Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo inicia implantação do Programa Água para Todos


Na tarde da última segunda-feira (20) foi realizada a primeira reunião com os técnicos convidados dos órgãos públicos federais e estaduais para apresentar as ações iniciais do programa e fazer o chamamento à composição imediata do Comitê Gestor Estadual .

A iniciativa do Programa Água Para Todos é do Ministério da Integração Nacional, como parte das ações previstas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A finalidade é a de universalizar o acesso ao uso da água a partir do repasse de recursos federais para ações que garantam acesso à água para as comunidades rurais cujos habitantes se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A assinatura do Termo de Compromisso entre o Ministro da Integração, Francisco José Coelho Teixeira e o Governador Confúcio Aires Moura, foi feita no último mês de dezembro e vai garantir o início da implantação do programa neste primeiro bimestre, a partir da formação do Comitê Gestor Estadual, que será presidido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

O Comitê Gestor Estadual será composto pelas secretarias estaduais do Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Assistência Social (Seas); de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri); Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd); Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen); Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM); Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro); Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – (Emater/RO); Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBM); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Conselho das Associações e Cooperativas do Médio e Baixo Madeira (Conacobam) e, mais adiante, os municípios beneficiados.

De acordo com o secretário George Braga, da Sepog, serão investidos cerca de R$ 16 milhões na construção de sistemas coletivos de abastecimento de água para comunidades rurais, para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar por meio de tecnologias que incluam a captação, adução, tratamento, reserva e distribuição de água oriunda de corpos d’água, poços ou nascentes.

O coordenador do Programa, Natan Oliveira, explicou que o foco da ação será as regiões mais carentes do Estado de Rondônia. O público beneficiado pelo programa são, sobretudo, as comunidades tradicionais quilombolas e ribeirinhas, descendentes de seringueiros nordestinos e de índios que sobrevivem essencialmente da pesca artesanal ou da agricultura familiar.

As primeiras ações a serem executadas neste ano serão os fóruns locais em conjunto com as prefeituras, o levantamento técnico e georreferencial das áreas para identificação da localização das construções dos poços, além da verificação da potabilidade da água nas localidades situadas às margens do rio Madeira, em Porto Velho e nos municípios de Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Urupá.

As famílias beneficiadas serão aquelas com perfil compatível às diretrizes e objetivos do Plano Brasil sem Miséria do Governo Federal.

Fonte: Marcela Bonfim / Decom
 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)