Sexta-feira, 17 de outubro de 2008 - 16h55
Em recente audiência com o presidente doInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Dr. Roberto Messias Franco, o deputado federal Lindomar Garçon-PV-RO,voltou a defender uma avaliação criteriosa na fiscalização que está sendo executada no setor madeireirodo estado.
Segundo Garçon, os empresários do setor queestão trabalhando de forma legal, inclusive com manejo florestal alegam perseguição e tratamento não apropriado paraquem está agindo dentro da lei.
São empresários, que estão trabalhando para odesenvolvimento do estado e que portanto estão exigindo tratamento respeitoso porparte do Ibama, afirmou o parlamentar.
Garçon disse que por conta da generalização queestaria ocorrendo por parte do Ibama é que hoje vários caminhões com madeiras extraídasde forma legal estão sendo retidos na fiscalização. Segundo o parlamentar, umgrupo de madeireiros informou que os mesmo estão transportando madeira de acordocom a legislação vigente, através do Documentode Origem Florestal (DOF), e que mesmoassim suas cargas estão retidas
O DOFé o novo sistema de controle do transporte de madeira, totalmenteinformatizado. Ele substituiu a Autorização para Transporte de ProdutosFlorestais (ATPF), uma guia impressa pela Casa da Moeda e preenchidamanualmente.
Garçon informou também ao presidente doIbama, que hoje em Rondônia a maioria do setor madeireiro está buscandoadequar-se ao plano de manejo e à licença operacional para trabalhar nalegalidade.
Os madeireiros não podem ser classificados como um grupo detrabalhadores ou empresários ilegais. Os poucos que agiam na ilegalidade jáforam detectados e interrompidos suas atividades, afirma o deputado.
O deputado acrescentou também, que os empresáriosdo setor madeireiro, estão se conscientizando e se informando sobre as novastécnicas de Manejo Florestal para a colheita criteriosa de parte das árvoresgrandes, de tal maneira que as menores sejam protegidas para colheitas futuras.
Além disso, os benefícios econômicos domanejo superam os custos. Tais benefícios decorrem do aumento da produtividadedo trabalho e da redução dos desperdícios de madeira.
Ao final da audiência, o presidente do Ibama,Dr. Roberto Messias Franco, elogiou a iniciativa do deputado Lindomar Garçon emprocurar o Instituto para relatar a insatisfação dos empresários e secomprometeu em apurar as denúncias de possíveis abusos que estariam ocorrendo contrao setor madeireiro em Rondônia.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)