Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo vence recurso e a estrada parque está garantida


 

Gente de Opinião

O período de enchente histórica do rio Madeira, que atingiu 19,75 metros e desabrigou milhares de pessoas, afetou a população de Guajará-Mirim e Nova Mamoré que ficaram praticamente isoladas, pois na BR-425, na travessia do rio Araras, a ponte sobre o rio ficou submersa, deixando o município isolado por meio terrestre.

Com esta situação emergencial, foi cogitada a reabertura da BR-421. No entanto, em um trecho de 11,5 km entre Jacinópolis e Nova Dimensão, que passa no Parque de Guajará-Mirim, há uma Ação Civil Pública desde 1995 que tramita na Justiça Federal, proibindo a estrada neste parque. Em 2003 houve uma decisão proibindo que a BR 421 cruze a estrada parque.

Devido ao agravamento da situação e o rio subindo cada vez mais, o governador Confúcio Moura, enviou projeto de Lei à Assembleia Legislativa, solicitando a abertura da estrada parque (Lei 3.317 de 27/02/2014).

Mas o Ministério Público Federal (MPF) entrou com Ação Cautelar Inominada, tendo o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) deferido em caráter de plantão, que o estado se abstivesse de abrir a estrada parque, baseado na decisão de 2003.

Naquele momento, o Estado, através da Procuradoria Geral, entrou com agravo regimental contra a decisão do presidente do TRF, Mario Cesar Ribeiro, tendo o desembargador Kassio Nunes Marques, acatado o recurso interposto. “Com isso ele revogou a decisão concessiva de liminar”, informou o o procurador geral do estado, Juraci Jorge da Silva.

Trecho do despacho do desembargador kassio: “ sem embargo do que fora dito, não consigo vislumbrar malefícios em permitir o prolongamento em caráter emergencial e provisório da RO-420 por 11,5km por dentro do Parque de Guajará-Mirim, com o escopo de salvaguardar o acesso às comunidades ilhadas nos municípios circunvizinhos em decorrência da elevação extraordinária e cediça do nível das águas do rio Madeira, que possam se projetar sobre os benefícios que se proporcionará aos munícipes destas urbes com o acesso a alimentos, medicamentos e assistência social, cujas vidas são o maior patrimônio a ser preservado no atual sistema de proteção ambiental brasileiro

Segundo o procurador geral, a decisão se deu devido a ação do estado ter sido calcada na abertura da estrada parque que é a RO-420. A liminar de não abertura se refere à BR-421, que “atinge um trecho maior do parque e a 420 é somente os 11,5 km”.

Após esta decisão revogando a liminar, explicou Juraci, o MPF entrou com agravo regimental em cima da decisão da câmara colegiada, que provocou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que forçasse a colocação do recurso em pauta. Com a entrada em votação, “a PGE conseguiu subsidiar os desembargadores com farto material com fotos e relatórios, explicando a questão”.

Os desembargadores da 6ª câmara acabaram julgando improcedente a liminar que proibia o estado em realizar a obra. Com isso, ratificou a decisão na concessão de abertura da estrada parque. Segundo o procurador geral, o relator geral elogiou o trabalho do estado que embasou o trabalho dos desembargadores, devido o farto material comprobatório, que “deu elementos robustos para a decisão do órgão colegiado”.

Pós Enchente

Após passado o período da enchente, que segundo o procurador deverá ser no mês de junho, o estado deverá por em prática e regularizar a Lei que criou o parque, onde nela constam as regras para manutenção e preservação do parque. “Há um estudo da Sedam que será entregue em breve para que se cumpra os objetivos de trafegabilidade da estrada”.

 


Fonte
Texto: Texto: Geovani Berno
Fotos: Marcos Freire
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)