Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Galera Nativa previne violência em Jaci-Paraná


  

Lançado no início de junho deste ano, o Projeto Galera Nativa Jaci, da Prefeitura de Porto Velho, está em andamento e já colhe bons frutos, como a certificação de conclusão de cursos profissionalizantes para cerca de 200 pessoas, entre jovens e mulheres, segundo informação do titular da Coordenadoria Municipal da Juventude, Samuel Pessoa. Os formandos receberam nesta semana diplomas dos cursos de meta-reciclagem (montagem e manutenção de computadores), cabeleireiro e culinária (doces e salgados). O Projeto Galera Nativa é um esforço conjunto das secretarias municipais que estão voltadas para o atendimento direto da população para prevenir problemas decorrentes do rápido aumento populacional do distrito, que é alvo de um fluxo migratório provocado pela expectativa de emprego gerada pela construção da usina hidrelétrica de Jirau.

Samuel Pessoa explica que o projeto está focado principalmente nas crianças, na juventude e nas mulheres, que são os segmentos mais vulneráveis neste tipo de situação, e visa criar uma cultura de paz, com a prevenção de problemas como a gravidez não planejada de adolescentes e prevenção de  doenças sexualmente transmissíveis (DSTs/Aids) e o uso indevido de drogas, acesso a cursos profissionalizantes e encaminhamentos para o mercado de trabalho e atividades de cultura, esporte e lazer.

Uma das ações já em andamento é uma pesquisa domiciliar para a composição de um  diagnóstico sobre  a prevenção de gravidez na adolescência e o uso indiscriminado de drogas, que está sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde. A Secretaria está capacitando os agentes de saúde para detectar este tipo de situação. Além disso, uma série de palestras está alertando os pais de alunos sobre esta problemática nas três escolas do distrito. Está em fase de implementação o Programa Educacional de Resistência às Drogras (Proerd), promovido pela  Polícia Militar em parceria com a prefeitura.

No segundo semestre deste ano, a prefeitura vai reforçar o setor de saúde do distrito de Jaci-Paraná com a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e reforço do Programa de Saúde da Família. Também está prevista a implantação de um Centro de Referência Especializado da Assistência Social e a revisão e atualização do Programa Bolsa Família, além da implantação de um Conselho Tutelar.

O Galera Nativa inclui uma ampla programação cultural e esportiva, um incremento na oferta de cursos profissionalizantes e a promoção de palestras, oficinas e outras atividades de conscientização e divulgação de temas atinentes a violência doméstica contra mulheres, jovens e crianças e melhoria de qualidade de vida da comunidade.


Apoio

O Projeto Galera Nativa conta com a atuação dos seguintes órgãos municipais: Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), Fundação Cultural Iaripuna, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e Turismo (Semdestur), Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Coordenadoria Municipal de Juventude. O trabalho também conta com o apoio da Polícia Militar, conselhos de direito, Polícia Civil,  Juizado da Criança e do Adolescente, entidades não governamentais, Ministério Público Estadual, Universidade Federal de Rondônia e empresas.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)