Sábado, 15 de setembro de 2007 - 17h41
General que comandou missão no Haiti assume hoje Comando Militar da Amazônia
Amanda Mota
Agência Brasil
Manaus - Depois de 18 meses na direção do Comando Militar da Amazônia (CMA), o general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho se despede do comando máximo do Exército na área. A cerimônia de passagem do comando do CMA, para o general-de-Exército Augusto Heleno Pereira, está marcada para hoje (14), às 17 horas, horário local (18 horas pelo horário de Brasília), na sede da instituição, em Manaus.
Entre os participantes, estará o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que já confirmou sua vinda à capital amazonense para acompanhar a cerimônia. Além de Jobim, o evento deve reunir outras autoridades, como o prefeito de Manaus, Serafim Correa, e o governador do Amazonas, Eduardo Braga.
Augusto Heleno Pereira assumirá a responsabilidade de estar à frente do maior Comando Militar de Área do Brasil, em espaço geográfico. Trata-se também uma das regiões mais estratégicas do país, em termos econômicos e geopolíticos.
Como coronel, o novo comandante do CMA foi adjunto da Casa Militar da Presidência da República e comandou, por um ano e três meses, a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). Antes de ser nomeado comandante do CMA, Augusto Heleno desempenhava a função de chefe do gabinete do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.
O Comando Militar da Amazônia existe desde 1956 e atualmente inclui organizações militares diversas. Sua atuação engloba os estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Acre, além do norte do Tocantins.
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)