Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo do Estado e Ministério Público buscam solução para a Saúde na capital


 
Por iniciativa do Governo do Estado, pela primeira vez um secretário da Casa Civil e um promotor do Ministério Público visitaram juntos os dois principais hospitais da capital em busca de uma solução para o grave problema da superlotação, mal que aflige os pacientes tanto da capital quanto do interior e até de outros estados, que buscam atendimento naquelas unidades hospitalares.

O secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Erse, convidou o promotor Hildon de Lima Chaves para visitar na manhã desta quinta-feira (10) os hospitais João Paulo II e Hospital de Base, para verem de perto como estão sendo realizados os atendimentos e a real situação dos pacientes naquelas unidades, uma vez que é constante a superlotação e a demora no atendimento. “O governador João Cahulla já determinou que todas as medidas possíveis sejam tomadas para, se não acabar de vez, reduzir a superlotação e melhorar o atendimento nos hospitais da capital, por isso já aconteceram reuniões entre as secretarias de Saúde do Estado e do Município com o M.P. e nós viemos pessoalmente ver a realidade destes hospitais para resolver o problema”, declarou o secretário.

No Hospital de Base o secretário e o promotor percorreram as enfermarias, ambulatórios e centro-cirúrgico, conversando com médicos, enfermeiros e pacientes, para ouvir sugestões de quem realmente sofre o problema. Durante a visita ambos puderam observar a grande quantidade de pacientes oriundos do interior do estado em busca de um atendimento mais complexo, como cirurgias ortopédicas, a grande maioria da demanda daquele hospital. No Hospital de Base existe um excesso de demanda, principalmente para cirurgias de alta complexidade, e será preciso aumentar o número de anestesistas e leitos, principalmente de U.T.I., o que deve acontecer com o final das obras de ampliação do H.B., previstas para o início do próximo ano. Além disso, o início de funcionamento do Hospital Regional de Cacoal deverá reduzir substancialmente o número de pacientes vindos do interior para cirurgias complexas.

O secretário Guilherme Erse e o promotor Hildon Chaves também viram de perto a realidade do Hospital João Paulo II, onde a demanda para atendimentos emergenciais e ambulatoriais é bem maior. Igualmente ao Hospital de Base, ambos percorreram as instalações da unidade ao lado do diretor geral, Dr. Rodrigo Bastos, conversando com médicos, enfermeiros e pacientes, e puderam constatar a real situação daquela unidade: muitos pacientes vindos do interior desnecessariamente, pois poderiam ser atendidos em seus municípios de origem, acidentados que deveriam ser atendidos numa unidade de pronto socorro e casos simples de mal estar que encontram fácil solução nas policlínicas municipais.

Diante do quadro constatado pelo secretário e pelo promotor, ficou decidido que o Governo do Estado vai mais uma vez oferecer ajuda material e pessoal à prefeitura da capital para aumentar e melhorar o atendimento dos pacientes nas policlínicas, que são de sua responsabilidade, para desafogar o atendimento principalmente no João Paulo II. “A população não quer saber se a responsabilidade é do prefeito ou é do governador, quer ser atendida quando precisa. É por isso que estamos aqui e vamos oferecer ajuda à prefeitura mais uma vez”, declarou o secretário Guilherme Erse ao final da visita.

Na próxima semana uma nova reunião entre as secretarias de saúde do Estado e do Município, juntamente do Ministério Público, deverá definir as ações que efetivamente serão implementadas para reduzir o sofrimento dos pacientes que buscam atendimento nas unidades hospitalares públicas da capital.

As secretarias de saúde dos municípios do interior também serão oficializadas das medidas a serem implementadas pelo Governo do Estado para reduzir o fluxo de pacientes nos hospitais da capital.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)