Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS: PADRE ENZO & PADRE MARCELO


 

Marina... sempre Marina

Ela não conseguiu impedir que o Governo suspendesse a construção das usinas do complexo do rio Madeira. Não satisfeita, e para não ser derrotada, agora, a ministra do Meio Ambiente vem com outro ataque contra Rondônia: ao falar da concessão de licença prévia ao empreendimento como uma vitória da sociedade, em julho, a ministra Marina Silva, disse que a retirada das eclusas foi uma das melhorias feitas no projeto em decorrência da discussão pública e da análise técnica. Mas, segundo ela, “a hidrovia poderia levar impacto ambiental e econômico para uma região altamente preservada”.

- Dá para entender essa senhora?

Enteado

(ou apadrinhado)

Ontem, lá pelas 9 horas, na Rádio Caiari de Porto Velho, um secretário municipal lamentou que o dono de uma casa de pasto ocupou o leito da rua entre o Ginásio Poliesportivo Claudio Coutinho e a Praça Aluisio Ferreira, com mesas e equipamentos de lanches. Disse o tal secretário que “o comerciante apossou-se da via pública, como se dono fosse”.

- Ora, meu secretário, quem é a autoridade responsável e fiscal para desocupar aquele  espaço? Não é o caso da sua secretaria resolver a questão? (Ou, no mínimo, já que é assessor do Executivo, porque não levar o problema ao responsável pelo setor?)

8 aninhos

Ontem, nosso confrade FOLHA DE RONDÔNIA festejou o oitavo aniversário de fundação. Com sede em Ji-Paraná, foi o primeiro jornal diário a circular em todo o interior do nosso estado, cobrindo os 52 municípios rondonianos. Graças à argúcia do empresário - que não era do ramo - Pedro André de Souza, a FOLHA DE RONDÔNIA se tornou um dos principais jornais brasileiros do norte. Com profissionais dedicados, é um exemplo de empreendedorismo a ser seguido.

- Parabéns, FOLHA! Nos irmanamos no mesmo ideal de fazer jornalismo verdadeiro, como forma de darmos nossa parte aos caminhos do progresso de Rondônia.

Cuspiu prá cima

O Sintero xingou, criticou, ofendeu, e tentou humilhar (todos) os deputados estaduais de Rondônia. Agora, pede arrêgo - pinico, eu diria - aos parlamentares, implorando mediação com o governador.

- Nunca diga “desta água eu não bebo”.

Vivinho da silva

Melki Donadon está com muita saúde, ativo e trabalhando por Vilhena. Os boatos de que teria morrido, em Brasília, servira-lhe (+ 1 x) como promoção, e lembrete de que MD continua reinando no Cone Sul.  Muita gente chegou a comprar foguetes - quanta maldade! Mas, o pátio da prefeitura ficou lotado de carpideiras, admiradores, e fanáticos pelo homem - gente que reconhece nele o melhor prefeito que Vilhena teve.

- E, que vivo, hein!

Enzo & Marcelo

O que esses religiosos estão fazendo em Porto Velho, é de causar inveja em qualquer político. Padre Enzo mantém um complexo educacional-profissionalizante que, em poucas cidades brasileiras existem. E, o Padre Marcelo, com aquele instituto de educação, também, profissionalizante, é o outro exemplo de desprendimento, seriedade, solidariedade, fé na juventude e dedicação à causa social.

O que eles ganham? Não pense que são remunerado$ pelo admirável trabalho que fazem. Apenas, (apenas?) o fazem por amor ao próximo.

- Que exemplo, hein! Que orgulho para Porto Velho ter dois homens dessa estirpe.

- (E, que vergonha para nós, que nascemos neste chão, e pouco fazemos pelo bem comum!)

Ecoturismo

Já, na Edição nº 164, está nas bancas o JORNAL E REVISTA ECOTURISMO E AGROENERGIAS RENOVÁVEIS. A primeira publicação da imprensa brasileira - há 17 anos - especializada em assuntos correlatos ao seu nome (turismo, energias, ecologia e meio ambiente), ECOTURISMO tem merecido comentários de especialistas destas áreas. É a melhor leitura para quem quer saber mais sobre bioenergias e seus desdobramentos. Recomendável para estudantes, estudiosos, e curiosos.

- Hércules Góes, jornalista, advogado e escritor (“Madeira Mamoré: Patrimônio da Humanidade”, “Perspectivas Econômicas da Amazônia”, entre outros livros) é o fundador e editor de ECOTURISMO.

C.P.M.F

Troque-se o C (de Comissão) por I (de imposto). - E, o P (de Provisória) entenda-se PERMANENTE.

- Explico: os legisladores brasileiros (NOSSOS REPRESENTANTES, na Câmara dos Deputados e no Senado) já estão embarcando na canoa impositiva da ânsia por receitas do monstro arrecadador. O que foi inventado para ser uma cobrança temporária, provisória, por tempo limitado, com vida curta, já se estende por uma década - ou mais - e, parece (é certo) que vai engrossar a longa lista de impostos brasileiros, in aeternum.

- Bem feito, para nós, que não sabemos - ou não queremos - escolher bem nossos representantes!

Para refletir

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein.

gillettePRESS 15 - roquevha@hotmail.com

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)