Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Grupo de Monitoramento da Crise é oficialmente criado em reunião na FIERO


  

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) realizou na tarde desta última terça-feira (14), no Salão de Convenções da Casa da Indústria de Porto Velho uma reunião para oficializar a criação do Grupo de Monitoramento da Crise (GMC), que tem como objetivo a discussão sobre assuntos econômicos de interesse da sociedade rondoniense. A idéia foi uma sugestão do vice-governador João Cahúla, que diante da crise mundial, propôs em recente visita à Federação, um amplo debate sobre o assunto com os empresários do Estado. A reunião foi composta por entidades públicas e privadas. Representantes da classe empresarial, agentes financeiros e secretários da área econômica do governo do Estado, puderam apresentar suas opiniões e indicadores sobre o assunto.

Em seu pronunciamento de abertura, o presidente da Federação Denis Baú destacou a importância da criação do grupo. Para ele, as Federações e Organizações devem acompanhar a evolução da crise mundial, assim como os reflexos que ela pode causar para o Estado de Rondônia. "Alguns Estados criaram esse grupo com o nome de Conselho de Combate a Crise, mas acredito que o monitoramento dela seria o ideal, porque Rondônia está passando por uma situação ímpar devido aos grandes investimentos" ressaltou o presidente.

Baú explicou ainda que com o monitoramento será possível avaliar e aplicar medidas de prevenção. Para ele, a reunião alcançou os objetivos. "Com a adesão dos participantes poderemos dar encaminhamento ao processo. Queremos cada vez mais fortalecer o grupo, que irá através dos indicadores apresentados, estabelecer estratégias para que a crise afete o menos possível o nosso Estado. Faremos o acompanhamento, e se necessário, algumas  intervenções para que os nossos trabalhadores e empresários sofram o menor impacto possível" afirmou o presidente da FIERO.

O Secretário Estadual de Finanças José Genaro revelou que apesar da crise atualmente não afetar diretamente Rondônia, está preocupado com relação a decisões que estão sendo tomadas a nível de Estado. Segundo ele, os empresários devem buscar estratégias para evitar prejuízos "A gente aprende em momento de crise. É importante fazermos uma análise da economia em geral. Para isso, devemos manter o grupo até mesmo para trazer informações de fora".

Participaram também da reunião o superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Gilberto Baptista, o superintendente do IEL Nazareno Barbosa, o superintendente do SENAI Vivaldo Matos, Liduíno Cunha (Serviço Compartilhado da FIERO) o Antônio Guedes (Assessor de Planejamento FIERO), Ivanilda Frazão (IEL/CIN), Deuzivânio Santos e Valdeci Machado (Pool de Empresa), Edson Filho e Edson Lemos (Banco do Brasil), Silvio Persivo e Rubens do Nascimento (Fecomércio), Wilson Evaristo (Banco da Amazônia), James Lima (Caixa Econômica), Osvino Juraszek (Sebrae), Aníbal Neto (SEDES), o Deputado Estadual Valter Araújo e Cletho de Brito (SEDAM).

Segundo a programação, a próxima reunião do Grupo de Monitoramento da Crise deverá acontecer no dia 22 de maio, na sede da Federação do Comércio.

Fonte: Renata Vannier

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)