Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo discute com Banco do Brasil a compra de débitos de Policiais Militares



O governador Ivo Cassol reuniu-se na tarde desta segunda-feira (1), em seu gabinete na residência oficial, com o Superintendente do Banco do Brasil em Rondônia, Fernando Pelisser, e com o Gerente da Agência Pública, Fernando Favoreto. O governador solicitou mais agilidade por parte da instituição bancária na elaboração da proposta que vai viabilizar a compra de financiamentos de Policiais e Bombeiros Militares contraídas em outras financeiras.

Segundo Cassol a proposta é para que o Banco do Brasil renegocie essas dívidas com cada policial que eventualmente tenha feito financiamento na praça, comprometendo boa parte do salário e ofereça prazos mais longos e juros mais baixos do que os praticados no mercado.

O superintendente do Banco do Brasil, Fernando Pelisser, informou ao governador que já foi feito um levantamento de todos os financiamentos contraídos pelos policiais e bombeiros militares, e que será possível atender cerca de 95% da categoria que porventura queira renegociar a dívida, os outros 5% não tem como comprar a carteira por vários motivos, mas o principal deles é porque o servidor comprometeu muito mais de 70% do salário, o que inviabiliza qualquer negociação. Segundo ele, dentro de mais alguns dias o Banco do Brasil já começará a negociar as dívidas com os policiais militares.


Redução da margem de consignação e aumento efetivado

Conforme foi negociado com as esposas dos policiais e bombeiros no mês passado, o governador Ivo Cassol determinou e o secretário da Casa Civil, Odacir Soares, que participou das negociações na época, está providenciando junto à Secretaria de Administração o montante devido pelos policiais militares. Com base nos valores devidos, o Governo do Estado vai enviar para a Assembléia Legislativa do Estado um Projeto de Lei limitando o valor da consignação em 30%, que hoje é de 70%, uma reivindicação feita pela própria categoria no passado e que provou não ter dado certo. "Nós concedemos 70% de consignação por que os próprios policiais pediram, agora eles viram que foi um erro e solicitaram que seja novamente alterado, por isso vamos reduzir a margem novamente para um patamar seguro", explicou Cassol.

A partir desta segunda-feira dia 1º de setembro está valendo também o aumento de 12,5% que o governo concedeu aos policiais e bombeiros, além de mais 11% em abril do ano que vem, ocasião em que o governo vai contemplar todas as categorias da administração estadual com cerca de 6% de reajuste salarial.

"Com estes aumentos cumprimos a nossa parte do acordo firmado com as esposas no mês passado, mostrando mais uma vez que o que combinamos nós cumprimos", finalizou o governador. 
 
Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)