Quinta-feira, 16 de janeiro de 2014 - 05h36
Para fortalecer o programa de reabilitação psicossocial e multidisciplinar a pessoas com problemas de dependência química e a familiares, o “Governo da Cooperação planeja a construção de mais três Centros de Referência em Prevenção e Atenção a Dependência Química (Crepad) em Ariquemes, Cacoal, e Vilhena. Durante reunião da Agenda Integrada de Resultados (Agir) na última terça-feira (14), o governador, Confúcio Moura foi informado do andamento do processo que prevê a criação desses centros no interior.
O projeto dos novos centros foi desenvolvido pelo Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp) e está orçado cada um em torno dos R$ 3 milhões. “Além da construção, está incluída toda a compra do mobiliário e instalação da Tecnologia de Informação (TIC), informa a pedagoga e coordenadora da Sepaz, Tereza Sabino.
O processo licitatório deverá acontecer no mês de março. Após a assinatura da Ordem de Serviço pelo governador Confúcio Moura, as obram se iniciam com prazo de 120 dias para finalização. Cada Crepad atenderá a cerca de 300 pessoas diariamente em situação de abuso e dependência química.
Outro trabalho é o de abordagem dos dependentes e familiares, num total de 60 por dia. “A necessidade nos fez abrir os olhos para essa doença que é a dependência química, que assola todo o país, e Rondônia não é diferente. A Superintendência da Paz (Sepaz) setor criado exclusivamente para cuidar desta área vem trabalhando diretamente com essas pessoas”, disse o governador, Confúcio Moura.
A coordenadora da Sepaz, Tereza Sabino, explica que a criação do Crepad é um projeto genuíno do Governo do Rondônia, que viu a necessidade de ampliar os trabalhos da instituição junto à comunidade dependente de drogas ilícitas. Outro foco são os familiares que passam a ser vítimas em razão da convivência. “Percebemos que os trabalhos deveriam ser feitos não somente com os usuários, mas extensivo às famílias que passam a ser atendidas por nós”, informa.
Em Cacoal o governo também prevê a criação de um centro de acolhimento somente para as mulheres.
CREPAD
A proximidade com a Bolívia e o Peru, países que mais produzem cocaína no mundo, aliada às fronteiras desguarnecidas do Brasil, tem surtido efeito direto para o aumento do consumo de drogas entre jovens e adultos.
O Centro de Referência em Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad) é uma unidade de referência implantada pela Superintendência da Paz (Sepaz), a pedido do governador Confúcio Moura. A proposta é garantir que o dependente acesse a rede de serviços, seja acolhido e tenha a motivação necessária para permanecer em tratamento, aderindo com efetividade às metas propostas. Dentre os quais o oferecimento de atendimento psicossocial e multidisciplinar; encaminhamento de dependentes químicos e seus familiares à rede de atenção; assegurar condições para o acolhimento, recuperação e a reinserção social do dependente; além da busca ativa, abordagem de rua e atenção domiciliar. Porto Velho já conta com um centro que fica na rua Rafael Vaz e Silva, 3041, Bairro Liberdade, antigo Hospital Infantil Cosme e Damião. Informação pelo fone (69) 3216 2963.
Fonte: Emerson Barbosa / Decom
Deputado Cirone Deiró anuncia sessão solene da Assembleia Legislativa, em Cacoal
“Homenagear os pioneiros, profissionais liberais, empreendedores, agricultores, cafeicultores, professores, servidores públicos, empresários e insti
Com recursos indicados pela deputada Mariana Carvalho, obras na Estrada dos Periquitos são iniciadas
Uma parceria entre a deputada federal Mariana Carvalho e a Prefeitura de Porto Velho vai garantir a completa revitalização e urbanização da Estrada do
A paralisação das obras de construção da nova ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, ligando Alto Paraíso à BR-364, que teve a ordem de serviço assina