Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Garçon defende maior critério na fiscalizaçãodo setor madeireiro de Rondônia



Em recente audiência com o presidente doInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Dr. Roberto Messias Franco,  o deputado federal Lindomar Garçon-PV-RO,voltou a defender uma avaliação criteriosa na fiscalização  que está sendo executada no setor madeireirodo estado.

Segundo Garçon, os empresários do setor queestão trabalhando de forma legal, inclusive com manejo florestal alegam  perseguição e tratamento não apropriado paraquem está agindo dentro da lei.

São empresários, que estão trabalhando para odesenvolvimento do estado e que portanto estão exigindo tratamento respeitoso porparte do Ibama, afirmou o parlamentar.

Garçon disse que por conta da generalização queestaria ocorrendo por parte do Ibama é que hoje vários caminhões com madeiras extraídasde forma legal estão sendo retidos na fiscalização. Segundo o parlamentar, umgrupo de madeireiros informou que os mesmo estão transportando madeira de acordocom a legislação vigente, através do  Documentode Origem Florestal (DOF), e que  mesmoassim suas cargas estão retidas

 O DOFé o novo sistema de controle do transporte de madeira, totalmenteinformatizado. Ele substituiu a Autorização para Transporte de ProdutosFlorestais (ATPF), uma guia impressa pela Casa da Moeda e preenchidamanualmente.

Garçon informou também ao presidente doIbama, que hoje em Rondônia a maioria do setor madeireiro está buscandoadequar-se ao plano de manejo e à licença operacional para trabalhar nalegalidade.

Os madeireiros não podem  ser classificados como um grupo detrabalhadores ou empresários ilegais. Os poucos que agiam na ilegalidade jáforam detectados e interrompidos suas atividades, afirma o deputado.

O deputado acrescentou também, que os empresáriosdo setor madeireiro, estão se conscientizando e se informando sobre as novastécnicas de Manejo Florestal para a colheita criteriosa de parte das árvoresgrandes, de tal maneira que as menores sejam protegidas para colheitas futuras.

Além disso, os benefícios econômicos domanejo superam os custos. Tais benefícios decorrem do aumento da produtividadedo trabalho e da redução dos desperdícios de madeira.

Ao final da audiência, o presidente do Ibama,Dr. Roberto Messias Franco, elogiou a iniciativa do deputado Lindomar Garçon emprocurar o Instituto para relatar a insatisfação dos empresários e secomprometeu em apurar as denúncias de possíveis abusos que estariam ocorrendo contrao setor madeireiro em Rondônia.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PP) anunciou que a Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim será contemplada com uma reforma completa, com

Com o compromisso de reduzir a carga tributária, Eduardo Girão recebe apoio popular e de lideranças nacionais em pré-candidatura ao Governo no Cariri

Com o compromisso de reduzir a carga tributária, Eduardo Girão recebe apoio popular e de lideranças nacionais em pré-candidatura ao Governo no Cariri

Cercado por apoiadores de diversos municípios da região do Cariri, lideranças políticas estaduais e nacionais, o senador Eduardo Girão lançou na man

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Em um ano que será marcado pela escolha dos novos governantes nas esferas estaduais e federal, o Partido NOVO já começa a movimentar o cenário local

Gente de Opinião Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)