Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Gespublica no Tribunal de Contas de Rondônia


Lúcio Albuquerque

A busca da melhora da qualidade da prestação do serviço que é seu objetivo, visando o bom relacionamento com a sociedade. Este foi o motivo que fez o Tribunal de Contas do Estado aderir ao Programa Gespublica, disse nesta segunda-feira o presidente do TCE-RO conselheiro Euler Potyguara, ao abrir a reunião em que o coordenador-geral do programa Pedro Lino Gonçalves de Oliveira demonstrou a importância do Gespublica como forma de melhor atendimento às finalidades da instituição.

"O Gespublica é um conjunto de ferramentas com que o poder público busca alcançar metas e se colocar sempre a serviço da sociedade, atendendo ao cidadão-usuário, daí nosso interesse de que o Tribunal de Contas participe e se insira efetivamente nessa proposta cujos resultados finais são fundamentais para atender ao que temos responsabilidade", frisou o presidente do TCE.

Na palestra o coordenador Pedro Lino destacou que a partir de 1990 iniciou-se um novo conceito de gestão pública, agora dentro do aspecto gerencial que exige ações como planejamento, execução, controle e melhoria do processo administrativo, lembrando a importância do investimento no capital humano, na ampliação da comunicação interna e externa, na redução de gastos e de burocracia.

Ele elencou mudanças contínuas no setor, "em 1999 iniciou-se o processo de preocupação ao atendimento do cidadão, no ano seguinte a desburocratização, em 2003 foi a etapa da avaliação continuada da gestão e em 2005 a busca de simplificação de procedimentos".

O coordenador estadual do Gespublica não esconde: é difícil mudar conceitos, mas também destacou que, havendo interesse e participação, isso pode ser alcançado. E que o processo é "contínuo de avaliação e validação sempre se buscando reduzir erros e corrigir questões pendentes". O TCE vai dar continuidade à aplicação do programa Gespublica com um grupo interno.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de T

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)