Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRES: OAB contra corrupção


Dia Mundial da Televisão

 

Como fazer com que os reis fossem mais majestosos do que eram, assim como rainhas, princesas e mulheres serem mais bonitas? A fotografia fez com que a realidade fosse impressa com um tom maior de fidelidade. Os retoques, os ângulos, a luz influenciavam, e, ainda, influenciam no resultado final, assim como hoje contamos com a ajuda dos computadores que manipulam as fotos. O cinema deu vida aos quadros parados e ficamos mais próximos da reprodução da realidade.

 

Ilusões

Por outro lado, proporcionou-nos ilusões que se tornavam possíveis diante de nossos olhos, através de efeitos. Essas fantasias ficaram tão próximas de serem uma realidade que transformou o cinema numa indústria de ilusões. A televisão, também, herdou algumas características do cinema, mas, sua proximidade com o tempo presente, sua praticidade de estar dentro de um lar, deram possibilidades a tornar esse, o meio mais poderoso de transmissão de informações, idéias e ideais - só perdendo lugar para o tradicional rádio, que pode estar em qualquer lugarzinho, por mais distante ou de difícil acesso.

Não podemos dizer que a televisão não cumpre seu papel social. Cumpre, e, às vezes, mais eficiente que qualquer outro; mas, quando estão em jogo interesses políticos e comerciais, ela consegue modificar os fatos na opinião popular.

 

A invenção

A história da televisão começou nas mãos (e idéias) de matemáticos e físicos, pertencentes às ciências exatas que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância, e, foi com o invento de Alexander Bain, em 1842, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile) - atualmente,  conhecido como fax. Em 1817, o químico sueco Jakob Berzelius descobriu o selênio. Mas, só 56 anos depois, em 1873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o selênio possuía propriedade de transformar energia luminosa em energia elétrica. Através dela pôde formular a transmissão de imagens por meio de corrente elétrica. Em 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoelétrica. Em 1906, Arbwehnelt desenvolveu um sistema de televisão por raios catódicos, sendo que o mesmo ocorreria na Rússia por Boris Rosing.

 

Espelhos & raios

O sistema empregava a exploração mecânica de espelhos somada ao tubo de raios catódicos. Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através do sistema mecânico baseado no invento de Nipkow. Quatro anos depois, em 1924, Baird transmitiu contornos de objetos à distância, e, no ano seguinte, fisionomias de pessoas. Já, em 1926, Baird fez a primeira demonstração no Royal Institution, em Londres, para a comunidade científica, e, logo após, assinou contrato com a BBC para transmissões experimentais.

 

Mecânico

O padrão de definição possuía 30 linhas e era mecânico. Nesse período, em 1923, o russo Wladimir Zworykin patenteou o iconoscópio, invento que utilizava tubos de raios catódicos. Em 1927, também Philo Farnsworth patenteou um sistema dissecador de imagens por raios catódicos, mas, com nível de resolução não-satisfatório. Zworykin foi convidado pela RCA a encabeçar a equipe que produziria o primeiro tubo de televisão, chamado orticon, que passou a ser produzido em escala industrial a partir de 1945.

 

1935... 1936... 928... 39

Em março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha, e em novembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor. Em 1936, Londres utiliza imagens com definição de 405 linhas e inaugura-se a estação regular da BBC. No ano seguinte, três câmeras eletrônicas transmitem a cerimônia da Coroação de Jorge VI, com cerca de cinqüenta mil telespectadores. Na Rússia, a televisão começa a funcionar em 1938, e, nos Estados Unidos, em 1939.

 

Chatô, nosso pioneiro

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi o único país da Europa a manter a televisão no ar. Paris voltou com as transmissões em outubro de 1944, Moscou em dezembro de 1945, e, a BBC, em junho de 1946, com a transmissão do desfile da vitória. Em 1950, a França possuía uma emissora com definição de 819 linhas, a Inglaterra com 405 linhas, os russos com 625 linhas e Estados Unidos e Japão com 525 linhas. Em setembro desse mesmo ano (1950), inaugura-se a TV Tupi de São Paulo, pertencente ao jornalista Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, com sistema baseado no norte-americano.

 

Em cores

As transmissões regulares em cores, nos Estados Unidos, começaram em 1954. Mas, já,  em 1929, Hebert Eugene Ives realizou, em Nova Iorque, as primeiras imagens coloridas com 50 linhas de definição por fio. Peter Goldmark aperfeiçoou o invento mecânico,  fazendo demonstrações com 343 linhas, em 1940. Vários sistemas foram criados, mas,  todos iam de encontro a uma forte barreira: se um sistema novo surgisse, o que fazer com os aparelhos antigos preto-e-branco, que já eram cerca de 10 milhões no início dos anos 50?

 

NTSC - RGB

Criou-se nos Estados Unidos um comitê especial para, no sentido literal, colocar cor no sistema preto-e-branco. Esse comitê recebeu o nome de National Television System Committee (ou National Television Standards Committee), cujas iniciais serviriam para dar nome ao novo sistema, NTSC. O sistema desenvolvido baseava-se em utilizar o padrão preto-e-branco, que trabalhava com níveis de luminância (Y) e acrescentaram a crominância (C), ou seja a cor.

O princípio de captar e receber as imagens em cores está na decomposição da luz branca, em três cores primárias, que são vermelho (R, de red), o verde (G, de green) e o azul (B, de blue). Numa proporção de níveis de 30% de R, 59% de G e 11% de B.

 

Inversão...  pixel... PAL...

Na recepção o processo é inverso, a imagem se compõe através da somatória das cores no pixel, ou seja, nos pontos da tela do televisor. Em 1967, entra em funcionamento, na Alemanha, uma variação do sistema norte-americano, resolvendo algumas debilidades desse sistema que recebeu o nome de Phase Alternation Line, dando as iniciais para o sistema PAL. Nesse mesmo ano, entrou na França o SECAM (Séquentielle Couleur à Mémoire), mas, não compatível com o sistema preto-e-branco francês.

 

Cores no Brasil

Em 1972, após a regulamentação do sistema PAL-M, no Brasil, surge, oficialmente, a primeira transmissão em cores no Brasil a partir de Caxias do Sul, na serra gaúcha, na inauguração da Festa da Uva, em 31 de março.

 

OAB contra corrupção

 

A Ordem dos Advogados do Brasil lançou a Campanha Nacional contra a Corrupção Eleitoral. Serão criados comitês da campanha em todos os estados para receber e acompanhar denúncias de irregularidades nas eleições municipais de 2008. O lema da campanha, lançada na segunda-feira, é “voto não tem preço, tem conseqüência”.

A iniciativa merece aplausos, e a participação de todos nós. Mas...

- A minha santa ingenuidade me permite perguntar aos doutores do Direito: “Os advogados defensores dos corruptos foram convidados para apoiar essa campanha?

 

Para refletir

“Liber inops servo divite felicior”. (Antes, pobre sossegado, que rico atrapalhado) - Provérbio latino

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)