Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GREVE NO INCRA


Os servidores do INCRA estão em greve porque desejam que o Governo adote medidas efetivas para promover a justiça no campo, com o assentamento dos trabalhadores rurais sem terra, através de uma reforma agrária verdadeira e de qualidade, de acordo com o II Plano Nacional de Reforma Agrária - PNRA.

Estes servidores amargam perdas salariais há 12 anos - oito anos do governo Fernando Henrique e quatro do governo Lula, que mesmo tendo assinado três termos de acordo de Implantação de Planos de Carreira, nos anos de 2004, 2005 e 2006, não cumpriu nenhum. O problema é tão grave que o salário base dos servidores é complementado para atingir o salário mínimo, ou seja, o vencimento básico não atinge R$ 380,00.

Pauta de Reivindicações dos Servidores do INCRA em Greve:

Reestruturação de Carreira Já: Recomposição salarial; Incorporação das gratificações ao vencimento base; paridade entre ativos e inativos; criação de avaliação institucional e gratificações específicas por formação; Realização de novos concursos para recomposição da força de trabalho.

Reforma Agrária Já: Atualização do índice de produtividade da terra; revisão da legislação que regulamenta a reforma agrária, com a mudança das normas que privilegiam os grileiros e penalizam os trabalhadores rurais, à exemplo da Medida Provisória que proíbe o INCRA de vistoriar áreas ocupadas pelos trabalhadores rurais sem terra.

Retirada do PLP 01: Projeto de lei que limita os gastos públicos a 1,5 %, mais a inflação do ano, impedindo qualquer possibilidade de correção das defasagens salariais e contratação de pessoal para o Serviço Público Federal.

Em Porto Velho, 70 % dos servidores estão em greve, mobilizados para a solução dos problemas da categoria e de toda a sociedade, como a promoção da Reforma Agrária e o ordenamento da estrutura fundiária no Brasil. No entanto, o governo tem se mostrado intransigente fechando todas as portas de negociação.

Fortalecimento do Incra:

·        O Incra é essencial para conduzir a Reforma Agrária e o ordenamento da estrutura fundiária do Brasil, no entanto, há um déficit de aproximadamente cinco mil servidores na autarquia. 

·        O quadro atual de beneficiários da instituição é da ordem de 800 mil famílias assentadas em mais de seis mil projetos no país.

·        Há, no Brasil, uma demanda potencial de cinco milhões de trabalhadores rurais e 200 mil famílias acampadas em condições subumanas que necessitam de ação de governo.

Fonte: ASSINCRA

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)