Terça-feira, 14 de outubro de 2008 - 13h13
O deputado federal Lindomar Garçon-PV, sensibilizado com o sofrimento dos servidores contaminados pelo DDT, está se unindo a Frente Parlamentar da Câmara Federal, em defesa dos ex-guardas da Sucam e seus familiares contaminados pelo inseticida,na busca de soluções que possam reparar o mal causado pela exposição ao DDT.
Segundo o parlamentar, grande parte dos servidores da extinta Superintendência de Campanha de Saúde Pública - Sucam, atualmente lotados na Fundação Nacional de Saúde-Funasa, que realizaram o combate à dengue, à malária,à febre amarela e outras doenças em todo o Brasil, foram contaminados pelos Inseticidas DDT e Malathion em serviço.
Diversos pesquisadores comprovaram os efeitos nocivos do DDT e do Malathion.
Segundo especialistas, o DDT( Dcloro Difenil-Tricloroetano) acumula-se no organismo dos seres vivos, no caso do homem na glândula tireóide, fígado e rim. O que pode causar edema pulmonar, câncer, cirrose. Doenças cardiovasculares, distúrbios mentais,, tosse, rouquidão dentre outras doenças.
As manifestações maléficas podem demorar até 30 anos.
No Brasil o uso do DDT foi proibido no combate às endemias em 1992. Mas mesmo depois da proibição continuou a ser usado até que o estoque acabasse.
No vizinho estado do Acre, segundo pesquisa da Associação de ex-Guardas da Sucam, estima-se que existem mais de 300 contaminados. De Acordo com o cadastro da associação, 40 já morreram em conseqüência da contaminação e os outros se consideram na fila da morte.
Em Rondônia, de acordo com informações repassadas ao deputado Lindomar Garçon, pelo setor jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia-Sindsef, mais de 350 pessoas estão contaminadas pelo DDT. Mas de acordo com o escritório Fonseca, Assis e Reis, advogados associados, que acompanha as ações dos servidores, este número deverá aumentar, porque o Sindsef ainda não concluiu todo levantamento sobre quantos servidores foram expostos ao DDT..
É inadmissível que os servidores contaminados depois de 16 anos dos estoques da Funasa acabarem, ainda lutam por condições de tratamento e apoio do estado, lamenta o parlamentar.
Estamos empenhados nesta luta, e vamos em busca de soluções para estes servidores, dentre as quais a de possibilitar os exames imediatos para comprovar os níveis individuais de contaminação, e indenizações moral e financeira, afirma Garçon.
Fonte:Ascom
Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia
O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao
Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres
Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est
Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia
Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost
O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),