Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS comenta 'Exemplo de fora'


Dia Mundial da Oração Pela Paz

Oh! Deus de infinita misericórdia e bondade, hoje rezamo-Vos com o coração agradecido nesta terra que outrora foi pisada por São Paulo.

Às nações ele proclamou a verdade, de que Deus vive em Cristo, fazendo o mundo reconciliar-se com Ele (cf. 2 Cor 5, 19).Que a vossa voz ressoe no coração de todos os homens e mulheres, enquanto os convidais a seguir o caminho da reconciliação e da paz e a ser misericordiosos como Vós sois misericordioso.

Senhor, Vós dirigis palavras de paz ao vosso povo e a todos os que se convertem a Vós no seu coração (cf. Sl 85, 9). Rezamo-vos pelos povos do Médio Oriente. Ajudai-os a derrubar os muros da hostilidade e da divisão e a edificar juntos um mundo de justiça e de solidariedade. Senhor, Vós criais novos céus e uma nova terra (cf. Is 65, 17). A Vós confiamos os jovens destas regiões.

 

Aspirações

Nos seus corações eles aspiram a um futuro mais luminoso; revigorai a sua determinação em ser homens e mulheres pacificadores e arautos da nova esperança para os seus povos. Pai, Vós fazeis a justiça germinar na terra (cf. Is 45, 8). Rezamos pelos líderes civis desta região para que possam procurar satisfazer as justas aspirações dos seus povos e educar os jovens pelos caminhos da justiça e da paz. Inspirai-os a trabalhar com generosidade pelo bem comum, a respeitar a dignidade inalienável de cada pessoa e os direitos fundamentais que encontram a sua origem na imagem e semelhança do Criador, impressa em todos e em cada ser humano.

 

Pelas autoridades

Rezamos de maneira especial pelos responsáveis desta nobre terra brasileira. Concedei-lhes sabedoria, clarividência e perseverança; que eles nunca cedam ao desânimo na sua tarefa comprometedora de construir uma política fiel e duradoura a que todos aspiramos.

Orientai os seus passos na verdade e no amor. Que eles sejam um só, como Vós sois um, com o Filho e o Espírito Santo. Oxalá eles dêem testemunho da paz que ultrapassa toda a compreensão (cf. Fl 4, 7), e da luz que triunfa sobre a escuridão da hostilidade, do pecado e da morte.

Senhor do céu e da terra, Criador da única família humana, rezamos pelos seguidores de todas as religiões.

Que eles procurem a vossa vontade, na oração e na pureza do coração; oxalá eles vos adorem e louvem o vosso santo nome. Orientai-os a fim de que encontrem em Vós a fortaleza para ultrapassar o medo e a desconfiança, cresçam na amizade e vivam juntos em harmonia.

Pai misericordioso, que todos os crentes encontrem a coragem de perdoar uns aos outros, de tal forma que todas feridas possam ser curadas, e não constituam um pretexto para ulteriores sofrimentos no presente.

- Amém!

 

Exemplo de fora

Uma escritora holandesa lançou o livro Sinais de Fumaça (Rooksgnalen, no original), minuciosa história dos indígenas rondonianos. A jornalista Ineke Holtwijk passou para trás os nossos escritores, e saiu na frente com inédito estudo das nações patrícias, seus hábitos e costumes. O mérito da obra está em que com seu trabalho, a escriba holandesa veio - aqui, ao Brasil - contribuir para a preservação da nossa história, o que deveria ser feito por brasileiros. Taí um exemplo e uma dica para os pesquisadores - antropólogos, sociólogos e arqueólogos - patrícios.

- Ah! Ineke foi assessorada pelo (meu amigo) escritor Julio Olivar, de Vilhena.

 

Incompetência + preguiça

O presidente (provisório) do Senado Tião Viana foi questionado sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que manteve o direito de greve dos servidores, mas determinou que as paralisações do funcionalismo devem seguir as mesmas regras do setor privado. Exigiu, por exemplo, que se mantenha o funcionamento dos serviços básicos. Tião reconheceu que esse é mais um assunto em que faltou ao Parlamento legislar.

- Nós vivemos a verdadeira judicialização da política e penso que isso não é bom para as obrigações constitucionais, para as grandes responsabilidades que têm as instituições. Agora também não podemos culpar o STF. A responsabilidade tem que ser transferida ao Legislativo, porque não estamos legislando, cumprindo nossas obrigações devidamente.

- Se o presidente falou, está falado!

 

Parlamento omisso

Apesar de entender o comportamento do Judiciário em legislar onde o Parlamento é omisso, o presidente interino do Senado considerou contudo que, antes de tomadas decisões unilaterais, deveria haver um diálogo entre Legislativo, STF e TSE. Aconselhou que esse procedimento "seria melhor para as relações institucionais e republicanas".

- Faltou ao Congresso fazer o dever de Casa, presidente? - indagou-lhe um jornalista.

- Isso é uma critica merecida ao Legislativo e absolutamente correta, mas isso não é impedimento para que se construa um bom diálogo e a elevada consideração entre as instituições que formam o Estado republicano. Se caminharmos para o desequilíbrio institucional, isso não é bom para a democracia. Acho que cada um deve fazer bem a sua parte. A Justiça brasileira tem uma enorme dívida de julgamentos e o Poder Legislativo tem uma enorme dívida de legislação. Então nós temos, cada um, de cumprir bem a sua parte - afirmou Tião Viana.

- É isso, presidente! É um alerta para que (nós) os brasileiros escolham melhores representantes, competente, e... gente sem preguiça.

 

Para refletir

"O mais valioso de todos os talentos é aquele de nunca usar duas palavras quando uma basta." -  Thomas Jefferson

Fonte: [email protected]

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Em uma reconfiguração significativa do partido Republicanos, o empresário, médico psiquiatra, ex-deputado federal e ex-vice-governador de Rondônia,

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) celebrou a conclusão do projeto que dará início aos trabalhos de reforma e requalificação do Compl

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

A Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec) promove no próximo domingo (23) seu 3º Torneio de Pesca Esportiva. A competição

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)