Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo não cumpre acordo para implantação do Plano de Carreira da educação



O governo do Estado não cumpriu o acordo firmado com o Sintero na reunião da Comissão de Gestão do Plano de Carreira realizada dia 25 de agosto na Seduc, Na oportunidade ficou definido o enquadramento, ainda no mês de setembro, dos técnicos administrativos educacionais de acordo com a tabela salarial que já vem sendo paga, embora decisão da Justiça em uma ação movida pelo Sintero obrigue o Estado a pagar a tabela salarial original, do Diário Oficial de 11/01/2008.

O enquadramento dos técnicos foi, inclusive, confirmado pela secretária de Estado da Educação Marli Caúla, falando ao microfone no carro de som, durante a manifestação dos trabalhadores em frente a Seduc, no dia 16/09.

Em reunião com a direção do Sintero, realizada no Gabinete da Sead na manhã desta quinta-feira (25/09), da qual participaram a própria Marli Caúla, o secretário de Administração Valdir Alves e representantes da Procuradoria Geral do Estado, ficou demonstrada a falta de vontade do governo de enquadrar os trabalhadores na Lei do Plano.

Entre outras tentativas de justificar o descumprimento do acordo a Sead alega que recebeu muitos requerimentos de servidores com vários tipos de pedido. Para o Sintero os requerimentos não impedem o enquadramento, pois podem ser analisados de maneira independente. Por isso, não justificam o não cumprimento do acordo.

A presidente do Sintero, Claudir Mata, em visita às escolas no interior do Estado, disse que a categoria está revoltada com essa falta de respeito do governo para com os trabalhadores em educação. O Sintero vai decidir uma forma de mobilização dos trabalhadores em educação para exigir respeito e o cumprimento do acordo.

Ela destacou que o governo não vem demonstrando boa vontade em dar à categoria o que é de direito, pois o Plano de Carreira foi aprovado em janeiro deste ano e quase 20 meses depois ainda não foi implantado. “Sem contar que o texto do plano aprovado pela Assembléia Legislativa não é o mesmo que foi elaborado pela comissão e discutido pelos trabalhadores em educação”, disse.

Em breve o governador Ivo Cassol e o secretário da Sead Valdir Alves deverão ser notificados da decisão judicial que impõe multa diária de R$ 1.000,00 para cada um, por cada dia que deixarem de fazer o enquadramento de acordo com a tabela salarial original.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)