascidos. A administração Ivo Cassol está investindo com responsabilidade no setor, nos próximos dias, entra em funcionamento dois novos aparelhos de ultra-som. Um será instalado no Centro Obstétrico do HB e outro na Policlínica Oswaldo Cruz. Os equipamentos serão usados exclusivamente no atendimento a gestações de alto risco, completou o diretor do HB.
Fonte: Decom
Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste
A cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, acaba de ser palco da primeira pesquisa de intenção de voto conduzida pela Data Continental, focando n
Com a proposta de reforçar o papel das instituições de ensino como espaço estratégico para a promoção de direitos e proteção integral da infância e
Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB
Com atuação firme na saúde pública, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) segue investindo em Rondônia com emendas e projetos que fortal
O Parlamento Amazônico realizou nesta quarta-feira (12), em Boa Vista, Roraima, a 2ª Reunião do Colegiado de Deputados e Deputadas da Amazônia Leg