Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Greve na educação ganha força e atinge 80% em todo o Estado



A greve dos trabalhadores em educação, iniciada quinta-feira dia 11/03, já atinge praticamente todas as escolas estaduais. Levantamento feito pelo Sintero nesta segunda-feira demonstrou que 80% dos profissionais aderiram ao movimento por estarem insatisfeitos com os salários e revoltados com a postura do governo, de ameaçar, em vez de negociar.

Muitas escolas estão fechadas enquanto algumas funcionam parcialmente contando com os trabalhos de professores emergenciais e de alguns profissionais em estágio probatório. Esses profissionais são os que mais sofrem com as pressões e as ameaças do governo.

Em assembléia da categoria foi analisado e discutido o anúncio do governo, de 4,5% de aumento para os servidores e abono de R$ 200,00 para alguns professores. Essa atitude do governo foi considerada discriminatória, pois, além de muito distante das perdas salariais, beneficia apenas parte da categoria, deixando de fora parte dos professores e os técnicos (merendeiras, zeladoras, vigias e pessoal da secretaria).

Ainda na sexta-feira a direção do Sintero encaminhou de forma oficial uma contraproposta, de aumentar o a gratificação para R$ 400,00 e estender a todos os trabalhadores em educação. O sindicato aguarda uma resposta oficial do governo dobre a contraproposta.

O Sintero já provou que o Estado tem recursos e condições técnicas de repor as perdas salariais dos trabalhadores em educação, pois, além dos constantes aumentos da arrecadação, possui margem na folha de pagamento para reajustar os salários. Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o governo pode comprometer até 49% das receitas com folha de pagamento. Hoje o Estado de Rondônia compromete pouco mais de 30%.

“O discurso de que o Estado não tem recursos já não convence mais. Se o Estado não tivesse recursos não aumentaria os cargos comissionados e não teria aumentado os salários dos secretários e dos maiores contracheques do governo”, disse Claudir Mata, presidente do Sintero.

O movimento grevista será intensificado nesta semana, pois os trabalhadores que ainda não pararam já demonstraram disposição para reforçar a luta, pois estão vendo os seus salários cada vez mais defasados.

Nesta segunda-feira os trabalhadores em educação fizeram um protesto em frente à Assembléia Legislativa com a finalidade de pedir o apoio dos deputados estaduais nas negociações.

Caravanas de todos os Municípios deverão aportar na Capital onde se concentrará a maioria dos protestos. As mobilizações continuarão no interior, com comandos de greve descentralizados para a realização de protestos nos Municípios. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)