Sexta-feira, 18 de março de 2011 - 11h39
A direção do Sintero teve na quinta-feira, dia 17/03, mais uma rodada de negociações com o governo do Estado para obter respostas acerca das reivindicações dos trabalhadores em educação, porém, nenhum avanço foi registrado.
O Sintero cobra o cumprimento dos 15 itens constantes do Termo de Compromisso assinado pelo governador Confúcio Moura, tendo como reivindicação mais urgente a reposição de perdas salariais.
Na quinta-feira o secretário de Estado da Educação, Jorge Elarrat, se reuniu com a presidente do Sintero, Claudir Mata, que estava acompanhada dos diretores Manoel Rodrigues (secretário-geral), Rosana Reis Nepomuceno (secretária de finanças) e Haroldo Félix (diretor da Regional Norte).
Para decepção dos sindicalistas o governo do Estado não tinha nenhuma resposta às reivindicações.
A presidente do Sintero, Claudir Mata, disse ao secretário que os trabalhadores em educação estão no limite do arrocho salarial e da paciência, e que não suportam esperar mais para ter reposição das perdas salariais, que iniciou o ano de 2011 em quase 30%.
“O governo não nos apresentou os dados de arrecadação e de folha de pagamento. Por isso não sabemos se há condições de repor os 30%. Mas o governo precisa dizer quanto vai dar de aumento”, disse Claudir.
Manoel Rodrigues argumentou que o funcionalismo público ainda acredita que o atual governo será diferente do governo anterior. “Mas o governo precisa corresponder às expectativas dos servidores. Já se passaram três meses da atual administração e não vimos nenhum aceno do governo com aumento salarial para os trabalhadores em educação”.
No mesmo sentido se manifestaram Rosana Reis e Haroldo Félix. “Os trabalhadores em educação estão na expectativa, só aguardando o chamado do Sintero para decidir por manifestações e até por greve, se for necessário”, disseram.
O secretário Jorge Elarrat pediu mais uma semana de prazo e prometeu apresentar uma proposta até quinta-feira, dia 24/03. A direção do Sintero concordou com esse prazo, mas já adiantou que em seguida convocará os trabalhadores em educação para assembléias em todo o Estado para deliberar sobre a mobilização.
Fonte: Ascom Sintero
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) é autor do projeto de lei que cria a Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes