Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo realiza seminário sobre PRO PEIXE e vê novas perspectivas


  
Rondônia é um dos maiores produtores de peixe em cativeiro da Amazônia. A piscicultura rondoniense teve início de forma amadora e aos poucos vêm adquirindo estrutura profissional e competitividade, graças aos investimentos dos produtores, de entidades, do Governo do Estado e demais parceiros. Esse foi o tema central do seminário realizado na última terça-feira (11/11), no auditório do SEST/SENAT, em Porto Velho, que teve como participantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social - SEDES, o médico veterinário, Eleíldon Mendes e o coordenador executivo da CONSIC, Aníbal Martins. Hoje, 12/11, o evento acontecerá em Jí-Paraná com a presença dos mesmos palestrantes.

A palestra foi realizada para amantes da piscicultura, piscicultores, representantes do Governo e outros interessados, pois nota-se no Estado, verdadeira vocação e potencialidades para a atividade pela quantidade de água existente, por suas grandes bacias hidrográficas, grande biodiversidade e insumos estratégicos. O Governo do Estado, através da SEDES vem contribuindo de maneira efetiva no processo de fortalecimento de vários elos da cadeia produtiva, tais como: a ampliação de tanques e de lâmina d’água, política contínua de fornecimento de calcário e alevinos, assistência técnica, capacitação dos piscicultores na gestão da atividade e busca de canais de comercialização.

Os representantes da Sedes frisaram que os recursos utilizados para a realização das ações governamentais estão sendo muito bem empregados e são oriundos do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (FIDER). “Programa de grande relevância para o setor produtivo que já gerou 10.930 empregos e teve 24 municípios beneficiados e vários segmentos contemplados, entre eles, duas indústrias frigoríficas de pescados gerando 56 empregos”, afirma o coordenador executivo da SEDES, Aníbal Martins. A Associação de Crédito Cidadão de Rondônia – ACRECID, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP que trabalha com o microcrédito, considerando a realidade dos pequenos negócios e está inteiramente disponível aos piscicultores do Estado.

Os palestrantes destacaram também que, mesmo com esses avanços é preciso buscar uma maior profissionalização do setor e agregação de valor, visando o aumento da competitividade e a inserção em nichos de mercados que remunerem os custos de produção e o capital investido. O futuro da atividade apresenta-se promissor e deverá sofrer incrementos com a iniciativa, já em andamento, de estudos para a melhoria genética do tambaqui, principal espécie criada em cativeiro, criando assim, desafios e oportunidades para um desenvolvimento sustentável.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)