Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Garçon defende maior critério na fiscalizaçãodo setor madeireiro de Rondônia



Em recente audiência com o presidente doInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Dr. Roberto Messias Franco,  o deputado federal Lindomar Garçon-PV-RO,voltou a defender uma avaliação criteriosa na fiscalização  que está sendo executada no setor madeireirodo estado.

Segundo Garçon, os empresários do setor queestão trabalhando de forma legal, inclusive com manejo florestal alegam  perseguição e tratamento não apropriado paraquem está agindo dentro da lei.

São empresários, que estão trabalhando para odesenvolvimento do estado e que portanto estão exigindo tratamento respeitoso porparte do Ibama, afirmou o parlamentar.

Garçon disse que por conta da generalização queestaria ocorrendo por parte do Ibama é que hoje vários caminhões com madeiras extraídasde forma legal estão sendo retidos na fiscalização. Segundo o parlamentar, umgrupo de madeireiros informou que os mesmo estão transportando madeira de acordocom a legislação vigente, através do  Documentode Origem Florestal (DOF), e que  mesmoassim suas cargas estão retidas

 O DOFé o novo sistema de controle do transporte de madeira, totalmenteinformatizado. Ele substituiu a Autorização para Transporte de ProdutosFlorestais (ATPF), uma guia impressa pela Casa da Moeda e preenchidamanualmente.

Garçon informou também ao presidente doIbama, que hoje em Rondônia a maioria do setor madeireiro está buscandoadequar-se ao plano de manejo e à licença operacional para trabalhar nalegalidade.

Os madeireiros não podem  ser classificados como um grupo detrabalhadores ou empresários ilegais. Os poucos que agiam na ilegalidade jáforam detectados e interrompidos suas atividades, afirma o deputado.

O deputado acrescentou também, que os empresáriosdo setor madeireiro, estão se conscientizando e se informando sobre as novastécnicas de Manejo Florestal para a colheita criteriosa de parte das árvoresgrandes, de tal maneira que as menores sejam protegidas para colheitas futuras.

Além disso, os benefícios econômicos domanejo superam os custos. Tais benefícios decorrem do aumento da produtividadedo trabalho e da redução dos desperdícios de madeira.

Ao final da audiência, o presidente do Ibama,Dr. Roberto Messias Franco, elogiou a iniciativa do deputado Lindomar Garçon emprocurar o Instituto para relatar a insatisfação dos empresários e secomprometeu em apurar as denúncias de possíveis abusos que estariam ocorrendo contrao setor madeireiro em Rondônia.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)