Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GARÇON: Ponte sobre o Rio Madeira só será construída se houver união de todos



O deputado Federal Lindomar Garçon-PV, pretende  organizar um grande movimento para agilizar a construção da Ponte sobre o Rio Madeira.

O objetivo do deputado é arregimentar senadores, deputados federais, estaduais, vereadores, prefeitos, governador, representantes de classes empresarial , industrial e sindical, para juntos elaborar uma frente de mobilização pela construção da Ponte.

Segundo o parlamentar o ministro André Luís de Carvalho do Tribunal de Contas da União-TCU determinou a suspensão cautelar da concorrência pública relativa ao Edital nº 395/2008-00 do Dnit, referente à contratação de empresas para execução de serviços necessários à realização das obras para construção de ponte sobre o Rio Madeira, no município de Porto Velho, na Rodovia BR-319/RO, orçados em R$ 181.820.540,00.( Cento e oitenta e um milhões, oitocentos e 20 mil e quinhentos e quarenta reais). A ponte tem 175 metros de extensão e12 metros de largura.

O processo originou-se de representação formulada pela Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União – Secob, em razão da existência de dois orçamentos distintos no processo de licitação, um relativo ao projeto executivo e outro apresentado junto com o edital, com datas bases diferentes e com valores e estruturas incompatíveis entre si.

Segundo o deputado Lindomar Garçon, o Tribunal de Contas solicitou ao DNIT para que antes de abrir o processo de licitação que seja feito uma revisão nos valores apresentados.

Entre vários pontos enumerados pelo TCU, o órgão sugere que o DNIT observe os custos  de uma ponte que está sendo construída no Nordeste, Forte-Redinha, que segundo o Tribunal de Contas tem as mesmas especificações e que estão sendo utilizados recursos inferiores aos que estão sendo propostos para a ponte do Rio Madeira.

Por sua vez o DNIT nacional apresenta números divergentes do Tribunal de Contas da União.

Segundo Garçon, o DNIT até reconhece que a ponte que está sendo construída em Redinha pode ter valores inferiores ao da  ponte do Rio Madeira, mas no entanto desconsidera o fato da ponte de Redinha está sendo construída sobre as águas sem grande pressão diferente das águas do Rio Madeira.

A direção do DNIT ainda argumenta que enquanto os rios normais tem um curso de meio metro de água por segundo, o Rio Madeira apresenta o registro  de 3 metros de água por segundo, e de acordo com avaliação do DNIT isso tem influência sobre os valores da obra devido os equipamentos que serão utilizados para conter da força da água, que deverão ser reforçados.

Até mesmo as perfurações dos pilares no Rio Madeira podem ultrapassar os 45 metros de profundidade, já que  o rio possui 10 metros de lâmina de água.

Pelo que pude constatar, a solução para o impasse está na união de toda sociedade rondoniense, no sentido de ajudar o TCU nas informações e colaborar com o DNIT nesta análise sobre os valores e as condições físicas que serão utilizadas para a construção da ponte,afirma o deputado.

Se lutarmos juntos certamente que iremos quebrar as pressões negativas que estão impedindo a construção desta obra.

Esta ponte não poderá continuar sendo apenas mais um sonho. Vamos transformá-lo em realidade em breve, garante o deputado Garçon

Precisamos neste momento ampliar a discussão, assim como fizemos  quando da paralisação das obras de duplicação da BR-364 no trecho entre Candeias do Jamari e  Universidade Federal de Rondônia-UNIR.

Nesta questão todos se uniram, TCU, DNIT, político e a sociedade civil organizada e a obra foi reiniciada e agora em 30 dias será inaugurada, resume o parlamentar.

Segundo Garçon, chegou a hora. Não dá mais para ficarmos apenas assistindo. Vamos reagir e lutar pela construção desta ponte. Sabemos que existe muita pressão para que esta obra não se realize, mas acredito que somente através da união de forças poderemos reverter esta situação e construir a ponte.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (30).

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 traz ótimas notícias sobre os progressos na reconstrução d

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)