Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Garçon defende maior critério na fiscalizaçãodo setor madeireiro de Rondônia



Em recente audiência com o presidente doInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Dr. Roberto Messias Franco,  o deputado federal Lindomar Garçon-PV-RO,voltou a defender uma avaliação criteriosa na fiscalização  que está sendo executada no setor madeireirodo estado.

Segundo Garçon, os empresários do setor queestão trabalhando de forma legal, inclusive com manejo florestal alegam  perseguição e tratamento não apropriado paraquem está agindo dentro da lei.

São empresários, que estão trabalhando para odesenvolvimento do estado e que portanto estão exigindo tratamento respeitoso porparte do Ibama, afirmou o parlamentar.

Garçon disse que por conta da generalização queestaria ocorrendo por parte do Ibama é que hoje vários caminhões com madeiras extraídasde forma legal estão sendo retidos na fiscalização. Segundo o parlamentar, umgrupo de madeireiros informou que os mesmo estão transportando madeira de acordocom a legislação vigente, através do  Documentode Origem Florestal (DOF), e que  mesmoassim suas cargas estão retidas

 O DOFé o novo sistema de controle do transporte de madeira, totalmenteinformatizado. Ele substituiu a Autorização para Transporte de ProdutosFlorestais (ATPF), uma guia impressa pela Casa da Moeda e preenchidamanualmente.

Garçon informou também ao presidente doIbama, que hoje em Rondônia a maioria do setor madeireiro está buscandoadequar-se ao plano de manejo e à licença operacional para trabalhar nalegalidade.

Os madeireiros não podem  ser classificados como um grupo detrabalhadores ou empresários ilegais. Os poucos que agiam na ilegalidade jáforam detectados e interrompidos suas atividades, afirma o deputado.

O deputado acrescentou também, que os empresáriosdo setor madeireiro, estão se conscientizando e se informando sobre as novastécnicas de Manejo Florestal para a colheita criteriosa de parte das árvoresgrandes, de tal maneira que as menores sejam protegidas para colheitas futuras.

Além disso, os benefícios econômicos domanejo superam os custos. Tais benefícios decorrem do aumento da produtividadedo trabalho e da redução dos desperdícios de madeira.

Ao final da audiência, o presidente do Ibama,Dr. Roberto Messias Franco, elogiou a iniciativa do deputado Lindomar Garçon emprocurar o Instituto para relatar a insatisfação dos empresários e secomprometeu em apurar as denúncias de possíveis abusos que estariam ocorrendo contrao setor madeireiro em Rondônia.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), juntamente com o secretário de obras Diego Lage e vereadores, dentre eles o vereado

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)