Sexta-feira, 14 de dezembro de 2007 - 12h47
Foram empossados ontem (13) na sede do Conselho Nacional de Educação, em Brasília, os diretores que irão cuidar da implantação das escolas técnicas federais de Rondônia com sede em Porto Velho -, Acre, Distrito Federal, Amapá e Mato Grosso do Sul. Gestor por dois períodos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas(Cefet), o professor Raimundo Vicente Jimenez vai administrar a unidade rondoniense.
Queremos trabalhar para que em Rondônia se consolide uma rede de educação profissional que seja referência, que possa efetivamente contribuir para elevar o conhecimento e promover o desenvolvimento da região, disse Jimenez ao visitar o gabinete da senadora Fátima Cleide(PT-RO), acompanhado de José Carlos Nunes de Melo, designado para a administração da escola técnica federal do Acre.
O modelo destas escolas, voltadas para a capacitação técnica e tecnológica, existe há cem anos, segundo Jimenez. No entanto, há uma dívida muito grande da nação para com os Estados da Amazônia, o que felizmente está sendo reparado pelo atual governo, afirma o professor.
Com a decisão do presidente Lula de atender a região Norte, todos os Estados, agora, já contam com instituições federais de formação profissional. Em Rondônia, a rede da qual fala o professor Jimenez incluirá, além da escola agrotecnica federal existente em Colorado do Oeste, as unidades previstas para Vilhena, Ji-Paraná e Porto Velho, que integra a etapa atual do Plano de Expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica.
Jimenz conversou com a senadora Fátima Cleide(PT-RO), quando apresentou a proposta de reunir a bancada federal de Rondônia para expor o plano de expansão da rede, e solicitar apoio para que no processo de implantação e posterior manutenção estas unidades sejam dotadas de tudo que for necessário. Uma rede de qualidade, com possibilidade de ampliar oportunidades, fortalecida, é o que desejamos construir em Rondônia.
Segundo a senadora Fátima, que atua desde 2004 para Porto Velho sediar a escola técnica, já estão disponíveis pouco mais de R$ 3 milhões para a construção do prédio. Em novembro ela esteve com o secretário de Educação Tecnológica, Eliezer Pacheco, para pedir celeridade na implantação.
Entretanto, se não for possível licitar a obra no prazo que gostaríamos, os cursos poderão ser iniciados em outra estrutura. Tenho conversado com o MEC, com o prefeito e parceiros para tratar disso, disse Fátima.
Cada escola prevista no plano do governo federal terá, em média, 1,2 mil estudantes e, no mínimo, cinco cursos técnicos integrados ao ensino médio. A proposta é a construção de 150 escolas técnicas em todo o país. A meta é chegar a 2010 com 354 instituições de formação profissionalizante hoje, são 177 escolas.
Fonte: Mara Paraguassu
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)