Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS comenta 'Exemplo de fora'


Dia Mundial da Oração Pela Paz

Oh! Deus de infinita misericórdia e bondade, hoje rezamo-Vos com o coração agradecido nesta terra que outrora foi pisada por São Paulo.

Às nações ele proclamou a verdade, de que Deus vive em Cristo, fazendo o mundo reconciliar-se com Ele (cf. 2 Cor 5, 19).Que a vossa voz ressoe no coração de todos os homens e mulheres, enquanto os convidais a seguir o caminho da reconciliação e da paz e a ser misericordiosos como Vós sois misericordioso.

Senhor, Vós dirigis palavras de paz ao vosso povo e a todos os que se convertem a Vós no seu coração (cf. Sl 85, 9). Rezamo-vos pelos povos do Médio Oriente. Ajudai-os a derrubar os muros da hostilidade e da divisão e a edificar juntos um mundo de justiça e de solidariedade. Senhor, Vós criais novos céus e uma nova terra (cf. Is 65, 17). A Vós confiamos os jovens destas regiões.

 

Aspirações

Nos seus corações eles aspiram a um futuro mais luminoso; revigorai a sua determinação em ser homens e mulheres pacificadores e arautos da nova esperança para os seus povos. Pai, Vós fazeis a justiça germinar na terra (cf. Is 45, 8). Rezamos pelos líderes civis desta região para que possam procurar satisfazer as justas aspirações dos seus povos e educar os jovens pelos caminhos da justiça e da paz. Inspirai-os a trabalhar com generosidade pelo bem comum, a respeitar a dignidade inalienável de cada pessoa e os direitos fundamentais que encontram a sua origem na imagem e semelhança do Criador, impressa em todos e em cada ser humano.

 

Pelas autoridades

Rezamos de maneira especial pelos responsáveis desta nobre terra brasileira. Concedei-lhes sabedoria, clarividência e perseverança; que eles nunca cedam ao desânimo na sua tarefa comprometedora de construir uma política fiel e duradoura a que todos aspiramos.

Orientai os seus passos na verdade e no amor. Que eles sejam um só, como Vós sois um, com o Filho e o Espírito Santo. Oxalá eles dêem testemunho da paz que ultrapassa toda a compreensão (cf. Fl 4, 7), e da luz que triunfa sobre a escuridão da hostilidade, do pecado e da morte.

Senhor do céu e da terra, Criador da única família humana, rezamos pelos seguidores de todas as religiões.

Que eles procurem a vossa vontade, na oração e na pureza do coração; oxalá eles vos adorem e louvem o vosso santo nome. Orientai-os a fim de que encontrem em Vós a fortaleza para ultrapassar o medo e a desconfiança, cresçam na amizade e vivam juntos em harmonia.

Pai misericordioso, que todos os crentes encontrem a coragem de perdoar uns aos outros, de tal forma que todas feridas possam ser curadas, e não constituam um pretexto para ulteriores sofrimentos no presente.

- Amém!

 

Exemplo de fora

Uma escritora holandesa lançou o livro Sinais de Fumaça (Rooksgnalen, no original), minuciosa história dos indígenas rondonianos. A jornalista Ineke Holtwijk passou para trás os nossos escritores, e saiu na frente com inédito estudo das nações patrícias, seus hábitos e costumes. O mérito da obra está em que com seu trabalho, a escriba holandesa veio - aqui, ao Brasil - contribuir para a preservação da nossa história, o que deveria ser feito por brasileiros. Taí um exemplo e uma dica para os pesquisadores - antropólogos, sociólogos e arqueólogos - patrícios.

- Ah! Ineke foi assessorada pelo (meu amigo) escritor Julio Olivar, de Vilhena.

 

Incompetência + preguiça

O presidente (provisório) do Senado Tião Viana foi questionado sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que manteve o direito de greve dos servidores, mas determinou que as paralisações do funcionalismo devem seguir as mesmas regras do setor privado. Exigiu, por exemplo, que se mantenha o funcionamento dos serviços básicos. Tião reconheceu que esse é mais um assunto em que faltou ao Parlamento legislar.

- Nós vivemos a verdadeira judicialização da política e penso que isso não é bom para as obrigações constitucionais, para as grandes responsabilidades que têm as instituições. Agora também não podemos culpar o STF. A responsabilidade tem que ser transferida ao Legislativo, porque não estamos legislando, cumprindo nossas obrigações devidamente.

- Se o presidente falou, está falado!

 

Parlamento omisso

Apesar de entender o comportamento do Judiciário em legislar onde o Parlamento é omisso, o presidente interino do Senado considerou contudo que, antes de tomadas decisões unilaterais, deveria haver um diálogo entre Legislativo, STF e TSE. Aconselhou que esse procedimento "seria melhor para as relações institucionais e republicanas".

- Faltou ao Congresso fazer o dever de Casa, presidente? - indagou-lhe um jornalista.

- Isso é uma critica merecida ao Legislativo e absolutamente correta, mas isso não é impedimento para que se construa um bom diálogo e a elevada consideração entre as instituições que formam o Estado republicano. Se caminharmos para o desequilíbrio institucional, isso não é bom para a democracia. Acho que cada um deve fazer bem a sua parte. A Justiça brasileira tem uma enorme dívida de julgamentos e o Poder Legislativo tem uma enorme dívida de legislação. Então nós temos, cada um, de cumprir bem a sua parte - afirmou Tião Viana.

- É isso, presidente! É um alerta para que (nós) os brasileiros escolham melhores representantes, competente, e... gente sem preguiça.

 

Para refletir

"O mais valioso de todos os talentos é aquele de nunca usar duas palavras quando uma basta." -  Thomas Jefferson

Fonte: roquevha@hotmail.com

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)