Terça-feira, 1 de abril de 2014 - 12h04
Em solenidade realizada nesta segunda-feira, 31, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas), lançou no município de Itapuã do Oeste o Projeto Mãezinha Rondoniense, que contempla com kit enxoval as gestantes que realizam todas as consultas do pré-natal.
” Com os exames médicos realizados no pré-natal, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir a mãe e seu bebê”, destacou o governador Confúcio Moura, durante pronunciamento.
O governador frisa ainda que o kit enxoval, contendo quinze itens essenciais para os seis primeiros meses do bebê é apenas um incentivo para as gestantes. “Através do projeto, estamos cuidando das gestantes e promovendo saúde, qualidade de vida e garantindo o futuro dos seus bebês”.
O Projeto Mãezinha Rondoniense é executado com a parceria da prefeitura municipal, que através da rede municipal de saúde garante às gestantes o acesso e a qualidade nas consultas do pré-natal.
“O município ganha muito em qualidade de vida quando conta com projetos como este, que promove mais saúde à sua população”, disse o prefeito de Itapuã do Oeste, João Testa.
Na ocasião, ele elogiou a gestão do governador Confúcio Moura que é parceiro dos municípios e não tem medido esforços para promover o desenvolvimento econômico e social do Estado de Rondônia. ” Não só Itapuã do Oeste mas, todos os municípios do estado são bem valorizados com este governo”, declarou.
O secretário titular da Seas, Márcio Felix, ressaltou a importância do projeto para as gestantes de baixa renda ou que se encontram em vulnerabilidade social. “O projeto Mãezinha Rondoniense surge para assegurar às grávidas todas as consultas do pré-natal. De acordo com os indicadores, o número de mulheres que tem acesso ou realizam este serviço ainda é baixo. Com o projeto de incentivo, vamos melhorar os indicadores”, destacou.
No município de Itapuã do Oeste, 22 gestantes que realizaram todas as consultas do pré-natal já foram contempladas com o Kit enxoval.
Giulene Pinheiro, de 29 anos, está grávida de 8 meses do segundo filho e foi uma das contempladas com o projeto. Ele conta que na primeira gravidez não realizou o pré-natal e teve muitos problemas na gestação que resultou no nascimento prematuro do primeiro filho. ” Agora que fiz o pré-natal estou mais segura e tranquila para o parto. Tive todo o acompanhamento médico e sei que está tudo bem comigo e com meu filho”, desabafou.
Giulene disse ainda que o kit enxoval veio em boa hora. ” Ainda não tinha comprado nem metade do enxoval que o bebê vai precisar, com este kit vou fazer uma boa economia na compra dos itens de higiene”, frisou.
A solenidade contou ainda com a presença da assessora especial do governo, Vilma Alves; do deputado estadual Zequinha Araújo; do tenente coronel Almeida, da Polícia Militar; do secretário adjunto da Emater, Chiquinho; do coordenador estadual do projeto Alexandre Muller; do diretor executivo da Secel, Lindomar Garçon; do vice-prefeito de Itapuã do Oeste, Genis França; do presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Borges; da vereadora Eliane Cardoso; da secretária municipal de saúde, Clarice Ebeling e da secretária municipal de assistência social, Elizandra Monteiro.
Fonte
Texto: Luana Lopes - Assessoria Seas
Fotos: Luana Lopes
Decom - Governo de Rondônia
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso
Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana de junho, o Projeto de Lei 921/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove uma amp
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON) encaminhou nesta segunda-feira (7) um ofício à bancada federal rondoniense sol
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) recebeu nesta terça-feira (8), comitiva do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), liderada pelo