Segunda-feira, 19 de abril de 2010 - 18h06
Casca de abacaxi ganha forma de um delicioso doce. Refresco de casca de mamão com laranja e bolo de casca de banana podem garantir um lanche saudável para toda a família. Receitas que aproveitam os alimentos integralmente estão sendo seguidas pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas ), e repassadas para multiplicadores em todo estado.
A pasta contratou o Serviço Social da Indústria (Sesi) para ministrar capacitação de segurança alimentar e nutricional nos 52 municípios rondonienses. Durante esses cursos, os participantes têm acesso a informações, fundamentais para a melhoria da qualidade dos seus hábitos alimentares.
Sizen Kelen de Souza, que participou do curso no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no bairro São Sebastião I, em Porto Velho, fala dos ensinamentos adquiridos no decorrer das aulas destinadas para alunos da capital, Itapuã do Oeste e Candeias do Jamari. “Eu aprendi que logo quando terminamos de servir o alimento, devemos levá-lo a geladeira porque se ficar esfriando no fogão atrai bactérias, já que as mesmas se profiram no ambiente morno, aproximadamente a temperatura do corpo humano”, recapitula ela.
Segundo o secretário da Seas, Sebatião Calegari Filho, essa ação integra o Projeto Alimentação e Saúde realizado dentro do cronograma de trabalho da implantação em Rondônia do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan)
“O sistema está previsto na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional”, informa o titular da Seas, observando que o objetivo é articular políticas na área de modo a criar condições de assegurar de forma sustentável o direito a alimentação em quantidade, qualidade e regularidade suficientes à sobrevivência.
Em seu discurso na formatura de mais uma turma do Curso de Segurança Alimentar e Nutricional, a secretária-adjunta da Seas, Gerdalva Vasconcelos, que na oportunidade representou o secretário Calegari, destacou a relevância da iniciativa.
“É importante que os formandos estejam sempre buscando novos conhecimentos, através da própria Seas, onde há outras oportunidades como, por exemplo, o Projeto Copas (Capacitação em Confeitaria, Panificação, Assados e Sucos)”, concluiu.
Fonte: João Albuquerque
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)