Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo se mobiliza buscando saída para produtores rurais


Dando continuidades às negociações após o acordo que pôs fim ao bloqueio da BR-364, no distrito de Jaci-Paraná, sentido Acre, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Joarez Jardim, recebeu no Palácio Presidente Vargas, por determinação do governador Ivo Cassol, uma comitiva de agricultores que residem no entorno da Reserva Extrativista Jaci-Paraná, Terra Indígena Karipuna, Parque Ecológico Guajará-Mirim e Floresta Nacional do Bom Futuro, atingidos por uma liminar federal que impede que o Estado realize benfeitorias na área. O deputado estadual Maurão de Carvalho e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Valdir Harnatidk, também participaram do encontro.

"O Governo está sensível aos problemas enfrentados por àquelas comunidades, que o Incra assentou, demarcou as áreas, mas nunca entregou a posse definitiva das terras, o que geram muitos transtornos e prejuízos a todos, especialmente após a liminar federal, ainda em vigor, proibindo que qualquer órgão público realize benfeitorias na área", explicou Joarez.

A principal reivindicação dos agricultores é a abertura da estrada interligando a BR-421 com a Linha D, num trecho de aproximadamente 10 quilômetros, ligando Jacinopólis, Nova Dimensão, entre outras localidades, ao município de Nova Mamoré. "A estrada passa por dentro do Parque Estadual Guajará-Mirim e com a liminar está proibido o tráfego de veículos, inclusive ambulâncias e ônibus. Isso tem impedido as crianças de estudar e gerado desespero nas famílias quando alguém adoece, porque precisa dar uma volta muito grande pra poder chegar ao atendimento médico", explicou Crispin Domingues, um dos agricultores que trabalha na região há aproximadamente cinco anos.

Os produtores asseguram que são parceiros do Governo na vigilância do Parque e das áreas de preservação e que estão ali colocados pelo Incra, que após o assentamento das famílias, não teria mais dado apoio para a sua subsistência, segundo declarações dos agricultores, que fizeram questão de destacar o apoio recebido pelo Governo do Estado. "Tudo o que o governador Ivo Cassol se comprometeu conosco ele cumpriu, dentro das possibilidades do Estado e da legalidade das ações", observou Crispin.

Jardim informou que o Governo é parceiro na luta dos agricultores e vai se mobilizar junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, para junto à Justiça Federal buscar uma alternativa que minimize o sofrimento dos trabalhadores.

"Não somos milícia" – Os agricultores também rebateram as denúncias publicadas em veículos de comunicação do Estado de que 'milícias' estariam agindo na região e teriam estimulado e coordenado o movimento que culminou com o fechamento da BR. "Nada do que foi dito é verdade, somos trabalhadores rurais, assentados pelo Incra e que até agora aguardamos o título de posse definitivo. Não somos revolucionários, guerrilheiros nem bandidos. Somos pais de família lutando por um pedaço de terra pra plantar e viver com dignidade", enfatizou o agricultor Eliseu Soares.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)