Segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 - 12h22
O governador Confúcio Moura visitou na manhã do último sábado (11) a sede da Associação dos Moradores do Assentamento Maria José Rique, na Linha C 18, BR-364, em Ariquemes. Acompanhado da assessora técnica da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Mary Braganhol, ele conversou com líderes dos assentados e anunciou mais apoio ao desenvolvimento das áreas, com o objetivo de garantir incentivo aos assentados da reforma agrária.
Maria Madalena Silva, presidente da entidade de moradores, abriu a reunião e agradeceu o apoio do governo na busca da melhora da qualidade de vida e da realidade dos assentamentos. Invadida há 15 anos, a área foi desapropriada para fins de reforma agrária, dando origem à comunidade Maria José Rique, onde no último final de semana o governador assumiu o compromisso de buscar junto ao Incra por meio de uma parceria com o governo estadual a regularização definitiva da propriedade.
Ela é uma das pequenas produtoras da região e dona de uma agroindústria que beneficia, atualmente, 40 litros de leite por dia, além de fabricar queijo e manteiga. Em breve terá início também a fabricação de iogurte. “Todo o apoio que tive para o inicio da agroindústria foi na administração do então prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, e hoje como governador ele retorna para mostrar que aqui ainda temos oportunidade de avançar, de aumentar a produção”, disse Maria Madalena.
Maria Estélia, professora na Escola Pólo Mafalda Rodrigues fez um relato sobre o levantamento da pauta da área da educação, ressaltando ser a construção de uma quadra poliesportiva a maior reivindicação da comunidade. O governador propôs ao vereador Vânio Marques, da Câmara Municipal de Ariquemes e que acompanhava a comitiva, a apresentação de projeto para que o governo possa repassar os recursos. A implantação de cursos de alfabetização rápida para jovens e adultos e o fortalecimento do ensino médio na região foram outros pontos debatidos.
As lideranças comunitárias pediram ainda providências para acesso à Internet, telefonia e investimentos em mecanização rural. Na ocasião, o governador designou um técnico para averiguar a possibilidade de implantação das redes tecnológicas e instruiu a comunidade sobre o programa do governo federal e parceria com o governo do estado que libra financiamentos para a aquisição de maquinário no valor de até R$ 50 mil, a juros zero.
O governo explicou que, há algum tempo não visitava a comunidade, mas disse poder garantir que já houve grandes mudanças na cultura e técnicas de cultivo. “Hoje retorno com uma equipe de técnicos para dizer que o governo do estado é parceiro de quem produz, e também possui programas de aquisição dos produtos dessas pequenas propriedades, como a banana que vejo plantações consideráveis aqui na região, e representa um dos incentivos que o estado oferece”, frisou.
O governador lembrou ainda dos estudos para implantação do programa de piscicultura familiar para a região, pois a produção de peixe em cativeiro é atualmente uma das principais fontes de geração de empregos e riquezas para a economia do Estado.
Confúcio Moura visitou, em seguida, o assentamento Madre Cristina, localizado na RO 257 – Travessão B-65, e recebeu das mãos do presidente Eliezer Reis, um projeto para irrigação das propriedades. “Esse assentamento é privilegiado. Terra altamente produtiva e dentro da cidade. Essas terras me encantam. Aqui quem souber produzir, tem grandes chances de se tornar um diferencial”, disse.
Fonte: Daniele Basso / Decom
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)