Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo aluga leitos para tirar pacientes do chão


Para retirar do chão pacientes atendidos no Hospital de Pronto Socorro João Paulo II o governo alugou 150 leitos em hospitais da rede privada em Porto Velho. Nesta segunda-feira (5) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) começou acomodar pacientes nos hospitais, Dr Marcelo Cândia, das Irmãs Marcelinas, no qual foram alugados 50 leitos; Pan Americano, onde foram alugados 70 leitos e Madre Mazzarello, onde foram alugados 30 leitos.

O anúncio da medida foi feito no sábado pelo governador Confúcio Moura, em entrevista ao programa Via Sat, da TV Candelária (Rede Record), ancorado pelos jornalistas Sérgio Melo e Léo Ladeia.

O governador disse que adotou tal medida devido a urgência do caso, vez que por mais que a equipe de profissionais do JPII se esforce, não consegue dar vazão a superlotação de pacientes, causada principalmente pelo grande número de acidentes no trânsito da capital, a maioria envolvendo motociclistas que apresentam fraturas que exigem cirurgias e internação.

Como solução mais definitiva, o governo aposta na construção de quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital de Urgência e Emergência. Das quatro UPAs, duas estão sendo construídas pelo governo do Estado, sendo que uma será inaugurada neste mês de dezembro e outra em janeiro, e outras duas são da prefeitura de Porto Velho. Cada unidade desta fará entre 500 a 600 atendimentos por dia e poderá fazer internações de até 48 horas.

A tarefa da Sesau agora será de adotar medidas para evitar que o Pronto Socorro volte a ficar superlotado. De acordo com o governador Confúcio Moura, além de atender pacientes de todo o Estado, um dos fatores que provocam a superlotação é o excessivo tempo médio de internação. Enquanto que a média nacional é de quatro dias, no João Paulo II os pacientes ficam internados em média cerca de 20 dias.

NOVAS DEMANDAS

No início do governo, Confúcio pensava que a superlotação se dava devido ao grande número de cirurgias ortopédicas. Foram feitos mutirões, a fila dos pacientes a espera de cirurgia acabou, mas a superlotação continua. Constatou-se, então, que o JP II recebe uma grande demanda de idosos, pacientes com derrame, hipertensos, etc.

Para atender especificamente essa população, o governador disse que o atual Hospital Infantil São Cosme e Damião está sendo adaptado para ser transformado em hospital geriátrico, com 70 leitos.

Fonte :Decom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mães compartilham histórias que inspiram

Mães compartilham histórias que inspiram

Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc

Presidente da Assembleia, Alex Redano, solicita oferta de cursos profissionalizantes para Ouro Preto do Oeste

Presidente da Assembleia, Alex Redano, solicita oferta de cursos profissionalizantes para Ouro Preto do Oeste

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)