Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo incentiva gestantes aos cuidados do pré-natal


Gente de Opinião

Em solenidade realizada nesta segunda-feira, 31, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas), lançou no município de Itapuã do Oeste o Projeto Mãezinha Rondoniense, que contempla com kit enxoval as gestantes que realizam todas as consultas do pré-natal.

” Com os exames médicos realizados no pré-natal, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir a mãe e seu bebê”, destacou o governador Confúcio Moura, durante pronunciamento.

O governador frisa ainda que o kit enxoval, contendo quinze itens essenciais para  os seis primeiros meses do bebê é apenas um incentivo para as gestantes. “Através do projeto, estamos cuidando das gestantes e promovendo saúde, qualidade de vida e garantindo o futuro dos seus bebês”.

O Projeto Mãezinha Rondoniense é executado com a parceria da prefeitura municipal, que através da rede municipal de saúde garante às gestantes o acesso e a qualidade nas consultas do pré-natal.

“O município ganha muito em qualidade de vida quando conta com projetos como este, que promove mais saúde à sua população”, disse o prefeito de Itapuã do Oeste, João Testa.

Na ocasião, ele elogiou a gestão do governador Confúcio Moura que é parceiro dos municípios e não tem medido esforços para promover o desenvolvimento econômico e social do Estado de Rondônia. ” Não só Itapuã do Oeste mas, todos os municípios do estado são bem valorizados com este governo”, declarou.

O secretário titular da Seas, Márcio Felix, ressaltou a importância do projeto para as gestantes de baixa renda ou que se encontram em vulnerabilidade social. “O projeto Mãezinha Rondoniense surge para assegurar às grávidas todas as consultas do pré-natal. De acordo com os indicadores, o número de mulheres que tem acesso ou realizam este serviço ainda é baixo. Com o projeto de incentivo, vamos melhorar os indicadores”, destacou.

No município de Itapuã do Oeste, 22 gestantes que realizaram todas as consultas do pré-natal  já foram contempladas com o Kit enxoval.

Gente de Opinião

Giulene Pinheiro, de 29 anos, está grávida de 8 meses do segundo filho e foi uma das contempladas com o projeto. Ele conta que na primeira gravidez não realizou o pré-natal e teve muitos problemas na gestação que resultou no nascimento prematuro do primeiro filho. ” Agora que fiz o pré-natal estou mais segura e tranquila para o parto. Tive todo o acompanhamento médico e sei que está tudo bem comigo e com meu filho”, desabafou.

Gente de Opinião

Giulene disse ainda que o kit enxoval veio em boa hora. ” Ainda não tinha comprado nem metade do enxoval que o bebê vai precisar, com este kit vou fazer uma boa economia na compra dos itens de higiene”, frisou.

A solenidade contou ainda com a presença da assessora especial do governo, Vilma Alves; do deputado estadual Zequinha Araújo; do tenente coronel Almeida, da Polícia Militar; do secretário adjunto da Emater, Chiquinho; do coordenador estadual do projeto Alexandre Muller; do diretor executivo da Secel, Lindomar Garçon; do vice-prefeito de Itapuã do Oeste, Genis França; do presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Borges; da vereadora Eliane Cardoso; da secretária municipal de saúde, Clarice Ebeling e da secretária municipal de assistência social, Elizandra Monteiro.


Fonte
Texto: Luana Lopes - Assessoria Seas
Fotos: Luana Lopes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), juntamente com o secretário de obras Diego Lage e vereadores, dentre eles o vereado

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)