Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governador e parlamentares discutem retomada das obras



O senador Acir Gurgacz (PDT) participou na tarde de ontem, quarta-feira (02/02), junto com o governador Confúcio Moura (PMDB), o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp, ambos do PMDB, de uma reunião em Brasília com a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho.

O governador Confúcio Moura solicitou à presidente da Caixa agilidade nos ajustes necessários ao projeto e nas obras de saneamento básico de Porto Velho, bem como a liberação dos recursos necessários para o prosseguimento das obras.

“Viemos aqui para driblar a burocracia e solicitar uma atenção especial e urgentíssima para esta obra de saneamento, que é de fundamental importância para a saúde de nosso povo e a sanidade da capital de nosso Estado”, disse o governador à presidente da Caixa.

O senador Acir Gurgacz destacou a importância da obra para Porto Velho e reforçou o pedido de agilidade na adequação da obra. “A população de Porto Velho não pode pagar pelos erros do passado e vamos apoiar o governador Confúcio no que for necessário para ajustar o projeto e retomar a obra”, frisou o senador.

A inexistência de um projeto básico na contratação da obra e a constatação de sobrepreço nos contratos com as empreiteiras foram os principais fatores que emperraram a liberação dos recursos e o andamento da obra pelo Ministério das Cidades, Tribunal de Contas da União e Caixa Econômica Federal.

A presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, se comprometeu em agilizar a execução dos ajustes necessários ao projeto, que já estão sendo feitos por uma equipe técnica da instituição, e deu um prazo de 60 dias para a apresentação da primeira etapa das adequações. “É fundamental que todos os processos estejam dentro da legalidade e dos critérios técnicas para que possamos assegurar a boa aplicação dos recursos públicos”, frisou a Maria Fernanda.

O governador Confúcio Moura também foi ao Tribunal de Contas da União (TCU) para apresentar um parecer técnico sobre as suspeitas de sobrepreço e as argumentações para aprovação do orçamento da obra. “Esclarecemos as dúvidas com relação aos preços, que estão dentro da realidade e dos valores de mercado praticados na região Norte, e creio que teremos a liberação imediata dos recursos”, salientou o governador.

As obras de saneamento da Capital, orçadas em aproximadamente R $ 400 milhões, com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, terão uma contrapartida do Governo do Estado de mais de R$ 123 milhões.

As obras foram iniciadas em agosto de 2008, com prazo de 18 meses para serem concluídas. Por conta de fatores com a inexistência de projeto básico e a elaboração do projeto executivo junto com o andamento da obra, a incidência de chuvas, e a necessidade de mudança nos pontos de captação de água, o prazo foi estendido até dezembro de 2010. Com a suspeita de sobrepreço nos contratos, levantada no início do ano passado pelo TCU, as obras foram paralisadas em julho.

Atualmente, apenas 60% das obras estão prontas, correspondendo a 90% dos quatro reservatórios, 70% da estação de tratamento de água, 70% da rede de abastecimento, e apenas 5% da instalação da adutora de água bruta.

As obras de saneamento da Capital estão paralisadas por conta do bloqueio do repasse dos recursos federais pelo Ministério das Cidades e pelo TCU, em junho de 2010. Nas reuniões o governador buscou a melhor forma de resolver o impasse.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)