Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS: PADRE ENZO & PADRE MARCELO


 

Marina... sempre Marina

Ela não conseguiu impedir que o Governo suspendesse a construção das usinas do complexo do rio Madeira. Não satisfeita, e para não ser derrotada, agora, a ministra do Meio Ambiente vem com outro ataque contra Rondônia: ao falar da concessão de licença prévia ao empreendimento como uma vitória da sociedade, em julho, a ministra Marina Silva, disse que a retirada das eclusas foi uma das melhorias feitas no projeto em decorrência da discussão pública e da análise técnica. Mas, segundo ela, “a hidrovia poderia levar impacto ambiental e econômico para uma região altamente preservada”.

- Dá para entender essa senhora?

Enteado

(ou apadrinhado)

Ontem, lá pelas 9 horas, na Rádio Caiari de Porto Velho, um secretário municipal lamentou que o dono de uma casa de pasto ocupou o leito da rua entre o Ginásio Poliesportivo Claudio Coutinho e a Praça Aluisio Ferreira, com mesas e equipamentos de lanches. Disse o tal secretário que “o comerciante apossou-se da via pública, como se dono fosse”.

- Ora, meu secretário, quem é a autoridade responsável e fiscal para desocupar aquele  espaço? Não é o caso da sua secretaria resolver a questão? (Ou, no mínimo, já que é assessor do Executivo, porque não levar o problema ao responsável pelo setor?)

8 aninhos

Ontem, nosso confrade FOLHA DE RONDÔNIA festejou o oitavo aniversário de fundação. Com sede em Ji-Paraná, foi o primeiro jornal diário a circular em todo o interior do nosso estado, cobrindo os 52 municípios rondonianos. Graças à argúcia do empresário - que não era do ramo - Pedro André de Souza, a FOLHA DE RONDÔNIA se tornou um dos principais jornais brasileiros do norte. Com profissionais dedicados, é um exemplo de empreendedorismo a ser seguido.

- Parabéns, FOLHA! Nos irmanamos no mesmo ideal de fazer jornalismo verdadeiro, como forma de darmos nossa parte aos caminhos do progresso de Rondônia.

Cuspiu prá cima

O Sintero xingou, criticou, ofendeu, e tentou humilhar (todos) os deputados estaduais de Rondônia. Agora, pede arrêgo - pinico, eu diria - aos parlamentares, implorando mediação com o governador.

- Nunca diga “desta água eu não bebo”.

Vivinho da silva

Melki Donadon está com muita saúde, ativo e trabalhando por Vilhena. Os boatos de que teria morrido, em Brasília, servira-lhe (+ 1 x) como promoção, e lembrete de que MD continua reinando no Cone Sul.  Muita gente chegou a comprar foguetes - quanta maldade! Mas, o pátio da prefeitura ficou lotado de carpideiras, admiradores, e fanáticos pelo homem - gente que reconhece nele o melhor prefeito que Vilhena teve.

- E, que vivo, hein!

Enzo & Marcelo

O que esses religiosos estão fazendo em Porto Velho, é de causar inveja em qualquer político. Padre Enzo mantém um complexo educacional-profissionalizante que, em poucas cidades brasileiras existem. E, o Padre Marcelo, com aquele instituto de educação, também, profissionalizante, é o outro exemplo de desprendimento, seriedade, solidariedade, fé na juventude e dedicação à causa social.

O que eles ganham? Não pense que são remunerado$ pelo admirável trabalho que fazem. Apenas, (apenas?) o fazem por amor ao próximo.

- Que exemplo, hein! Que orgulho para Porto Velho ter dois homens dessa estirpe.

- (E, que vergonha para nós, que nascemos neste chão, e pouco fazemos pelo bem comum!)

Ecoturismo

Já, na Edição nº 164, está nas bancas o JORNAL E REVISTA ECOTURISMO E AGROENERGIAS RENOVÁVEIS. A primeira publicação da imprensa brasileira - há 17 anos - especializada em assuntos correlatos ao seu nome (turismo, energias, ecologia e meio ambiente), ECOTURISMO tem merecido comentários de especialistas destas áreas. É a melhor leitura para quem quer saber mais sobre bioenergias e seus desdobramentos. Recomendável para estudantes, estudiosos, e curiosos.

- Hércules Góes, jornalista, advogado e escritor (“Madeira Mamoré: Patrimônio da Humanidade”, “Perspectivas Econômicas da Amazônia”, entre outros livros) é o fundador e editor de ECOTURISMO.

C.P.M.F

Troque-se o C (de Comissão) por I (de imposto). - E, o P (de Provisória) entenda-se PERMANENTE.

- Explico: os legisladores brasileiros (NOSSOS REPRESENTANTES, na Câmara dos Deputados e no Senado) já estão embarcando na canoa impositiva da ânsia por receitas do monstro arrecadador. O que foi inventado para ser uma cobrança temporária, provisória, por tempo limitado, com vida curta, já se estende por uma década - ou mais - e, parece (é certo) que vai engrossar a longa lista de impostos brasileiros, in aeternum.

- Bem feito, para nós, que não sabemos - ou não queremos - escolher bem nossos representantes!

Para refletir

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein.

gillettePRESS 15 - [email protected]

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)