Sexta-feira, 1 de junho de 2007 - 19h22
A importância da África para a compreensão das relações raciais na educação brasileira é o tema do Seminário Estadual de Educação e Diversidade Étnico-Racial, que a Gerência de Educação da Secretaria de Estado da Educação (GE/SEDUC) promoverá, da próxima segunda (4/6) a quarta-feira (6/6), das 8 às 18 horas, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, com o objetivo de consolidar as políticas públicas de ação afirmativa de combate ao racismo, sexismo, à discriminação e desigualdades étnico-raciais. De acordo com Liana Ferraz, subgerente do Ensino Médio, o evento tem como base a lei que prevê a inserção do ensino da história e cultura afro-brasileiras na grade curricular.
Liana explicou que o seminário tem como público alvo professores de História, Artes e Literatura. A expectativa é de que participem cerca de 1.200, divididos em três etapas iguais. Nesta primeira, serão contemplados os educadores de Porto Velho (incluindo-se os do distrito de Extrema), Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Buritis e Monte Negro; na segunda, de 1 a 3 de agosto, os de Alvorada do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Urupá, Mirante da Serra, Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Nova Brasilândia, Seringueiras, São Francisco, São Miguel, Costa Marques e Castanheira; enquanto a última, de 6 a 8 de agosto, será destinada aos de Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Corumbiara, Cabixi, Cacoal, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Santa Luzia, Novo Horizonte e Alta Floresta.
As palestras serão ministradas pelos professores, Maria de Lourdes Silva, da UFMS, sobre "Comunidades negras brasileiras: práticas educativas em terras de quilombo"; Paulo Dutra, da Representação de Ensino da SEDUC em Ji-Paraná, "A África na sala de aula contextos: histórico, cultural e pedagógico"; Tereza dos Santos, da UFMT, "Etnia e raça: práticas pedagógicas e políticas afirmativas"; Edinaldo Bezerra, da UNIR, "Etnicidade, alteridade e educação"; Bárbara Rosa, "Ideologias do negro no livro didático"; Ângela dos Santos, da UFMT, "Estratégias para uma educação anti-racista na implementação da Lei 10.639/03 no currículo escolar'; e Vanda Gonçalves, da UFMT, "As relações étnico-raciais no contexto das séries iniciais".
Fonte: Ascom
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