Quarta-feira, 20 de janeiro de 2010 - 16h42
O deputado Federal Lindomar Garçon, PV/RO, está acompanhando de perto todo o processo de liberação do edital de concorrência pública para a construção da ponte sobre o Rio Madeira.
Em dezembro de 2009, em audiência com o presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro, Ubiratan Aguiar, Garçon solicitou o cancelamento da ação que paralisou o processo de licitação das obras de construção da Ponte.
Na oportunidade, o presidente do TCU, garantiu ao deputado que iria encaminhar ao pleno do Tribunal, em caráter de urgência o antigo processo do DNIT que estava irregular, para a apreciação e votação e cancelamento do antigo edital.
E como havia nos confirmado, o ministro deu celeridade ao processo, e agora a liberação do edital é uma realidade, afirma o deputado.
Em audiência esta semana, com o coordenador geral de Estrutura de Projetos do DNIT, Eduardo Calheiros, Garçon obteve a confirmação da liberação do edital para o dia 26 deste mês de janeiro.
Esta é sem dúvida mais um importante avanço neste processo de construção desta importante ponte sobre o Rio Madeira, afirma o parlamentar.
O deputado acrescenta que a maior dificuldade na liberação do edital estava na adequação das planilhas e dos projetos técnicos, entre o DNIT e o TCU, o que segundo ele, agora este problema está resolvido.
Para o deputado Lindomar Garçon, a construção da ponte será um marco no desenvolvimento do Estado de Rondônia, beneficiando, empresários, à população e agropecuaristas, que terão novas opções de escoamento da produção agro-industrial. A rodovia faz ligação com a BR-364 em direção aos principais portos e centros comerciais do sul e do sudeste do país. Mais ao norte, a BR-319 encontra a BR-174 no Amazonas, o que criará acesso a países como Venezuela e Guiana.
Em Rondônia, o deputado foi um dos primeiros parlamentares a coordenar uma audiência Pública para discutir com representantes do DNIT, TCU e autoridades estaduais, alternativas de viabilidade para liberação da construção da ponte.
O valor da obra após feitas as adequações técnicas ficou orçada em R$ 210 milhões e 897 mil reais.
A ponte sobre o rio Madeira terá 987 metros de extensão por 12 metros de largura, armada com vigas pré-moldadas, em duas pistas de 4,7m de largura cada. A ponte vai ter uma ciclovia de 1,6m, sinalização náutica e iluminação em toda sua extensão. O projeto ainda prevê um mecanismo para a passagem de energia elétrica para o outro lado do rio
Sobre a ponte do Abunã, Garçon esclarece que o processo ainda está em fase das audiências públicas, mas ele garante que também está atento acompanhando todo o trâmite legal.
Fonte: Ascom
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