Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo avança em Tecnologia da Informação



Porto Velho, 18 de fevereiro de 2011 - O governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SEA), apresentou nesta quinta-feira (17) o plano de trabalho desenvolvido nos primeiros 30 dias pela Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação (DETI). Na oportunidade foi apresentado um novo produto que tem a finalidade de otimizar os trabalhos nas secretarias estaduais.

A DETI foi criada com a missão de promover em benefício do cidadão o desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia da Informação junto aos poderes públicos e a sociedade do Estado de Rondônia. O objetivo é tornar o estado de Rondônia uma referência na Região Norte neste setor.

Entre as competências da diretoria estão: dirigir as atividades de prospecção, normatização, suporte à regulação e prestação de serviços técnicos de informática; supervisionar e orientar o desenvolvimento de estudos e propostas para formulação de arquiteturas, serviços e soluções de Tecnologia da Informação; supervisionar o atendimento das demandas e serviços das gerências subordinadas e os níveis de satisfação dos usuários; supervisionar, acompanhar e avaliar os níveis de desempenho das gerências de informática ou setores congêneres do poder executivo; e dar suporte e assessoramento ao secretário de Assuntos Estratégicos em matéria técnica.

Já o Conselho Estadual de Informática (CEI), vai formular, orientar, supervisionar e coordenar a política de Tecnologia da Informação, no âmbito do Poder Executivo da Administração Pública do Estado.
 

Levantamento do cenário estrutural de TI em Rondônia

De acordo com o levantamento feito pela diretoria, atualmente o estado possui uma gestão descentralizada, com falta de organização e estrutura.

Uma equipe visitou as secretarias e departamentos e comprovaram in loco a falta de estrutura e cuidado com os equipamentos que dão suporte à TI.

Após o levantamento a diretoria chegou à conclusão de que a estrutura de tecnologia deve ser reformulada e um novo modelo será implantado no Estado, com centralização operacional, de forma que as informações das secretarias fiquem disponíveis em um núcleo centralizado ao governo, mas que cada pasta seja independente na operação de dados.
 

Projeto estrutural para o governo

Para dar andamento aos trabalhos foi criado o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação, que visa o desenvolvimento de soluções na área de tecnologia da informática, de forma que venha a atender as necessidade do governo.
 

Expresso Livre

O Expresso Livre é uma solução completa de comunicação que reúne Email, Agenda, Catálogo de Endereços, Workflow, Mensagens Instantâneas, Gerenciador de Arquivos e Boletins interno em um único ambiente.

Entre as principais características deste mecanismo destacam-se a alta escalabilidade; custo zero; utilização de protocolos padrões; integração com outros sistemas web; independência de fornecedor; independência de plataforma cliente; independência de plataforma servidor e a mobilidade dos usuários.

Este sistema já é usado em outros Estados do Brasil, que garantem a eficiência e qualidade do sistema.
 

DINTEL

Durante a reunião também foi apresentada uma nova estrutura, o Departamento de Informática e Telecomunicações da Policia Civil (DINTEL), que tem a finalidade de prover o Estado de infra-estruturar tecnológica de comunicação em alta velocidade, com dados, voz e imagem, necessária à execução dos serviços públicos de segurança de forma integrada com os serviços municipais, estaduais e federais.

Fonte: Cristiane Cruz

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação parlamentar ao Govern

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de E

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moção de Aplausos aos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aos militares do Corpo de Bombeiros,

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes

Gente de Opinião Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)