Porto Velho (RO) domingo, 22 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Governador e anuncia apoio aos pequenos produtores


O governador Confúcio Moura visitou na manhã do último sábado (11) a sede da Associação dos Moradores do Assentamento Maria José Rique, na Linha C 18, BR-364, em Ariquemes. Acompanhado da assessora técnica da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Mary Braganhol, ele conversou com líderes dos assentados e anunciou mais apoio ao desenvolvimento das áreas, com o objetivo de garantir incentivo aos assentados da reforma agrária.

Maria Madalena Silva, presidente da entidade de moradores, abriu a reunião e agradeceu o apoio do governo na busca da melhora da qualidade de vida e da realidade dos assentamentos. Invadida há 15 anos, a área foi desapropriada para fins de reforma agrária, dando origem à comunidade Maria José Rique, onde no último final de semana o governador assumiu o compromisso de buscar junto ao Incra por meio de uma parceria com o governo estadual a regularização definitiva da propriedade.

Ela é uma das pequenas produtoras da região e dona de uma agroindústria que beneficia, atualmente, 40 litros de leite por dia, além de fabricar queijo e manteiga. Em breve terá início também a fabricação de iogurte. “Todo o apoio que tive para o inicio da agroindústria foi na administração do então prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, e hoje como governador ele retorna para mostrar que aqui ainda temos oportunidade de avançar, de aumentar a produção”, disse Maria Madalena.

Maria Estélia, professora na Escola Pólo Mafalda Rodrigues fez um relato sobre o levantamento da pauta da área da educação, ressaltando ser a construção de uma quadra poliesportiva a maior reivindicação da comunidade. O governador propôs ao vereador Vânio Marques, da Câmara Municipal de Ariquemes e que acompanhava a comitiva, a apresentação de projeto para que o governo possa repassar os recursos. A implantação de cursos de alfabetização rápida para jovens e adultos e o fortalecimento do ensino médio na região foram outros pontos debatidos.

As lideranças comunitárias pediram ainda providências para acesso à Internet, telefonia e investimentos em mecanização rural. Na ocasião, o governador designou um técnico para averiguar a possibilidade de implantação das redes tecnológicas e instruiu a comunidade sobre o programa do governo federal e parceria com o governo do estado que libra financiamentos para a aquisição de maquinário no valor de até R$ 50 mil, a juros zero.

O governo explicou que, há algum tempo não visitava a comunidade, mas disse poder garantir que já houve grandes mudanças na cultura e técnicas de cultivo. “Hoje retorno com uma equipe de técnicos para dizer que o governo do estado é parceiro de quem produz, e também possui programas de aquisição dos produtos dessas pequenas propriedades, como a banana que vejo plantações consideráveis aqui na região, e representa um dos incentivos que o estado oferece”, frisou.

O governador lembrou ainda dos estudos para implantação do programa de piscicultura familiar para a região, pois a produção de peixe em cativeiro é atualmente uma das principais fontes de geração de empregos e riquezas para a economia do Estado.

Confúcio Moura visitou, em seguida, o assentamento Madre Cristina, localizado na RO 257 – Travessão B-65, e recebeu das mãos do presidente Eliezer Reis, um projeto para irrigação das propriedades. “Esse assentamento é privilegiado. Terra altamente produtiva e dentro da cidade. Essas terras me encantam. Aqui quem souber produzir, tem grandes chances de se tornar um diferencial”, disse.

Fonte: Daniele Basso / Decom

 

Mais Sobre Política

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), comandou na tarde desta quarta-feira (18), no Plenário da Casa de Leis, Sessão S

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

“A comercialização da saca do café robusta beneficiado está em R$ 700 reais com uma produção estimada para a safra de 2022, de 2,49 milhões de sacas

Lideranças do cooperativismo lançam pré-candidatura de Salatiel Rodrigues a deputado federal

Lideranças do cooperativismo lançam pré-candidatura de Salatiel Rodrigues a deputado federal

Durante a Assembleia Geral Ordinária da OCB (AGO) que aconteceu no último dia 29, em Porto Velho, lideranças do cooperativismo do estado lançaram a

Vereador Fogaça indica compra de cinco ambulâncias para distritos de Porto Velho

Vereador Fogaça indica compra de cinco ambulâncias para distritos de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Podemos) disse nesta terça-feira 17.05 que indicou à Prefeitura a compra de cinco ambulâncias para atendimento aos distrit