Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo esclarece em audiência pública na fazenda Urupá


A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), por meio do Comitê Estadual de Gerenciamento de Conflitos Fundiários, participou da audiência pública ocorrida na fazenda Urupá, em Candeias do Jamari, na última terça-feira (17), quando representantes de diversos órgãos e membros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) esclareceram sobre a questão jurídica que acarreta no conflito agrário existente, bem como prestaram contas de como anda o inquérito policial sobre a barbárie que resultou na destruição de aproximadamente 80 barracos do acampamento Flor do Amazonas.

O Governo de Rondônia preocupado em não desamparar os acampados, determinou à Sesdec que sejam empregados todos os esforços para que o crime ocorrido no local seja esclarecido. O secretário da Sesdec, Evilásio Sena, por sua vez determinou que Cezzar Pizzano, secretário adjunto, acompanhasse de perto o desenrolar das investigações.

Pizzano acompanha o desenrolar dos fatos desde quando aconteceu a destruição dos barracos e afirmou durante a audiência pública que tem compromisso com a verdade e com a justiça, portanto, a polícia tem o dever de dar uma resposta positiva para a sociedade. “Não vamos permitir que o crime de pistolagem se instale em nosso estado. Estamos atentos e vigilantes e os responsáveis pelas atrocidades ocorridas no Flor do Amazonas serão punidos”, afirmou o secretário adjunto.

De acordo com Pizzano, a Polícia Militar, por meio do 5º BPM, tem realizado diuturnamente a patrulha rural no acampamento. O cel. BM Chianca disse que o Corpo de Bombeiros Militar também está auxiliando no que diz respeito aos serviços de saúde e socorro, que são realizados através de uma viatura de resgate.

O delegado responsável pelo inquérito, Everaldo Magalhães, adiantou que as investigações sobre o crime estão avançadas e que os responsáveis serão punidos dentro da Lei. O comandante do 5º BPM, cel. Machado ressaltou a importância da integração da comunidade com a polícia, pois a área do acampamento é extensa, abrangendo 33 mil hectares, e assim a comunidade pode orientar a polícia sobre o vasto território a ser patrulhado. A Sesdec demonstrando ainda a preocupação com a cidadania está disponibilizando documentos pessoais (RG), além de auxiliar em outras questões sociais, segundo o secretário adjunto.
 
Fonte: A/I SESDEC 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

O Residencial Morar Melhor se transformou em um grande parque de diversão durante a festa das crianças promovida pelo deputado estadual Eyder Brasil

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebrou neste domingo (19) seus 42 anos de existência, com uma programação que uniu cidadania, espor

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é apontado como um dos nomes fortes que podem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas ele

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

O maior projeto de atendimento à saúde já desenvolvido por um parlamentar em Rondônia foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) pelo presiden

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)