Quarta-feira, 25 de julho de 2007 - 17h05
Dando continuidades às negociações após o acordo que pôs fim ao bloqueio da BR-364, no distrito de Jaci-Paraná, sentido Acre, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Joarez Jardim, recebeu no Palácio Presidente Vargas, por determinação do governador Ivo Cassol, uma comitiva de agricultores que residem no entorno da Reserva Extrativista Jaci-Paraná, Terra Indígena Karipuna, Parque Ecológico Guajará-Mirim e Floresta Nacional do Bom Futuro, atingidos por uma liminar federal que impede que o Estado realize benfeitorias na área. O deputado estadual Maurão de Carvalho e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Valdir Harnatidk, também participaram do encontro.
"O Governo está sensível aos problemas enfrentados por àquelas comunidades, que o Incra assentou, demarcou as áreas, mas nunca entregou a posse definitiva das terras, o que geram muitos transtornos e prejuízos a todos, especialmente após a liminar federal, ainda em vigor, proibindo que qualquer órgão público realize benfeitorias na área", explicou Joarez.
A principal reivindicação dos agricultores é a abertura da estrada interligando a BR-421 com a Linha D, num trecho de aproximadamente 10 quilômetros, ligando Jacinopólis, Nova Dimensão, entre outras localidades, ao município de Nova Mamoré. "A estrada passa por dentro do Parque Estadual Guajará-Mirim e com a liminar está proibido o tráfego de veículos, inclusive ambulâncias e ônibus. Isso tem impedido as crianças de estudar e gerado desespero nas famílias quando alguém adoece, porque precisa dar uma volta muito grande pra poder chegar ao atendimento médico", explicou Crispin Domingues, um dos agricultores que trabalha na região há aproximadamente cinco anos.
Os produtores asseguram que são parceiros do Governo na vigilância do Parque e das áreas de preservação e que estão ali colocados pelo Incra, que após o assentamento das famílias, não teria mais dado apoio para a sua subsistência, segundo declarações dos agricultores, que fizeram questão de destacar o apoio recebido pelo Governo do Estado. "Tudo o que o governador Ivo Cassol se comprometeu conosco ele cumpriu, dentro das possibilidades do Estado e da legalidade das ações", observou Crispin.
Jardim informou que o Governo é parceiro na luta dos agricultores e vai se mobilizar junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, para junto à Justiça Federal buscar uma alternativa que minimize o sofrimento dos trabalhadores.
"Não somos milícia" Os agricultores também rebateram as denúncias publicadas em veículos de comunicação do Estado de que 'milícias' estariam agindo na região e teriam estimulado e coordenado o movimento que culminou com o fechamento da BR. "Nada do que foi dito é verdade, somos trabalhadores rurais, assentados pelo Incra e que até agora aguardamos o título de posse definitivo. Não somos revolucionários, guerrilheiros nem bandidos. Somos pais de família lutando por um pedaço de terra pra plantar e viver com dignidade", enfatizou o agricultor Eliseu Soares.
Fonte: Decom
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na segunda-feira, 17 de novembro, o julgamento do último recurso pendente na Ação de Investigação Judi

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu na última segunda-feira (17), uma cerimônia de entrega de Títulos Honoríficos prevista no Requ

O deputado Jean Mendonça (PL) voltou a cobrar da equipe do governador Coronel Marcos Rocha a indicação feita em 2023, quando solicitou à Casa Civil,

Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim
Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)