Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo se mobiliza buscando saída para produtores rurais


Dando continuidades às negociações após o acordo que pôs fim ao bloqueio da BR-364, no distrito de Jaci-Paraná, sentido Acre, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Joarez Jardim, recebeu no Palácio Presidente Vargas, por determinação do governador Ivo Cassol, uma comitiva de agricultores que residem no entorno da Reserva Extrativista Jaci-Paraná, Terra Indígena Karipuna, Parque Ecológico Guajará-Mirim e Floresta Nacional do Bom Futuro, atingidos por uma liminar federal que impede que o Estado realize benfeitorias na área. O deputado estadual Maurão de Carvalho e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Valdir Harnatidk, também participaram do encontro.

"O Governo está sensível aos problemas enfrentados por àquelas comunidades, que o Incra assentou, demarcou as áreas, mas nunca entregou a posse definitiva das terras, o que geram muitos transtornos e prejuízos a todos, especialmente após a liminar federal, ainda em vigor, proibindo que qualquer órgão público realize benfeitorias na área", explicou Joarez.

A principal reivindicação dos agricultores é a abertura da estrada interligando a BR-421 com a Linha D, num trecho de aproximadamente 10 quilômetros, ligando Jacinopólis, Nova Dimensão, entre outras localidades, ao município de Nova Mamoré. "A estrada passa por dentro do Parque Estadual Guajará-Mirim e com a liminar está proibido o tráfego de veículos, inclusive ambulâncias e ônibus. Isso tem impedido as crianças de estudar e gerado desespero nas famílias quando alguém adoece, porque precisa dar uma volta muito grande pra poder chegar ao atendimento médico", explicou Crispin Domingues, um dos agricultores que trabalha na região há aproximadamente cinco anos.

Os produtores asseguram que são parceiros do Governo na vigilância do Parque e das áreas de preservação e que estão ali colocados pelo Incra, que após o assentamento das famílias, não teria mais dado apoio para a sua subsistência, segundo declarações dos agricultores, que fizeram questão de destacar o apoio recebido pelo Governo do Estado. "Tudo o que o governador Ivo Cassol se comprometeu conosco ele cumpriu, dentro das possibilidades do Estado e da legalidade das ações", observou Crispin.

Jardim informou que o Governo é parceiro na luta dos agricultores e vai se mobilizar junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, para junto à Justiça Federal buscar uma alternativa que minimize o sofrimento dos trabalhadores.

"Não somos milícia" – Os agricultores também rebateram as denúncias publicadas em veículos de comunicação do Estado de que 'milícias' estariam agindo na região e teriam estimulado e coordenado o movimento que culminou com o fechamento da BR. "Nada do que foi dito é verdade, somos trabalhadores rurais, assentados pelo Incra e que até agora aguardamos o título de posse definitivo. Não somos revolucionários, guerrilheiros nem bandidos. Somos pais de família lutando por um pedaço de terra pra plantar e viver com dignidade", enfatizou o agricultor Eliseu Soares.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)