Porto Velho (RO) sábado, 28 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Governo incentiva gestantes aos cuidados do pré-natal


Gente de Opinião

Em solenidade realizada nesta segunda-feira, 31, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas), lançou no município de Itapuã do Oeste o Projeto Mãezinha Rondoniense, que contempla com kit enxoval as gestantes que realizam todas as consultas do pré-natal.

” Com os exames médicos realizados no pré-natal, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir a mãe e seu bebê”, destacou o governador Confúcio Moura, durante pronunciamento.

O governador frisa ainda que o kit enxoval, contendo quinze itens essenciais para  os seis primeiros meses do bebê é apenas um incentivo para as gestantes. “Através do projeto, estamos cuidando das gestantes e promovendo saúde, qualidade de vida e garantindo o futuro dos seus bebês”.

O Projeto Mãezinha Rondoniense é executado com a parceria da prefeitura municipal, que através da rede municipal de saúde garante às gestantes o acesso e a qualidade nas consultas do pré-natal.

“O município ganha muito em qualidade de vida quando conta com projetos como este, que promove mais saúde à sua população”, disse o prefeito de Itapuã do Oeste, João Testa.

Na ocasião, ele elogiou a gestão do governador Confúcio Moura que é parceiro dos municípios e não tem medido esforços para promover o desenvolvimento econômico e social do Estado de Rondônia. ” Não só Itapuã do Oeste mas, todos os municípios do estado são bem valorizados com este governo”, declarou.

O secretário titular da Seas, Márcio Felix, ressaltou a importância do projeto para as gestantes de baixa renda ou que se encontram em vulnerabilidade social. “O projeto Mãezinha Rondoniense surge para assegurar às grávidas todas as consultas do pré-natal. De acordo com os indicadores, o número de mulheres que tem acesso ou realizam este serviço ainda é baixo. Com o projeto de incentivo, vamos melhorar os indicadores”, destacou.

No município de Itapuã do Oeste, 22 gestantes que realizaram todas as consultas do pré-natal  já foram contempladas com o Kit enxoval.

Gente de Opinião

Giulene Pinheiro, de 29 anos, está grávida de 8 meses do segundo filho e foi uma das contempladas com o projeto. Ele conta que na primeira gravidez não realizou o pré-natal e teve muitos problemas na gestação que resultou no nascimento prematuro do primeiro filho. ” Agora que fiz o pré-natal estou mais segura e tranquila para o parto. Tive todo o acompanhamento médico e sei que está tudo bem comigo e com meu filho”, desabafou.

Gente de Opinião

Giulene disse ainda que o kit enxoval veio em boa hora. ” Ainda não tinha comprado nem metade do enxoval que o bebê vai precisar, com este kit vou fazer uma boa economia na compra dos itens de higiene”, frisou.

A solenidade contou ainda com a presença da assessora especial do governo, Vilma Alves; do deputado estadual Zequinha Araújo; do tenente coronel Almeida, da Polícia Militar; do secretário adjunto da Emater, Chiquinho; do coordenador estadual do projeto Alexandre Muller; do diretor executivo da Secel, Lindomar Garçon; do vice-prefeito de Itapuã do Oeste, Genis França; do presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Borges; da vereadora Eliane Cardoso; da secretária municipal de saúde, Clarice Ebeling e da secretária municipal de assistência social, Elizandra Monteiro.


Fonte
Texto: Luana Lopes - Assessoria Seas
Fotos: Luana Lopes
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes articula reunião com representantes da agroindústria de Rondônia, Idaron e Sefin

Presidente Laerte Gomes articula reunião com representantes da agroindústria de Rondônia, Idaron e Sefin

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), junto com os deputados Ismael Crispin (PSB), Cássia Muleta (Pode) e Chiquinho da Emater a

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão extraordinária nesta terça-feira (24), o PL 557/20, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Le

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM  e cobra desburocratização

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM e cobra desburocratização

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (24), o deputado estadual Sargento Eyder Brasil (PSL) defendeu um local digno de trabalho aos policia

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

A vereadora Cristiane Lopes (progressistas), mesmo em campanha do segundo turno rumo à prefeitura de Porto velho, não parou com os seus trabalhos le