Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governador Ivo Cassol vai recorrer na próxima semana contra cassação


 
MATHEUS PICHONELLI
da Agência Folha

O governador de Rondônia, Ivo Cassol (sem partido), afirmou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que vai apresentar na próxima terça-feira recurso à decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que cassou o seu mandato --e também o de seu vice-governador-- e determinou a realização de nova eleição no Estado.

Cassol havia obtido no TSE (Tribuna Superior Eleitoral), na última quarta-feira, uma liminar que suspendia a execução imediata da decisão do tribunal regional, tomada na véspera. O governador alegou que o seu afastamento traria "prejuízo irreparável, implicando alternância do Poder Executivo e gerando insegurança e intranqüilidade à população".

O ministro do tribunal Arnaldo Versiani atendeu ao pedido, com base em jurisprudência da corte, segundo a qual o afastamento de mandatários de cargos eletivos, principalmente de cargo Executivo, deve aguardar a publicação da decisão e eventuais embargos.

Com a publicação do acórdão, os advogados de Cassol vão contestar a decisão no TSE, para, assim, mantê-lo no cargo, até que todos os recursos sejam julgados. Evitariam, até lá, a realização da nova eleição.

Cassol, reeleito governador em 2006 pelo PPS, é acusado de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder nas eleições de 2006. De acordo com o Ministério Público Eleitoral, ele foi beneficiado em um esquema de compra de votos de funcionários de uma empresa de vigilância de Rondônia, cujo proprietário é irmão do senador Expedito Júnior (PR-RO), também cassado pelo TRE. É acusado também de usar a Polícia Civil do Estado para coagir testemunhas que deporiam contra ele.

O governador nega qualquer favorecimento e afirma que não teve chance de se defender no TRE de Rondônia.

Fonte: Folha de São Paulo

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)