Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GREVE GERAL: Bancários páram em todo o Brasil a partir da zero hora de 4ª feira


 
Assim como vem sendo projetado há alguns dias, por conta da negativa insistente que vem sendo imposta pelos representantes dos bancos, os trabalhadores bancários de todo o país deverão, a partir da zero hora de quarta-feira (29/9), parar suas atividades por tempo indeterminado.

Com isso, todos os serviços bancários executados dentro das agências deverão ser suspensos e, de acordo com a lei de greve, somente serviços essenciais – que no caso dos bancários são as atividades com documentos de compensação – serão efetuados durante a paralisação. Ou seja, quem quiser fazer o depósito de algum valor para sacar ainda neste período deve fazer até as 14 horas desta terça-feira.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Rondônia, Cleiton dos Santos, a greve é iminente e deverá durar até que os donos de bancos recuem com sua intransigência e aceitem as reivindicações propostas pelo Comando Nacional dos Bancários, que é de reajuste de 11% nos salários, PLR (Participação de Lucros e Resultados, de três salários mais R$ 4 mil, vale-refeição, alimentação e 13ª cesta-alimentação no valor de um salário mínimo (R$ 510), além do fim das metas abusivas, do assédio moral, das demissões injustificadas e pela contratação de mais funcionários.

“E estas são apenas algumas das reivindicações da Campanha Salarial deste ano. Buscamos o entendimento há um longo tempo, mas a Fenaban insiste em repudiar nossos índices e propostas”, avaliou o sindicalista.

Em entrevista a uma rádio da Capital, Cleiton explicou à população que a greve é a única maneira que a categoria possui de pressionar os bancos – que só no primeiro semestre lucraram o dobro do mesmo período do ano passado – a atender as reivindicações dos trabalhadores que, por sua vez, continuam sendo perseguidos e explorados pelos bancos que só enriquecem cada vez mais.

“Pedimos à população que tenha paciência, pois estamos lutando, principalmente, pela contratação de mais funcionários, o que representa a melhoria no atendimento para os usuários e clientes, com a diminuição das filas e do tempo de atendimento, bem como a ampliação da segurança para os trabalhadores e população que utiliza os bancos”, detalhou.

FONTE: RONDINELI GONZALEZ /  SEEB/RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)