Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

General Augusto assume Comando Militar da Amazônia


General que comandou missão no Haiti assume hoje Comando Militar da Amazônia
Amanda Mota
Agência Brasil

Manaus - Depois de 18 meses na direção do Comando Militar da Amazônia (CMA), o general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho se despede do comando máximo do Exército na área. A cerimônia de passagem do comando do CMA, para o general-de-Exército Augusto Heleno Pereira, está marcada para hoje (14), às 17 horas, horário local (18 horas pelo horário de Brasília), na sede da instituição, em Manaus.
Entre os participantes, estará o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que já confirmou sua vinda à capital amazonense para acompanhar a cerimônia. Além de Jobim, o evento deve reunir outras autoridades, como o prefeito de Manaus, Serafim Correa, e o governador do Amazonas, Eduardo Braga.
Augusto Heleno Pereira assumirá a responsabilidade de estar à frente do maior Comando Militar de Área do Brasil, em espaço geográfico. Trata-se também uma das regiões mais estratégicas do país, em termos econômicos e geopolíticos.
Como coronel, o novo comandante do CMA foi adjunto da Casa Militar da Presidência da República e comandou, por um ano e três meses, a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). Antes de ser nomeado comandante do CMA, Augusto Heleno desempenhava a função de chefe do gabinete do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.
O Comando Militar da Amazônia existe desde 1956 e atualmente inclui organizações militares diversas. Sua atuação engloba os estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Acre, além do norte do Tocantins.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)