Quinta-feira, 25 de março de 2010 - 16h42
Rondônia é sem dúvida, um estado em franco desenvolvimento. Dados técnicos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam crescimentos consideráveis na geração de empregos em diversos setores do estado em comparação aos demais da região Norte do país. Para se ter uma idéia, em fevereiro de 2010 foram gerados 2.282 empregos celetistas, equivalente à expansão de 1,12% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada no mês anterior.
Em termos absolutos e relativos, esse desempenho é o melhor de toda a série histórica do CAGED para o período. Tal desempenho deveu-se ao crescimento do emprego principalmente na construção civil, indústria de transformação e nos serviços.
Ainda de acordo com CAGED, nos dois primeiros meses do corrente ano, houve acréscimo, constituindo, em termos absolutos e relativos, o melhor desempenho de toda a série histórica do cadastro e o segundo melhor desempenho da região Norte, sendo superado apenas pelo estado do Pará.
Em Rondônia, com os investimentos feitos pelo governo estadual no setor agrícola, através de programas como o Promec, Propeixe, distribuição de calcário, entre outros; a instalação de indústrias por intermédio do incentivo fiscal, que possibilitou a geração de emprego e renda; na construção civil, através do Centro Político Administrativo (CPA), Teatro Estadual, hospital Regional de Cacoal, além das construções das usinas no setor privado, o estado se desenvolve tanto econômica quanto socialmente.
Segundo Marco Antônio Petisco, titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social – SEDES, o crescimento foi possível graças a esse trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, que tem buscado mecanismos para que o progresso aconteça em Rondônia apesar da crise que atingiu toda a nação em 2009. “A geração de emprego não é apenas na capital, apesar de concentrar a maior parte, mas outros municípios do estado também registraram aumento. São postos de trabalhos gerados na construção civil, nas indústrias, nas agroindústrias, na agropecuária e demais setores. Isso significa que realmente trabalhamos para atender os quatro cantos do estado”, declarou o secretário.
Na contagem geral dos últimos 12 meses, o estado de Rondônia foi responsável pela maior geração de empregos da região Norte, ao apresentar crescimento de 15,13% no nível de emprego totalizando 27.099 postos de trabalho, ultrapassando o Pará com que registrou 19.279 postos. Esse resultado, em termos relativos, foi o melhor para o período tanto na região Norte quanto no país.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)