Terça-feira, 1 de abril de 2014 - 12h04
Em solenidade realizada nesta segunda-feira, 31, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas), lançou no município de Itapuã do Oeste o Projeto Mãezinha Rondoniense, que contempla com kit enxoval as gestantes que realizam todas as consultas do pré-natal.
” Com os exames médicos realizados no pré-natal, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir a mãe e seu bebê”, destacou o governador Confúcio Moura, durante pronunciamento.
O governador frisa ainda que o kit enxoval, contendo quinze itens essenciais para os seis primeiros meses do bebê é apenas um incentivo para as gestantes. “Através do projeto, estamos cuidando das gestantes e promovendo saúde, qualidade de vida e garantindo o futuro dos seus bebês”.
O Projeto Mãezinha Rondoniense é executado com a parceria da prefeitura municipal, que através da rede municipal de saúde garante às gestantes o acesso e a qualidade nas consultas do pré-natal.
“O município ganha muito em qualidade de vida quando conta com projetos como este, que promove mais saúde à sua população”, disse o prefeito de Itapuã do Oeste, João Testa.
Na ocasião, ele elogiou a gestão do governador Confúcio Moura que é parceiro dos municípios e não tem medido esforços para promover o desenvolvimento econômico e social do Estado de Rondônia. ” Não só Itapuã do Oeste mas, todos os municípios do estado são bem valorizados com este governo”, declarou.
O secretário titular da Seas, Márcio Felix, ressaltou a importância do projeto para as gestantes de baixa renda ou que se encontram em vulnerabilidade social. “O projeto Mãezinha Rondoniense surge para assegurar às grávidas todas as consultas do pré-natal. De acordo com os indicadores, o número de mulheres que tem acesso ou realizam este serviço ainda é baixo. Com o projeto de incentivo, vamos melhorar os indicadores”, destacou.
No município de Itapuã do Oeste, 22 gestantes que realizaram todas as consultas do pré-natal já foram contempladas com o Kit enxoval.
Giulene Pinheiro, de 29 anos, está grávida de 8 meses do segundo filho e foi uma das contempladas com o projeto. Ele conta que na primeira gravidez não realizou o pré-natal e teve muitos problemas na gestação que resultou no nascimento prematuro do primeiro filho. ” Agora que fiz o pré-natal estou mais segura e tranquila para o parto. Tive todo o acompanhamento médico e sei que está tudo bem comigo e com meu filho”, desabafou.
Giulene disse ainda que o kit enxoval veio em boa hora. ” Ainda não tinha comprado nem metade do enxoval que o bebê vai precisar, com este kit vou fazer uma boa economia na compra dos itens de higiene”, frisou.
A solenidade contou ainda com a presença da assessora especial do governo, Vilma Alves; do deputado estadual Zequinha Araújo; do tenente coronel Almeida, da Polícia Militar; do secretário adjunto da Emater, Chiquinho; do coordenador estadual do projeto Alexandre Muller; do diretor executivo da Secel, Lindomar Garçon; do vice-prefeito de Itapuã do Oeste, Genis França; do presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Borges; da vereadora Eliane Cardoso; da secretária municipal de saúde, Clarice Ebeling e da secretária municipal de assistência social, Elizandra Monteiro.
Fonte
Texto: Luana Lopes - Assessoria Seas
Fotos: Luana Lopes
Decom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), que preside a Frente Parlamentar de Cuidados das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiênc

Deputado Alex Redano indicou R$ 200 mil para viabilizar o Duelo na Fronteira em Guajará-Mirim
O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), garantiu junto ao governo do estado a liberação de R$ 200 mil para apoiar a re

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)