Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GARÇON: Retomada da duplicação da BR-364 em agosto


Brasília- Se tudo correr como o programado, as obras de duplicação da BR-364, sentido Candeias/Unir, poderão ser reiniciadas no começo do próximo mês de agosto. A informação é do deputado federal Lindomar Garçon (PV-RO), que esteve em Brasília tratando do assunto com técnicos do DNIT. De acordo com o parlamentar, na próxima quinta-feira, 2 de agosto, haverá uma reunião no DNIT com engenheiros e técnicos da Camter, empresa responsável pela obra, que vai assinar um acordo para o reinício das obras.
Através de uma ação do deputado Garçon, os ministros do TCU aceitaram os argumentos de que a paralisação das obras de duplicação da BR-364 estava causando danos irreversíveis ao patrimônio, muito maior que o dano do superfaturamento, objeto do embargo.
Como medidas preventivas e punitivas, os ministros condicionaram o reinício das obras à redução do pagamento à empreiteira que, no final da obra, caso seja comprovada o superfaturamento, haverá um decréscimo de 22% no valor a ser pago a empresa Camter, responsável pela duplicação da rodovia. É este acordo que será assinado na próxima quinta-feira, em Brasília, do qual o deputado federal Lindomar Garçon será a principal testemunha e avalista.

Ponte em Itapoã
Na semana passada, o deputado federal Lindomar Garçon comandou uma reunião entre representantes da sociedade, vereadores e associações de moradores do município de Itapoã do Oeste, para tratar de um problema que aflige a comunidade há anos. Depois de mais de seis anos sem solução, o deputado federal Lindomar Garçon (PV-RO), conseguiu através da Eletronorte, resolver o problema de centenas de moradores que residem numa comunidade conhecida como B-40, que são obrigados a atravessar o rio Jamari por uma balsa. Na ocasião do alagamento da região, foi prometida a construção de uma ponte que teve seu início nas foi paralisada. Lindomar Garçon recebeu da comunidade um apelo para que ele intercedesse em Brasília junto a Eletronorte para agilizar a construção da ponte, cuja cabeceira desmoronou há anos. Os moradores reclamaram dos serviços prestados pela balsa, que em caso de emergência como acidentes, doenças e gravidez, nem sempre está à disposição dos usuários, além do que só funciona até a meia noite. Agricultores e pecuaristas da região sentem dificuldades de escoar ou vender a produção, devido à cobrança de pedágio pelo proprietário da balsa, o que reduz o preço dos produtos oferecidos.   Depois de reunir-se com técnicos da Eletronorte em Brasília no mês passado, ficou acertado que a partir de setembro, o local será servido por mais uma balsa, que funcionará 24 horas e com isenção de pagamentos de pedágio para agricultores, leiteiros e cerealistas.
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)