Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS: CPMF para a saúde? !


 

 

 

 

Dia do Idoso

Pelo menos, hoje, devemos homenagear aqueles que têm muito o que nos passar de bom, mas não sabemos como respeitá-los com dignidade.

Hoje é, também, o Dia do Fazendeiro  - que não é agricultor, cuja data de comemoração é 13 de setembro.

Ainda hoje, o dia é dedicado aos Portadores de Deficiência. Por isto, merecem uma grande homenagem, tão merecedores que são de respeito quanto qualquer outro cidadão.

E, saiba, que hoje começa a Primavera, e, por isso é considerado o Dia da Árvore. Aproveite este dia, e plante uma, mesmo que seja uma mudinha só, que já estará fazendo alguma coisa pela preservação da natureza. 

 

PMDB, PSDB, PT ou PFL 

"Ninguém conseguiria governar o Brasil sem a CPMF", disse o presidente Luiz da Silva. E, acrescentou que somente os "sem juízo" podem querer abrir mão da CPMF.

- Nem vou comentar tanta gozação para cima do brasileiro.

 

CPMF para a saúde? !

- Ah, é?

Introduzido há 10 anos, a pretexto de reforçar provisoriamente o combalido caixa do SUS, o tributo se eternizou, enquanto a superlotação e o caos administrativo e sanitário dos postos de saúde e hospitais públicos continuam infernizando a vida de nós todos.

Na verdade, a CPMF é um acréscimo à tonelagem de carga tributária que esmaga os trabalhadores, os empresários e a classe média deste país! Em 1997, correspondia a 0,20% sobre o valor das movimentações bancárias; hoje, arranca 0,38%. Isso não é pouco, pois, no ano passado, totalizou R$ 32 bilhões, ou 1,4% do PIB, e, apenas no primeiro quadrimestre deste ano, o Fisco arrecadou mais de R$ 10 bilhões com a CPMF.

 

Só Lula não vê

É consenso entre os economistas, daqui e do mundo inteiro, que a CPMF é um imposto ruim porque reduz a produtividade geral, desestimula a expansão do mercado formal de trabalho pela retração dos investimentos produtivos, aumenta a sonegação, compromete a competitividade das exportações e assim por diante. Contra as aparências, não é um imposto difícil de sonegar, e o esforço empregado por produtores e consumidores para evadí-lo drena energias, tempo e atenção que poderiam ser aplicados na criação de riquezas e no desenvolvimento de mercadorias de melhor qualidade e menor preço.

 

Governo gastador

Imposto em cascata, a CPMF não só se imiscui em cada etapa da produção como castiga o contribuinte honesto. Empresa que funciona dentro da lei opera com os bancos e, assim, sofre concorrência desleal dos congêneres informais. E mais informalidade significa mais subemprego, trabalho sem carteira assinada e um rombo cada vez maior no caixa da previdência social.

Ao mesmo tempo, um quarto do que a CPMF arrecada só serve para sustentar a burocracia fazendária encarregada de fiscalizar o seu recolhimento. Portanto, mais um peso morto que a sociedade tem de arrastar.

 

Perversidade

O banco, que tem a responsabilidade de recolhê-la, se compensa disso aumentando suas taxas de serviço, o que contribui para manter os juros nas alturas.

Mas os efeitos perversos da CPMF não se esgotam no plano econômico-financeiro, pois contaminam a própria esfera da moralidade social. Como demonstra recente pesquisa coordenada pelo cientista político Alberto Almeida, do Instituto Ipsos, os tributos não-declaratórios, embutidos no preço final dos produtos (aqueles que o bolso sente, mas os olhos não vêem), estão fortemente associados à cultura de tolerância à corrupção, fomentadora da triste mentalidade do rouba, mas faz!

 

Pobre Zé !

O cientista político conclui que as atitudes despreocupadas em relação à corrupção se concentram nos setores mais pobres da população, que, além de afligidos por problemas urgentes de saúde e de segurança, não notam a presença dos impostos no seu cotidiano, embutidos nos preços das mercadorias e dos serviços que consomem, ao contrário das classes média, média alta e alta, que fazem declaração de rendimentos ao pagarem o IR.

Em poucas palavras, para amplas camadas da sociedade brasileira, a corrupção é financiada com o dinheiro dos "outros", pois no Brasil a participação dos impostos nos preços do varejo não é transparente como noutros mais adiantados, onde os recibos de caixa discriminam o tributo sobre o consumo.

 

Para refletir

"A CPMF é outro desses impostos mascarados, que dificultam a tomada de consciência da população como um todo para proteger o 'nosso dinheiro' de um governo gastador.

É para conscientizar o Brasil do mal que o imposto do cheque faz para o corpo e a alma desta nação que me alio às Associações Comerciais e Industriais, as Federações do Comércio e da Indústria, Câmaras de Diretores Lojistas, OAB e outras forças sociais. Temos que gritar "Xô, CPMF!", tão alto e tão forte que Brasília seja obrigada a ouvir e que os demais parlamentares possam se conscientizar do seu dever e votar contra a manutenção deste imposto." - Eduardo Sciarra, deputado federal (DEM-PR).

[email protected]

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)