Quarta-feira, 25 de julho de 2007 - 17h05
Dando continuidades às negociações após o acordo que pôs fim ao bloqueio da BR-364, no distrito de Jaci-Paraná, sentido Acre, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Joarez Jardim, recebeu no Palácio Presidente Vargas, por determinação do governador Ivo Cassol, uma comitiva de agricultores que residem no entorno da Reserva Extrativista Jaci-Paraná, Terra Indígena Karipuna, Parque Ecológico Guajará-Mirim e Floresta Nacional do Bom Futuro, atingidos por uma liminar federal que impede que o Estado realize benfeitorias na área. O deputado estadual Maurão de Carvalho e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Valdir Harnatidk, também participaram do encontro.
"O Governo está sensível aos problemas enfrentados por àquelas comunidades, que o Incra assentou, demarcou as áreas, mas nunca entregou a posse definitiva das terras, o que geram muitos transtornos e prejuízos a todos, especialmente após a liminar federal, ainda em vigor, proibindo que qualquer órgão público realize benfeitorias na área", explicou Joarez.
A principal reivindicação dos agricultores é a abertura da estrada interligando a BR-421 com a Linha D, num trecho de aproximadamente 10 quilômetros, ligando Jacinopólis, Nova Dimensão, entre outras localidades, ao município de Nova Mamoré. "A estrada passa por dentro do Parque Estadual Guajará-Mirim e com a liminar está proibido o tráfego de veículos, inclusive ambulâncias e ônibus. Isso tem impedido as crianças de estudar e gerado desespero nas famílias quando alguém adoece, porque precisa dar uma volta muito grande pra poder chegar ao atendimento médico", explicou Crispin Domingues, um dos agricultores que trabalha na região há aproximadamente cinco anos.
Os produtores asseguram que são parceiros do Governo na vigilância do Parque e das áreas de preservação e que estão ali colocados pelo Incra, que após o assentamento das famílias, não teria mais dado apoio para a sua subsistência, segundo declarações dos agricultores, que fizeram questão de destacar o apoio recebido pelo Governo do Estado. "Tudo o que o governador Ivo Cassol se comprometeu conosco ele cumpriu, dentro das possibilidades do Estado e da legalidade das ações", observou Crispin.
Jardim informou que o Governo é parceiro na luta dos agricultores e vai se mobilizar junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, para junto à Justiça Federal buscar uma alternativa que minimize o sofrimento dos trabalhadores.
"Não somos milícia" Os agricultores também rebateram as denúncias publicadas em veículos de comunicação do Estado de que 'milícias' estariam agindo na região e teriam estimulado e coordenado o movimento que culminou com o fechamento da BR. "Nada do que foi dito é verdade, somos trabalhadores rurais, assentados pelo Incra e que até agora aguardamos o título de posse definitivo. Não somos revolucionários, guerrilheiros nem bandidos. Somos pais de família lutando por um pedaço de terra pra plantar e viver com dignidade", enfatizou o agricultor Eliseu Soares.
Fonte: Decom
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste
A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

A aprovação por unanimidade, no Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria integral e paritária aos agentes comunitários de saúde (ACS) e
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)