Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Governo quer urgência no PCCS servidores penitenciários



O governador Confúcio Moura pediu urgência no Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos agentes penitenciários de Rondônia. A informação foi dada pela secretária da Justiça, Mirian Spreafico, em reunião ocorrida nesta quarta-feira (05) com o representante da categoria, Adriano de Castro.

Mirian Spreafico ainda disse que o processo já foi iniciado. “Os gerentes regionais já foram designados para reunirem os agentes, a fim de serem escolhidos nomes para compor a comissão de elaboração do PCCS. E adiantou que “até o próximo dia 17 esta comissão deverá já está formada”.

De acordo com a secretária, a comissão terá, no mínimo, 12 pessoas, incluindo representante do sindicato da categoria, representante da Secretaria, representante jurídico, representante dos servidores da secretaria lotados em áreas administrativas, e representantes regionais dos agentes (escolhidos dentre a categoria, pela própria categoria).

PROCESSO DEMOCRÁTICO

Em relação ao PCCS já existente, a secretária explicou ao representante dos agentes que será refeito, pois, segundo ela, não foi feito de forma democrática. “No meu entender, a elaboração de um Plano de Carreira, Cargos e Salários deve ter a participação direta da categoria à que ele se direciona. Por isso, a comissão de elaboração terá agentes penitenciários em sua composição”, acrescentou.

“Desde a formação da comissão, até a conclusão do PCCS para ser encaminhado ao Governo, tudo se dará da forma mais democrática possível”, disse a secretária ainda explicando: “ nas reuniões regionais, que começam a acontecer nos próximos dias, serão os próprios agentes é que irão escolher quem eles querem que os represente na comissão. E mesmo na fase das reuniões da comissão, os membros manterão os servidores informados para que todos possam acompanhar todo o processo, como também participar nas decisões, emitindo opiniões”.

RECONHECIMENTO

Inteirado de tudo, o representante dos agentes reconheceu a intenção da secretária da Sejus de democratizar o sistema prisional estadual. “Essa aproximação entre agentes penitenciários e Secretaria é inédita, e mostra que estamos caminhando para uma era de grandes e importantes conquistas para a nossa categoria. Isso porque, pela primeira vez na história, temos uma agente no comando da Secretaria; alguém que conhece muito bem as nossas necessidades, pois também já bateu cadeado dentro dos presídios ”, declarou Adriano de Castro, que também é membro da Coordenação Nacional dos Servidores Penitenciários.

Fonte: Lucas Tatuí

 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

“A Energisa submeteu os rondonienses a uma crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados em todos os segmentos da econom