Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS: Pergunta idiota


 


 

Dia da Cruz
 Hoje é o Dia da Cruz, não se tratando da Cruz Vermelha Brasileira ou Internacional, mas sim da Cruz do Calvário.
 - É um dia de profunda meditação - sem relacionamento com o nosso Senado da República.

A imprensa perdeu
Absolvido no primeiro julgamento por falta de decoro parlamentar, Renan Calheiros se torna o inimigo número um da imprensa. Seu grande crime: impedir o acesso à informação.
 - Foram duas as agressões: a primeira, escancarada, foi a absolvição do presidente do Congresso, Renan Calheiros que, segundo a Polícia Federal, cometeu vários ilícitos. A segunda agressão, mais grave, aterradora, pode ser chamada de "apagão" institucional. O Senado da República foi convertido num verdadeiro porão - fechado, lacrado, blindado ao escrutínio da sociedade, ilha autoritária em plena Praça dos Três Poderes.

A varredura eletrônica do plenário, a proibição do uso de computadores pelos senadores, a recomendação para que os celulares fossem desligados, e, o pugilato entre os leões-de-chácara e os deputados que foram autorizados pelo STF a assistir ao julgamento, desvendam a razão do secretismo da sessão: impedir a presença da mídia. Renan Calheiros e os cangaceiros de todo o país que o apóiam sabiam que a presença da imprensa seria a única força capaz de impedir a absolvição. Apostaram todas as fichas no sigilo. Não se importavam em agredir a sociedade, só não queriam testemunhas. Os malfeitores trabalharam no escuro, eles têm prática, ganharam o primeiro round. Nos próximos, será diferente - terão que ser travados às claras.

Vitória do Senado
O Senado Federal disse claramente aos brasileiros que não considera haver provas suficientes para cassar o mandato do seu presidente por falta de decoro parlamentar.
 
Tecnicamente, o julgamento foi perfeito. Segundo o senador Francisco Dornelles, do PP do Rio, ex-secretário da Receita Federal, não há provas nem mesmo de crime tributário contra Renan Calheiros no caso do pagamento de pensão à sua ex-namorada, Mônica Veloso. Dornelles não escondeu seu voto. Pelo contrário: mandou sua assessoria distribuir um comunicado relatando sua intervenção em defesa de Renan durante a sessão secreta.  O argumento do ex-secretário da Receita Federal pesou no julgamento, dando aos indecisos um argumento técnico para a abstenção ou para o voto na presunção de inocência.
 
Mas apenas o jornal Estado de S.Paulo deu atenção ao detalhe, que poderia mudar as opiniões sobre a decisão do Senado. Ao escolher a decisão técnica, contra a pressão absoluta da imprensa, o Senado sai vencedor.

Derrota do Senado
A Folha de S.Paulo publicou entrevista do senador petista Aloizio Mercadante, na qual ele cita o parecer de Dornelles para justificar sua abstenção. Mercadante afirma que, ao se dar conta de que, tecnicamente, não havia como condenar Renan, apresentou requerimento para adiar a sessão, mas foi derrotado no encaminhamento. Segundo Mercadante, até mesmo o senador Eduardo Suplicy se convenceu, com a explicação do ex-secretário da Receita, de que Renan não havia atentado contra o decoro parlamentar no caso específico em que estava sendo acusado.
 Mas o julgamento de Renan Calheiros também é político. A considerar a reação unânime da imprensa, o Senado foi condenado ao absolver seu presidente.

O umbigo da imprensa
Os jornais de ontem estampam o conflito que se estabeleceu entre o Poder Legislativo da República, e o informal - mas, concreto poder da mídia.  O Senado ignorou a pressão unânime da imprensa. Resta à imprensa explicar aos seus leitores o que, realmente, aconteceu.

Aposta errada
Não basta, como faz a Folha de S.Paulo, dizer que alguns senadores mentiram ao anunciar que votariam pela cassação, e, optando, depois, pelo voto a favor de Renan ou pela abstenção. Com base nas declarações de intenção de voto, a Folha havia apostado na cassação por 41 a 37.  O imenso umbigo do jornal o impede de admitir que os senadores possam, simplesmente, ter mudado de idéia, diante do argumento de um especialista de que não havia provas para tirar o mandato de Renan Calheiros.
 
