Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Greve dos Professores – Nota Pública do PSOL


  
A Executiva Estadual do Partido Socialismo e Liberdade/RO vem a público denunciar e repudiar o completo estado de servidão e cumplicidade de parte dos Deputados Estaduais em relação ao Governador Ivo Narciso Cassol. A cada dia que passa fica mais evidente a total falta de compromisso e representatividade dos Deputados com o povo que os elegeu. 

A omissão do Poder Legislativo em relação a Greve dos Professores é de extrema gravidade, dada a importância que tem a Educação Escolar na formação da juventude rondoniense. Omitiram-se os Deputados pelo fato de nem sequer tentarem mostrar ao Governador a importância de dialogar com os Professores. 

E fizeram pior ainda, ao aprovarem o reajuste salarial do funcionalismo público, o que inclui também os Educadores, em irrisórios 4,5%, condenam o futuro estudantil e profissional dos estudantes que necessitam da Escola Pública. É que não se consegue uma Educação Escolar de qualidade, que os novos tempos requerem dos trabalhadores, a partir de Professores mal pagos, desvalorizados, frustrados em suas carreiras de Educadores e que mal conseguem sustentar suas próprias famílias, consequência de sete anos de perdas salariais. 

A mando do Governador, aprovando o “aumento” de 4,5%, os Deputados tentam fragilizar e esvaziar o movimento grevista e, o que é pior, se isso ocorrer, condenam milhares de jovens ao empobrecimento moral, intelectual e a baixos salários, o que só tem serventia para o capitalismo selvagem, ao capitalista sedento de lucros, pois a este não importa que o preço de seu sucesso seja obtido às custas de sacrificar o bem estar alheio. 

No entanto, dos trabalhadores, pais e mães dos alunos, e mesmo de muitos alunos que trabalham, nas compras de todo dia e no final do mês o Governo arrecada seus impostos, que não retornam sob a forma de bons serviços públicos, nem na educação, nem na saúde, nem na segurança. 

Por tudo isso o PSOL apóia a greve e exige a imediata abertura de diálogo de parte do Governador com os Professores e faz um veemente alerta ao Conselho Estadual de Educação, quanto a possibilidade, perdurando o descaso do Governador com a Educação Escolar dos filhos do trabalhador rondoniense, da ocorrência futura de graves e irreparáveis prejuízos à formação intelectual desses jovens alunos, base para o sucesso profissional de cada um deles, base de uma sociedade melhor para todos, mais justa e fraterna.

Fonte: Márcio Martins

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)