Quinta-feira, 27 de março de 2008 - 12h25
No dia 14/03/08, o professor Hélio Costa, presidente do Grupo Gay de Rondônia (GGR) fez publicar, na mídia eletrônica local, matéria assinada sob o título "Política de Lula contra discriminação não é seguida por Roberto Sobrinho". Na nota, o Presidente do GGR assinala que a Conferência Nacional GLBT é "um dos marcos da política de direitos humanos do Presidente Luis Inácio da Silva", lembrando ainda que, em Rondônia, o evento tem contado com o apoio do governo, através da Secretaria Estadual de Serviço Social (SEAS). Na matéria, o ativista GLBT Hélio Costa lamenta o fato de a Prefeitura de Porto Velho não ter realizado a conferência municipal GLBT, fase preparatória para realização da Conferência Estadual.
Dada a repercussão da matéria, as organizações não-governamentais sediadas em Porto Velho, que desenvolvem ações para promoção da homoafetividade e da cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis, a exemplo do Projeto Vida, Núcleo GLBT da COOPEMBAMAS, Grupo Cidade, Cultura e Inclusão (GCCI), assim como, simpatizantes da causa e o segmento GLBT, como um todo, solidarizam-se com o Presidente Hélio Costa, na defesa intransigente dos direitos da população GLBT, irmanando-se, também, no fortalecimento da luta diária deste segmento, historicamente excluído de seus direitos mínimos de cidadania.
No entanto simpatizantes e o próprio segmento GLBT reconhecem as atitudes constantes de apoio da Prefeitura de Porto Velho na realização de diversos eventos para promover a visibilidade da luta deste segmento, em especial, a acolhida da municipalidade para realizar as Paradas do Orgulho GLBT, coordenadas pelo GGR, com o apoio e a participação das demais ONGs que tratam da causa.
A Parada do Orgulho GLBT tornou-se um evento de grande monta, hoje se equiparando aos grandes certames da cultura popular, como a Banda do Vai Quem Quer, por exemplo, ou da agroindústria, realizadora da Cavalgada. Por reunir uma grande aglomeração de pessoas, esses eventos só são possíveis com o apoio irrestrito de diversos setores da administração pública municipal. O apoio da Prefeitura de Porto Velho ao segmento GLBT não se limita só a este assunto. Instituições da municipalidade, sempre que solicitadas, se fizeram presentes, apoiando, das mais variadas formas, a realização de seminários, palestras, oficinas, dentre tantas outras ações, protagonizadas pela comunidade GLBT.
No campo das legendas partidárias, o segmento reconhece a receptividade calorosa e solidária do Partido dos Trabalhadores. Acredita que esta agremiação política que, ao logo de sua história, empunhou, defendeu e avançou com as bandeiras dos oprimidos e, dentre as flâmulas dos excluídos, fez, faz e fará tremular, no cume dos Direitos Humanos, a bandeira GLBT. O compromisso do partido com a causa GLBT se explicita, por exemplo, na criação e instalação, recentemente, do Setorial GLBTT do PT de Rondônia, uma instância de organização e discussão partidária, para formulação e encaminhamentos de diretrizes para promoção dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis.
O grupo Gay de Rondônia (GGR), o Núcleo GLBT da COOPEMBAMAS, o Grupo Cidade, Cultura e Inclusão (GCCI), o Projeto Vida e a comunidade GLBT de Porto Velho, de forma geral, lamentam profundamente se o conteúdo do texto assinado pelo militante da causa GLBT, professor Hélio Costa, tenha causado estranheza. O reclame do ativista combativo repousou, única e exclusivamente, na oportunidade ímpar de se dar encaminhamento a políticas públicas a serem desenvolvidas no âmbito da municipalidade, transcendendo, desta feita, as ações eventuais, para efetivar, concretamente, políticas públicas de caráter continuado, universalizador e com reais possibilidades de transformação da realidade deste segmento.
Inspiram a comunidade GLBT para luta, as iniciativas como a do Governo Federal, através do Programa Brasil sem Homofobia e da realização da 1ª Conferência Nacional GLBTT; as forças e a coragem de ONGs e de parlamentares compromissados com o desenvolvimento humano, a exemplo citamos as atitudes, no Parlamento Brasileiro, da Senadora Fátima Cleide e do Deputado Federal Eduardo Valverde, que ocupam espaço no cenário nacional, com orgulho, para defender os direitos de grupos excluídos ou minoritários, como índios, negros, estrangeiros, idosos, portadores de necessidades especiais e homossexuais. Temos certeza de que a Prefeitura de Porto Velho, comandada hoje pelo Partido dos Trabalhadores sob o lema Cidade Para Todos, não só apresentará, em momento oportuno, suas propostas de políticas públicas para o segmento GLBT, pois se trata de uma diretriz partidária que, inclusive, encontra apoio na maioria da população, como também abrirá espaços, na esfera da administração municipal, para discussão permanente deste tema.
Grupo Gay de Rondônia (GGR)
Núcleo GLBT da COOPEMBAMAS
Grupo Cidade, Cultura e Inclusão (GCCI)
Projeto Vida
Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond
Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e