Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo federal articula ações para combater a violência



A audiência considerada pelo governador Confúcio Moura como a mais importante, a qual ele classificou como “histórica”, ontem, quinta-feira (2), em Brasília, foi a que reuniu a presidente Dilma Roussef, mais os ministros José Eduardo Cardozo, da Justiça; Nelson Jobim, da Defesa; Afonso Florence, do Desenvolvimento Agrário; e Maria do Rosário, da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos além dos governadores Simão Jatene, do Pará e Omar Aziz, do Amazonas, e que teve como foco o debate de ações para prevenir conflitos agrários e combater a violência no campo, principalmente provocada por questões ambientais, ligadas a exploração ilegal de madeira.

A principal estratégia das ações será a integração das forças estaduais, Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional, com a participação do Ministério Público e Tribunal de Justiça, como forma de dar respostas rápidas à sociedade, principalmente com a punição de culpados. “É, minimamente, dizer ao povo excluído da Amazônia que o Estado existe”, resumiu Confúcio Moura.

Ficou decidido que as forças policiais estarão mais presentes nos pontos considerados conflituosos. Na área judiciária, incluindo aí as polícias Federal e Civil, serão aceleradas as ações visando a esclarecer crimes cometidos e ainda não julgados. Falou-se inclusive na criação de juizados especiais itinerantes, com participação simultânea do MP. O objetivo é o combate efetivo à sensação de impunidade, inclusive, colocando delegados federais para ajudar na instrução dos inquéritos policiais e esclarecimento de autorias.

Paralelo as ações policiais e judiciais, o governo federal se comprometeu a trabalhar efetivamente pela regularização fundiária e ambiental, por meio de ações concretas e metas definidas. Também serão oferecidas ações socioeconômicas efetivas e apoio às populações isoladas. O aparato de segurança dos três Estados também vão receber melhorias definitivas.

De acordo com o governador Confúcio Moura, “a presidente Dilma Roussef reconheceu que a Amazônia é desassistida, que o governo federal historicamente foi ausente e que o Brasil tem uma dívida imensa com a Amazônia”. Segundo ele, “a região é vítima do próprio Brasil que a impacta negativamente. Outras regiões já receberam muito do governo federal, a desproporção é gritante. A presidente foi veemente e me passou convicção e determinação de mudar o estágio atual de cooperação do seu governo com o Estado”, observou o governador.

Nesta sexta-feira (3) mesmo, alguns projetos já começaram a ser enviados à Brasília. Na próxima semana, os ministros estarão nos três Estados para fechamento do Programa. “Por fim, o que se quer e deseja é que se respeite a lei e a ordem”, definiu Confúcio Moura.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)