Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS: Dia do Médico e de São Lucas (médico)


O médico cuida da saúde das pessoas, estuda as causas das doenças, a sua prevenção e combate.
Com base em resultados de exames clínicos, define diagnósticos e tratamentos; prescreve medicamentos e realiza cirurgias.
O médico, também, participa de programas de prevenção, saneamento e planejamento da medicina social.
É, imprescindível, para esse profissional, dedicação e controle emocional, para enfrentar as emergências de pronto socorro e de UTIs.
Fascínio
Nenhuma outra atividade profissional lida tão de perto e tão diretamente com a vida quanto a Medicina. Talvez, por isso, ela exerça um fascínio tão grande junto aos jovens que procuram uma profissão.
Ela é responsável por descobertas como: anestesias, transplantes, manipulação genética, medicina nuclear, e tantos outros avanços no campo científico.
Dedicação
Ao médico, cabe dedicar-se ao ser humano a fim de conservar ou recuperar sua saúde. É ele quem investiga as causas de uma doença, diagnosticando e estudando maneiras de preveni-las, ou combatê-las. Exames clínicos e laboratoriais de alta tecnologia colaboram na realização do diagnóstico, na definição do tratamento, prescrição de medicamentos e realização de cirurgias.
Ele, também, participa de programas de prevenção, saneamento e planejamento da Medicina Social.
Independentemente da especialidade que venha a escolher o médico vai, obrigatoriamente, ter contato com casos médicos de todas as áreas.
Salvar vidas
Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A sua missão é de salvar vidas. Pelo talento de suas mãos, transforma todo homem em bonança. Sua alma não se contém diante do desespero de uma criança ou de um idoso. Por isso, o médico vai operando milagres trazendo esperança a corações desesperançados.
Por amor
Falar do ofício de médico não é fácil. Se muitos o fazem só por dinheiro, o médico o faz por amor ao ser humano, altruísta sempre. Não há tempos, nem momentos para fazer o bem, por isso, devemos a ele nossa saúde.
- Parabéns, pelo seu dia, doutor!
- Que bom que você não escolhe dia para exercer a tua profissão!
- Para você, todo dia é dia de salvar vidas. Por isso, seremos sempre gratos e rendemos nossas homenagens.
- Sincero agradecimento de quem sabe que sem você nossa vida não seria tão feliz.
- Feliz dia do Médico!
Porque o dia 18
O dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja Católica a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.
Lucas não conviveu, pessoalmente, com Jesus. E, por isso, a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Além do evangelho, é autor do "Ato dos Apóstolos", que complementa o evangelho.
São Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antioquia. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego.
O gentio
São. Lucas não era hebreu, e sim "gentio", como era chamado todo aquele que não professava a religião judaica.
Não há dados precisos sobre a vida de São Lucas. Segundo a tradição, era natural de Antióquia, cidade situada em território, hoje, pertencente à Síria, e, que, na época, era um dos mais importantes centros da civilização helênica da Ásia Menor. Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte.
Há incerteza, igualmente, sobre as circunstâncias de sua morte. Segundo alguns, teria sido martirizado, vítima da perseguição dos romanos ao cristianismo; segundo outros, morreu de morte natural em idade avançada. Tampouco se sabe ao certo onde foi sepultado e onde repousam seus restos mortais. Na versão mais provável e aceita pela Igreja Católica, seus despojos encontram-se em Pádua, na Itália, onde há um jazigo com o seu nome, que é visitado pelos peregrinos.
O médico
Não há provas documentais, porém há provas indiretas de sua condição de médico. A principal delas nos foi legada por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a "Lucas, o amado médico" (4.14). Foi grande amigo de São Paulo e, juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus entre os gentios.
Outra prova indireta da sua condição de médico consiste na terminologia empregada por Lucas em seus escritos. Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo. Este fato tem sido objeto de estudos críticos comparativos entre os textos evangélicos de Mateus, Marcos e Lucas, e é apontado como relevante na comprovação de que Lucas era, realmente, médico. Dentre estes estudos, o de Dircks, que contém um glossário das palavras de interesse médico encontradas no Novo Testamento.
Pintor e santo
A vida de São. Lucas, como evangelista e como médico, foi tema de um romance histórico muito difundido, intitulado "Médico de homens e de almas", de autoria da escritora Taylor Caldwell. Embora se trate de uma obra de ficção, ela muito tem contribuído para a consagração da personalidade e da obra de São Lucas.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga. Eurico Branco Ribeiro, renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório São Lucas, em São Paulo, é autor de uma obra fundamental sobre São Lucas, em quatro volumes, totalizando 685 páginas, fruto de investigações pessoais e rica fonte de informações sobre o patrono dos médicos. Nesta obra, intitulada "Médico, pintor e santo", o autor afirma que, já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do "Colégio dos Filósofos e dos Médicos".
A escolha de São. Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como "dia dos médicos", é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. No Brasil, está, definitivamente, consagrado o dia 18 de outubro como "dia dos médicos".
- Parabéns, à Faculdade São Lucas, centro porto-velhense de cultura, e excelência em assistência social, pela feliz escolha de tão exemplar nome para sua instituição!
Para descontrair
Uma jovem mulher entrou no consultório de seu médico queixando-se de dor:
- Onde dói?, pergunta o doutor.
- O senhor tem que me ajudar, dói tudo!, disse a mulher.
- O que você quer dizer com tudo? pergunta o doutor. Seja mais específica!
A mulher tocou seu joelho direito com seu indicador e gritou: Ai!, dói!
Depois, ela tocou o lado esquerdo da face e gritou de novo: Ui! Aqui, também, dói!
Então, ela tocou o lobo da orelha direita: Ui! Mesmo aqui, dói, também!, ela disse, chorando.
O doutor olhou para ela pensativo, por um momento, e perguntou: Você é loura natural?
- Sim, por quê?, ela respondeu.
- Foi o que eu pensei, disse o médico. Você está com o dedo quebrado!
(Com meus respeitos às loiras.)
Fonte: [email protected]

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Em uma reconfiguração significativa do partido Republicanos, o empresário, médico psiquiatra, ex-deputado federal e ex-vice-governador de Rondônia,

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) celebrou a conclusão do projeto que dará início aos trabalhos de reforma e requalificação do Compl

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

A Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec) promove no próximo domingo (23) seu 3º Torneio de Pesca Esportiva. A competição

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)