A ministra interina do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, destacou ontem (10), durante audiência pública que debateu a implantação de políticas de proteção e promoção social em Rondônia, a importância e as estratégias de ação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), criado em 2005 visando reorganizar o atendimento, agilizar os repasses de recursos federais, respeitando as realidades locais e colocando as famílias como o centro das políticas do setor.
Também participaram da audiência a secretária de Assistência Social do MDS, Simone Albuquerque e Benedita do Nascimento, secretária de Assistência Social do município de Porto Velho. Segundo a ministra, este ano em Rondônia, o investimento do governo federal em programas de assistência social, transferência de renda e segurança alimentar somará R$ 186 milhões, dos quais R$ 52,8 milhões serão aplicados na Capital.
Márcia Lopes lembrou ainda que o MDS destinou verbas para o funcionamento de 27 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em Rondônia e que essas unidades estão voltadas às famílias, à integração da comunidade e à realização de projetos de geração de trabalho e renda. Além disso, o governo federal se faz presente em todo o estado, através da inserção de 16500 crianças no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); do Programa Bolsa Família, que atinge 93 mil lares; e o Programa Agente Jovem, destinado a adolescentes entre 15 e 17 anos, com a inclusão de 700 jovens, e cerca de 24 mil idosos e pessoas deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esta audiência é uma forma de abrir espaço para a articulação de uma agenda de políticas públicas nas três esferas de governo, para que possamos avançar cada vez mais neste setor, disse a ministra.

Quinta-feira, 7 de dezembro de 2023 | Porto Velho (RO)