Sábado, 26 de maio de 2012 - 10h15
A prefeitura de Porto Velho inicia já no próximo mês de junho, os testes com o sistema de geoprocessamento que está sendo instalado na secretaria municipal de Planejamento e Gestão (Sempla), o PortoGeo. A confirmação foi feita ontem, sexta-feira (25), pelo secretário da Sempla, Bóris Alexandre. E apartir de julho, o sistema estará disponível para o acesso da população também.
O sistema consiste no processamento informatizado de dados, por meio de uma referência geográfica, formatada a partir de fotos aéreas e frontais de todos os imóveis e terrenos de Porto Velho.
Aliado ao sistema será criado o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), onde serão levantadas informações da realidade atual da população em diversas áreas, como educação, saúde, desenvolvimento social, economia, dentre outras, através de um relatório socioeconômico.
O processo se dá por meio de um programa de computador que coleta, armazena e trata as informações espaciais ou georreferenciadas, para serem utilizadas em sistemas específicos a cada aplicação que, de alguma forma utiliza o espaço físico geográfico. “O geoprocessamento nada mais é do que o uso automatizado de informação que de alguma forma está vinculada a um determinado lugar no espaço, seja por meio de um simples endereço ou por coordenadas. A utilização destes sistemas produz informações que permitem tomar decisões para colocar em pratica ações. Estes sistemas se aplicam a qualquer tema que manipule dados ou informações vinculadas a um determinado lugar no espaço, e que seus elementos possam ser representados em um mapa, como casas, escolas ou hospitais. Nessa primeira etapa, o sistema será alimentado com os dados que a prefeitura já dispõe como o cadastro de imóveis”, explicou o secretário.
Acesso fácil
O coordenador do PortoGeo, João Carlos Amaral, adiantou que na fase em que o sistema estiver disponibilizado à população, qualquer cidadão, além de obter informações, poderá também contribuir com a administração indicando situações que necessitem da atuação do poder municipal.“Ele poderá utilizar o sistema, por exemplo, para fazer consultas prévias sobre alvará, localização de imóveis, saber qual empreendimento poderá instalar em uma região específica da cidade e baixar mapas. Para essas consultas ele não necessitará fazer senha. Agora, para o outro serviço que ficará disponível, o da notificação, ele precisará fazer um cadastro on line”, disse.
Cidadão Notifica
Pelo “Cidadão Notifica”, o munícipe poderá indicar à prefeitura os terrenos baldios, as ruas que necessitam de manutenção, se há a necessidade de troca de luminárias queimadas ou quebradas em determinada rua ou trecho de bairros, entre outros, auxiliando também o gestor público.
Outra vantagem do sistema é funcionar como ferramenta de gestão para auxiliar na tomada de decisão de políticas públicas. “Outro exemplo, se o município quer construir uma escola, por meio das informações geoprocessadas o prefeito tem como saber qual a região da cidade mais carente deste tipo de equipamento público. As variáveis podem ser: distância mínima de outras escolas, faixa de renda da população, número de habitantes na faixa etária dos, dentre outros. O mesmo vale para a construção de um posto de saúde”, informou o secretário.
Fonte: Joel Elias
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).