Quinta-feira, 3 de maio de 2012 - 18h11
A produção de dados para a elaboração de políticas públicas direcionadas à proteção dos igarapés de Porto Velho e à prevenção de alagações é o principal objetivo do Grupo de Trabalho (GT), integrado pela prefeitura da capital, pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). No GT o município é representado pelas secretarias de Planejamento e Gestão (Sempla) e de Projetos e Obras Especiais (Sempre). A criação do GT foi anunciada em uma reunião no Ministério Público Estadual.
Para a secretária adjunta da Sempre, Silvana Cavol, ter em mãos esse diagnóstico é importante para que o município possa trabalhar de forma mais eficiente as obras de combate às enchentes e alagações, que ainda ocorrem em algumas áreas da cidade. “Com essas informações vamos poder adequar os nossos projetos, e até o Plano Diretor, se for o caso, para podermos trabalhar as ações preventivas de forma mais efetiva e eficiente”, disse.
No entanto a secretária adjunta da Sempre adiantou que o grande problema enfrentado hoje, em Porto Velho, é a ocupação das áreas de inundações, principalmente às margens dos canais que cortam a cidade. A saída é a remoção das famílias para que essas áreas sejam urbanizadas.
Como medida de prevenção, a prefeitura já realiza um trabalho de monitoramento dos canais que possibilitou a realização de um estudo sobre os igarapés Grande e Santa Bárbara, que verificou os níveis de risco (baixo, médio e alto) nesses locais. Os dados foram coletados a partir da instalação de pluviômetros (equipamentos utilizados para medir o volume das chuvas) e também por meio do trabalho de campo dos estagiários do curso de engenharia civil da Unir e Faro. Essas informações são coletadas pelo Sipam e o monitoramento das bacias está sob a responsabilidade da Defesa Civil Municipal.
Por meio do projeto, foram instaladas cinco estações pluviométricas, nas bacias do Santa Bárbara e Igarapé Grande, igarapé do Tancredo Neves, da Penal, Canal dos Tanques e Caladinho. As estações estão alojadas na escola Guadalupe (Bacia da Penal), Joaquim Vicente Rondon (Bacia Grande) Sesi, Colégio Tiradentes e escola Marcelo Cândia.
O diagnóstico e mapeamento de riscos na bacia do Igarapé Grande, trabalho executado por estudantes da Unir sob supervisão da professora Eloisa Della Justina, foi apresentado na reunião ocorrida no MP. O estudo constata que a maior bacia urbana da capital tem seu leito invadido por moradias e foram registrados desmoronamentos em diversos pontos, como nas ruas Três e Meio, Cingapura e Pinheiro. Na próxima etapa será feito o zoneamento que apontará as áreas que alagam e sujeitas a desmoronamento ao longo do córrego. O estudo também será feito nos demais igarapés da cidade.
Na reunião, o Sipam também apresentou o primeiro estudo feito em cima dos dados coletados pelas estações pluviométricas, que registram o volume nesses locais. Nesse primeiro momento, foi dado enfoque à distribuição espacial de alguns eventos de chuva (com acumulados acima de 100 milímetros), como o ocorrido no último Natal. Os resultados mostraram grande variabilidade entre a quantidade de chuva nas diferentes zonas da cidade, mas não puderam comprovar, ainda, onde a incidência de chuva é maior.
No encontro, o representante do Sipam, José Carvalho, chefe da Divisão de Meteorologia do órgão, adiantou que essa análise não pode ser feita porque o estudo abrangeu o período dos últimos três meses, o que é insuficiente para se ter um padrão de distribuição espacial de precipitação pluviométrica. Mas que esse diagnóstico será conhecido com a continuidade do monitoramento.
Fonte: Joel Elias
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta