Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo não apresenta resposta e Sintero está mobilizado



A direção do Sintero teve na quinta-feira, dia 17/03, mais uma rodada de negociações com o governo do Estado para obter respostas acerca das reivindicações dos trabalhadores em educação, porém, nenhum avanço foi registrado.

O Sintero cobra o cumprimento dos 15 itens constantes do Termo de Compromisso assinado pelo governador Confúcio Moura, tendo como reivindicação mais urgente a reposição de perdas salariais.

Na quinta-feira o secretário de Estado da Educação, Jorge Elarrat, se reuniu com a presidente do Sintero, Claudir Mata, que estava acompanhada dos diretores Manoel Rodrigues (secretário-geral), Rosana Reis Nepomuceno (secretária de finanças) e Haroldo Félix (diretor da Regional Norte).

Para decepção dos sindicalistas o governo do Estado não tinha nenhuma resposta às reivindicações.

A presidente do Sintero, Claudir Mata, disse ao secretário que os trabalhadores em educação estão no limite do arrocho salarial e da paciência, e que não suportam esperar mais para ter reposição das perdas salariais, que iniciou o ano de 2011 em quase 30%.

“O governo não nos apresentou os dados de arrecadação e de folha de pagamento. Por isso não sabemos se há condições de repor os 30%. Mas o governo precisa dizer quanto vai dar de aumento”, disse Claudir.

Manoel Rodrigues argumentou que o funcionalismo público ainda acredita que o atual governo será diferente do governo anterior. “Mas o governo precisa corresponder às expectativas dos servidores. Já se passaram três meses da atual administração e não vimos nenhum aceno do governo com aumento salarial para os trabalhadores em educação”.

No mesmo sentido se manifestaram Rosana Reis e Haroldo Félix. “Os trabalhadores em educação estão na expectativa, só aguardando o chamado do Sintero para decidir por manifestações e até por greve, se for necessário”, disseram.

O secretário Jorge Elarrat pediu mais uma semana de prazo e prometeu apresentar uma proposta até quinta-feira, dia 24/03. A direção do Sintero concordou com esse prazo, mas já adiantou que em seguida convocará os trabalhadores em educação para assembléias em todo o Estado para deliberar sobre a mobilização.

Fonte: Ascom Sintero


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)