O Globo chamou os senadores de covardes. Um de seus colunistas chegou a afirmar que o Senado Federal acaba de cometer suicídio coletivo.
 
Considerando-se que os parlamentares precisam da opinião pública a seu favor, pode-se imaginar o contrário, ou seja, que os senadores foram corajosos ao afrontar a vontade unânime da mídia, correndo o risco de serem execrados na próxima eleição.

Hora de investigar
Renan ainda terá de responder a, pelo menos, duas outras acusações. Antes disso, certamente, o Senado terá mudado as regras, impedindo que se repita a sessão secreta que produziu cenas de luta-livre na porta do plenário, entre seguranças e deputados.
 Está mais do que na hora de a imprensa retomar seu verdadeiro papel, o de informar a opinião pública. É preciso investigar a vida de Renan Calheiros. Mas, também, seria útil conhecer melhor os senadores que ele ameaçou, quarta-feira, durante os debates.
 A sociedade precisa saber, afinal, o que esses parlamentares têm a esconder.

Algumas dúvidas
A absolvição de Renan Calheiros, no julgamento específico sobre a origem do dinheiro que paga a pensão da ex-namorada e à sua filha, cria um momento único para a análise da imprensa.  A imprensa não pode descartar a hipótese de que o Senado tenha votado conscientemente contra a cassação, por não haver provas de que ele tenha usado dinheiro da empreiteira para cobrir as despesas. Também, não é absoluta a afirmação de que a votação tenha sido resultado, apenas, de manobras do Governo. Afinal, pelo menos, cinco senadores do Partido Democratas e três do PSDB teriam votado a favor de Renan. E não consta que esses dois partidos tenham qualquer afinidade com os interesses do governo.
 
Além disso, a julgar pelo clima de guerra que se estabeleceu após o julgamento, com a oposição decidida a bloquear a votação da CPMF, o Executivo pode sair perdendo com a absolvição de Renan. Não basta fazer afirmações para que a verdade apareça.

O clamor público
A Ordem dos Advogados do Brasil distribuiu nota à imprensa para protestar contra o resultado do julgamento. O presidente da OAB, Cezar Britto, disse à Folha de S.Paulo, que o resultado da votação, na contramão do clamor público, distancia, ainda, mais o Senado da sociedade.

O jornal não lhe perguntou se, em qualquer caso de clamor público, os advogados deveriam ser dispensados da defesa, já que a condenação, no seu entender, seria automática.  O Senado ignorou o clamor público. Cada senador votou conforme sua vontade, entre as pressões da imprensa e do Governo.
 
Renan Calheiros, ainda, vai ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Ele é alvo do inquérito policial número 2.593, acusado de corrupção, uso de notas frias e enriquecimento ilícito.
 
Mais uma oportunidade para uma Justiça que satisfaça a imprensa e o clamor público.

Pergunta idiota
- Uma curiosidade me tirou o sono, na noite passada: o que fizeram os senadores rondonianos (Expedito, Fátima, e Valdir), na votação que absolveu o pecuarista RC?

Para refletir
Enquanto durava a sessão secreta que absolveu Renan Calheiros, a TV Senado exibia uma reportagem sobre a produção bovina - o mundo dos bois nacionais. O programa mostrou como anda moderna a pecuária no Brasil. Mostrou como a carne bovina brasileira vem conquistando o imenso mercado internacional. Nada mais adequado. Parecia uma fina ironia. Um programa com tal enfoque justamente no momento em que o presidente da Casa estava sendo julgado sob a acusação, entre outras, de usar notas frias no comércio de sua manada de ouro na sua Fazenda de Alagoas.
 
Renan Calheiros, um político profissional oriundo da classe média alagoana, tornou-se um homem rico. Seu patrimônio oficial é avaliado em mais de uma dezena de milhões de reais. Deveria ser capa das revistas que tratam de negócios. Um homem que se dedica, diuturnamente, à política, há mais de duas décadas, conseguiu amealhar tamanho patrimônio.
 
- Um exemplo da capacidade empreendedora nacional, agora, com o aval da maioria dos senadores.

Fonte: [email protected]

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)