Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Geração PCD valoriza e inclui portadores de deficiências no mercado de trabalho



Reduzir as desigualdades sociais e proporcionar a superação das pessoas com deficiências. Com esse propósito, o projeto Geração PCD, desenvolvido pela construtora Camargo Corrêa com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RO) e apoio do Instituto Camargo Corrêa, acaba de formar mais uma turma do curso de auxiliar administrativo de pessoal.

Portadores de deficiência auditiva e física, os formandos são jovens moradores da região, em busca do primeiro emprego ou com experiência profissional limitada. “Apesar da pouca idade, a maioria já trabalhava em outras empresas, mas em funções Gente de Opiniãoauxiliares. São pessoas com um grande potencial produtivo, mas que ainda não haviam tido a oportunidade de fazer um curso de capacitação, devido a restrição auditiva”, informa o instrutor e intérprete do Senai-RO, Willian Cesar Sestito Ribeiro.

Para suprimir essa limitação, o curso de auxiliar administrativo de pessoal oferecido via Geração PCD é todo ministrado na Língua Brasileira de Sinais (Libras), possibilitando que as pessoas com deficiências tenham as mesmas chances de aprendizagem das demais.

A portadora de deficiência auditiva Rutenéia Valente Ribeiro, 20 anos, que se prepara para o primeiro emprego, agora se sente preparada e motivada para ingressar no mercado de trabalho. Ela conta que concluiu o Ensino Médio em uma escola que previa a inclusão dos portadores de deficiência no ensino regular, mas como os professores não estavam preparados para trabalhar com as necessidades especiais, se sentiu prejudicada. “Eu me esforçava, mas não conseguia acompanhar os outros alunos, porque os professores não podiam dar a atenção que eu precisava para aprender. Isso me desmotivou bastante”, diz a formanda, destacando que a integração entre os deficientes auditivos, proporcionada pelo Geração PCD, é muito importante para o aprendizado. “Nesse curso eu consegui aprender, porque tudo foi explicado na língua de sinais”, ressalta.

O formando Danilo Ramos da Rocha, 19 anos, já trabalha como auxiliar de contas médicas em uma administradora, mas sentia necessidade de fazer um curso que lhe oportunizasse aprender mais sobre as rotinas administrativas. “Quase não há oportunidades de cursos para quem tem deficiência auditiva, como a gente. Há muito tempo eu estava esperando por um curso assim. Acredito que agora a minha vida vai mudar pra melhor, porque, com tudo que aprendi, vou poder fazer muita coisa”, cita Danilo.

O gerente administrativo, Fidelis Diniz, responsável pelo Geração PCD, explica que o projeto faz parte do Geração Sustentável, que, além de oferecer oportunidade de emprego, através da capacitação profissional, visa contribuir com a sustentabilidade da região, ao possibilitar a melhoria da renda da população e combater a pobreza, por meio da empregabilidade. Além disso, oportuniza a inclusão social e combate a vulnerabilidade dos portadores de deficiência. “Todas as pessoas que concluíram o curso foram convidadas a trabalhar na Camargo Corrêa, mas isso não foi um requisito para participar da formação. Agora, ao final da capacitação, eles decidem se desejam ou não ingressar na empresa”, salienta Fidelis.

Fonte: Giceli Soupinski
 

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)