Sábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governador discute a saúde, questão indígena e municípios


 
Porto Velho, 14 de janeiro de 2011 - Desde o início de sua gestão o governador Confúcio Moura tem despachado em diversas secretárias e órgãos do governo. Na manhã desta sexta-feira (14), Confúcio esteve na sede do Instituto de Previdência Social do Estado de Rondônia (Iperon), onde foi recebido pelo presidente Walter Silvano Gonçalves e pelos servidores da instituição.

Em seguida, ainda na sede do Iperon, o governador recebeu o diretor executivo da Fundação Osvaldo Cruz, Rodrigo Stabeli; o secretário da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Muller; o coordenador técnico da Sesau, Luciano Zago e médico pesquisador do Centro de Pesquisa Medicina Tropical, Mauro Tada. Durante a reunião foram apresentadas propostas de parceria com o EstadGovernador discute a saúde, questão indígena e municípios - Gente de Opiniãoo para a qualificação dos servidores e para buscar solução para os problemas na área da saúde.

O diretor executivo da Fiocruz iniciou sobre a parceria entre a fundação e o Estado: “A fundação é parceria de Rondônia desde a criação do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais – Ipepatro, dando suporte para que as pesquisas possam continuar nesta região e incentivando novos pesquisadores”, disse Stabele.

O governador Confúcio Moura enfatizou a necessidade do estado estabelecer boas parcerias, principalmente na gestão da saúde: “Precisamos capacitar nossos servidores da saúde e a Fiocruz pode ser uma importante parceira. Precisamos de um curso de gestão, uma pós-graduação nesta área, iniciando com cerca de vinte vagas. A auditoria em saúde é outra formação necessária no Estado inteiro”, sugeriu Confúcio.

Solidariedade – ajuda para a saúde pública de Rondônia

Ainda durante a reunião, Stabele disse que a fundação está à disposição do Estado, e que o Instituto Fernando Siqueira disponibilizou alguns especialistas para ajudar na solução dos problemas de saúde pública em Rondônia, “Nós somos solidários ao que está acontecendo aqui em Rondônia, por isso colocamos o nosso efetivo à disposição. Queremos saber no que podemos ajudar, mas desde já deixamos à disposição alguns especialistas como cirurgiões pediatras e obstetras.. Se precisarem de profissionais para um mutirão, podem contar conosco”, afirmou Stabele.

O governador agradeceu e falou que toda ajuda é bem vinda. “Nosso grande desafio é tirar os pacientes do chão em 30 dias, e com isso, ir melhorando gradativamente a saúde em Rondônia e essa parceria é muito importante”, destacou Confúcio.

Mauro Tada também deixou o Ipepatro à disposição para ajudar a resolver a situação emergencial na área da saúde. “Estamos à disposição e podemos ajudar na microbiologia, que é algo deficiente no Hospital João Paulo II e Cemetron. Podemos fazer um levantamento de quantos exames são pedidos por mês nestas duas unidades, para termos uma base do que realmente é preciso”, disse Tada.

Fundação de Amparo, Assistência e Desenvolvimento Social dos Povos da Floresta

Em seguida o governador recebeu uma comissão para tratar do projeto de lei que cria a Fundação de Amparo, Assistência e Desenvolvimento Social dos Povos da Floresta (FAASDEP). De acordo com Rubens Nunes, do projeto Jovens Com Uma Missão (Jocum), a criação da fundação tem a finalidade de trabalhar com a causa indígena e ribeirinha. “Rondônia é o único estado que não tem uma secretaria ou órgão voltado para os povos indígenas”, destacou Nunes.

O projeto já foi aprovado pela Assembléia Legislativa, e precisa ser regulamentado para que possa ser criada de fato a fundação. “Nossa fundação tem o objetivo de desenvolver de forma sustentável, além de capacitar ribeirinhos e a população indígena para atender na área da saúde. Na Jocum já fazemos um trabalho parecido e ainda incentivamos a valorização cultural, ensinando o povo indígena a ler e escrever na língua nativa”., explicou Nunes.

O governador parabenizou a comissão pela iniciativa e disse que essa é uma causa muito importante. “Está é uma iniciativa maravilhosa, vamos analisar tudo criteriosamente, verificar se tem recursos previstos no orçamento. Precisamos verificar a lei para despachar e depois cuidar da parte de regulamentação, além de verificar um local para desenvolver os trabalhos, estaremos verificando isso”, informou Confúcio.

Reunião com prefeito de Rio Crespo

Finalizando a agenda na parte da manhã o governador recebeu o prefeito de Rio Crespo, Geraldo Nicodemos Júnior e a primeira dama Dirce Moresco. O prefeito fez um breve balanço sobre a situação do município e solicitou ajuda do governador para resolver problemas na área da saúde e educação.

Entre os assuntos abordados está a dificuldade em manter médicos no município. O prefeito alegou que a situação da saúde no interior é a mesma da capital e que o único posto de saúde que Rio Crespo possuí foi construído há mais de vinte anos e nunca passou por uma reforma completa. “A situação de Rio Crespo é igual a da capital, só que em proporção menor, de acordo com o tamanho do município. Tínhamos dois médicos do Estado lotados em Rio Crespo, mas os médicos não apareciam. Quando questionados, eles resolveram pedir demissão. Estamos precisando repor o quadro”, solicitou o prefeito.

Ao final da reunião o prefeito solicitou ajuda para a construção de duas salas de aulas, devido a um problema na documentação do terreno das escolas de Rio Crespo. Segundo ele o município não consegue recursos federais, embora esteja tentando resolver a situação.

O governador Confúcio Moura reiterou que sua gestão será em parceria com os municípios e pediu para o prefeito encaminhar uma solicitação por escrito para que ele possa atender essa necessidade e contribuir com a educação de Rio Crespo.

Fonte: Decom
Foto: Marcos Freire

 

Gente de OpiniãoSábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),

Gente de Opinião Sábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)