Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Garçon defende maior critério na fiscalizaçãodo setor madeireiro de Rondônia



Em recente audiência com o presidente doInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Dr. Roberto Messias Franco,  o deputado federal Lindomar Garçon-PV-RO,voltou a defender uma avaliação criteriosa na fiscalização  que está sendo executada no setor madeireirodo estado.

Segundo Garçon, os empresários do setor queestão trabalhando de forma legal, inclusive com manejo florestal alegam  perseguição e tratamento não apropriado paraquem está agindo dentro da lei.

São empresários, que estão trabalhando para odesenvolvimento do estado e que portanto estão exigindo tratamento respeitoso porparte do Ibama, afirmou o parlamentar.

Garçon disse que por conta da generalização queestaria ocorrendo por parte do Ibama é que hoje vários caminhões com madeiras extraídasde forma legal estão sendo retidos na fiscalização. Segundo o parlamentar, umgrupo de madeireiros informou que os mesmo estão transportando madeira de acordocom a legislação vigente, através do  Documentode Origem Florestal (DOF), e que  mesmoassim suas cargas estão retidas

 O DOFé o novo sistema de controle do transporte de madeira, totalmenteinformatizado. Ele substituiu a Autorização para Transporte de ProdutosFlorestais (ATPF), uma guia impressa pela Casa da Moeda e preenchidamanualmente.

Garçon informou também ao presidente doIbama, que hoje em Rondônia a maioria do setor madeireiro está buscandoadequar-se ao plano de manejo e à licença operacional para trabalhar nalegalidade.

Os madeireiros não podem  ser classificados como um grupo detrabalhadores ou empresários ilegais. Os poucos que agiam na ilegalidade jáforam detectados e interrompidos suas atividades, afirma o deputado.

O deputado acrescentou também, que os empresáriosdo setor madeireiro, estão se conscientizando e se informando sobre as novastécnicas de Manejo Florestal para a colheita criteriosa de parte das árvoresgrandes, de tal maneira que as menores sejam protegidas para colheitas futuras.

Além disso, os benefícios econômicos domanejo superam os custos. Tais benefícios decorrem do aumento da produtividadedo trabalho e da redução dos desperdícios de madeira.

Ao final da audiência, o presidente do Ibama,Dr. Roberto Messias Franco, elogiou a iniciativa do deputado Lindomar Garçon emprocurar o Instituto para relatar a insatisfação dos empresários e secomprometeu em apurar as denúncias de possíveis abusos que estariam ocorrendo contrao setor madeireiro em Rondônia.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

O deputado Adelino Follador (DEM) recebeu com alegria o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), sobre o asfaltamento da BR-319,

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Ao longo de 36 anos, a promulgação da Constituição Estadual de Rondônia foi lembrada de forma trivial pelos Poderes, mas no ano de 2019 a data de 6